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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 24 (09/11/2009) Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea
Conteúdo: - Educação Liberal: a "Escola Nova";

4 Referência Bibliográfica:
GIORGI, Cristiano Di, Escola Nova. São Paulo: Ática, p BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, p

5 Educação Liberal: a "Escola Nova"

6 PEDAGOGIA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA
Décadas de 20 e 30 = várias discussões sobre educação e pedagogia; PEDAGOGIA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA Os liberais democráticos eram os simpatizantes da Escola Nova voltados à democratização e transformação da sociedade através da escola. “Reagiam ao academicismo e ao individualismo da educação tradicional, propondo a renovação das técnicas e a exigência da escola única (não dualista), obrigatória e gratuita” (Aranha, 2006);

7 Influência de John Dewey;
A Escola Nova ou Escolanovismo apresentou o caráter científico das novas técnicas, amparadas no conhecimento da Sociologia, Psicologia, Biologia e Pedagogia Moderna; Principais escolanovistas: Lourenço Filho (Ceará, 1923), Anísio Teixeira (Bahia, 1925), Francisco Campos e Mário Casassanta (Minas Gerais, 1927), Fernando de Azevedo (Distrito Federal, 1928) e Carneiro Leão (Pernambuco, 1928); Influência de John Dewey;

8 As idéias escolanovistas foram expandidas, mas nem sempre foi possível aplicá-las, ficando restritas a alguns locais; MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) = composto por 26 educadores, entre eles Fernando Azevedo e Anísio Teixeira. O documento defendia a escola obrigatória, pública e gratuita como dever do Estado a ser implantada em programa de âmbito nacional;

9 Em oposição aos escolanovistas estava a militância católica que acreditavam que a verdadeira educação deveria basear-se nos princípios cristãos. Lutavam pela instituição do ensino religioso nas escolas; Os escolanovistas foram derrubados na Constituição que instituiu o ensino religioso, embora facultativo.


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