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PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN Curso de Pedagodia 1º período Disciplina: Ciências da Natureza I Prof. Mauricio F. Magalhães.

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1 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN Curso de Pedagodia 1º período Disciplina: Ciências da Natureza I Prof. Mauricio F. Magalhães

2 OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL compreender a cidadania como participação social e política; posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer características fundamentais do Brasil; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;

3 OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades; conhecer e cuidar do próprio corpo; utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal; saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvêlos;

4 OBJETIVOS GERAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive; identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica; formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar; saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

5 OBJETIVOS GERAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações; valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento; compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva; compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

6 Conteúdos de Ciências Naturais no ensino fundamental 1º e 2º Ciclos: Eixos Temáticos Ambiente Ser Humano e Saúde Recursos Tecnológicos Temas Transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural Os conteúdos não serão apresentados em blocos de conteúdos, mas em blocos temáticos; Os blocos temáticos indicam perspectivas de abordagem e dão organização aos conteúdos sem se configurarem como padrão rígido; Possibilitam estabelecer diferentes seqüências internas aos ciclos; Permite fazer conexões entre conteúdos dos diferentes blocos, das demais áreas e dos temas transversais;

7 Referenciais 1º Trabalhar os conceitos da área de Ciências Naturais com diferentes abordagens, e relacioná- los às novas tecnologias; 2º Visão interdisciplinar: Os conceitos de energia, matéria, espaço, tempo, transformação, sistema, equilíbrio, variação, ciclo, fluxo, relação, interação e vida devem ser trabalhados em conjunto; 3º Utilizar explicações intuitivas,de senso comum, acerca da natureza e da tecnologia.

8 Bloco: Ambiente fontes e transformações de energia; radiação solar diferenciada conforme a latitude geográfica da região; Fotossíntese; respiração celular; Cadeia e teia alimentar; dinâmica terrestre (a ocorrência de vulcões); transformações de energia provocadas pelo homem; o conceito de relação dos seres vivos com os componentes abióticos do meio; as relações entre animais e luz, considerando-se suas adaptações morfofisiológicas aos hábitos de vida noturno ou diurno; as relações entre água e seres vivos; as relações entre solo e seres vivos; lixo e poluição as relações entre seres vivos entre si no espaço e no tempo, determinando a biodiversidade de ambientes naturais específicos.

9 Bloco: Ser humano e saúde A concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito; Os diferentes aparelhos e sistemas que o compõem devem ser percebidos em suas funções específicas para a manutenção do todo; Tanto quanto as relações entre aparelhos e sistemas, as interações com o meio respondem pela manutenção da integridade do corpo; A carência nutricional, afetiva e social, por exemplo, desenham o corpo humano, interferem na sua arquitetura e no seu funcionamento; O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter.; O estado de saúde ou de doença; Ciclos vitais: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Os tipos de alimentos que consumimos; Transformações do corpo e do comportamento nas diferentes fases da vida nascimento, infância, juventude, idade adulta e velhice; A sexualidade humana;

10 Blco: Recursos Tecnológicos Transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos; O conhecimento da história da humanidade, da pré-história aos dias atuais, nas diferentes culturas; Crescimento de problemas sociais graves, como a desnutrição e a mortalidade infantil; Estudos sobre matéria, energia, espaço, tempo; Processos de extração e cultivo de plantas em hortas, pomares e lavouras, de criação de animais em granjas, viveiros e pastagens, de extração e transformação industrial de metais, de extração de areia e outros materiais utilizados na construção civil; As relações entre os recursos tecnológicos e a saúde humana, entendida como bem- estar físico, psíquico e social; As aplicações tecnológicas no saneamento dos espaços urbanos e rurais, na conservação de alimentos, na medicina, no lazer e no trabalho; Técnicas desenvolvidas para conservação de alimentos; Ppreservação de energia e de água potável Risco da automedicação; Política e econômica de produção de equipamentos energeticamente perdulários, como automóveis de altapotência e geladeiras mal isoladas ou a propaganda de medicamentos e sua venda indiscriminada. Questões éticas; Construção da cidadania.


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