A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Marcelo Valente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Marcelo Valente"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos Prof. Esp. Marcelo Valente

2 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos A Proposta... - A Pedagogia de Projetos, re-significa a pesquisa como princípio educativo e científico e reinterpreta o lugar do aluno como sujeito e o do professor como orientador da construção dos saberes. Prof. Esp. Marcelo Valente

3 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos Sua origem... - O método de projetos tornou-se conhecido no Brasil a partir do movimento escola nova. - Foi introduzido e disseminado por Anísio Teixeira e Lourenço Filho, com base em John Dewey e Willian Kilpatrick. Prof. Esp. Marcelo Valente

4 O que significa... Pedagogia de Projetos
- Professores e alunos envolvidos em Projetos de Pesquisa, que são desenvolvidos em etapas: - Problematização - Planejamento - Execução e Realização - Depuração - Apresentação e Exposição - Avaliação Crítica Prof. Esp. Marcelo Valente

5 Tipos de Projetos Pedagógicos
Pedagogia de Projetos Tipos de Projetos Pedagógicos MULTIDISCIPLINAR PLURIDISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR Prof. Esp. Marcelo Valente

6 Prof. Esp. Marcelo Valente
U L T I D S C P N A R Literatura História Inglês Biologia Filosofia Gramática Artes Química Prof. Esp. Marcelo Valente

7 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos Multidisciplinar É a atividade desenvolvida por UMA DISCIPLINA, buscando nas demais áreas do conhecimento a construção de saberes. Tornando-se MULTI de conhecimentos e saberes. Prof. Esp. Marcelo Valente

8 Prof. Esp. Marcelo Valente
I N T E R D S C P L A Prof. Esp. Marcelo Valente

9 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos Interdisciplinar É a atividade desenvolvida por VÁRIAS DISCIPLINA de TODAS as áreas do conhecimento, buscando nas áreas a integração do saber, a inter-relação dos conhecimentos. Códigos Linguagens e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências Naturais e suas Tecnologias; Ciências da Matemática. Prof. Esp. Marcelo Valente

10 Prof. Esp. Marcelo Valente
U R I D S C N A Prof. Esp. Marcelo Valente

11 Prof. Esp. Marcelo Valente
Pedagogia de Projetos Pluridisciplinar É a atividade desenvolvida por UMA ÁREA do conhecimento, buscando própria área a interação dos saberes das disciplinas. Códigos Linguagens e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências Naturais e suas Tecnologias; Ciências da Matemática. Prof. Esp. Marcelo Valente

12 Prof. Esp. Marcelo Valente

13 Prof. Esp. Marcelo Valente
ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO: Qual o tema desenvolvido? Por quem? Com quais especificações? Data? Local? Contexto? JUSTIFICATIVA: Fundamenta a escolha do tema e sua pertinência ao momento vivido e ao grupo a que se destina. Relevância... Para quê? PROBLEMATIZAÇÃO: O que já sabemos sobre o tema? O que queremos saber sobre o tema? Qual o nosso propósito? Por quê? CONTEXTO VIVIDO: Qual a relação do tema com a vivência dos educandos? Qual a necessidade de implantação desse projeto? Qual a possibilidade de mudança? Prof. Esp. Marcelo Valente

14 Prof. Esp. Marcelo Valente
LINHA CENTRAL: É necessário identificar qual é a grande questão, o que significa o tema para o grupo, qual o maior interesse. OBJETIVOS: GERAL e ESPECÍFICOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES:Apresentam mudança na forma de enfocar os conteúdos ligados ao desenvolvimento do projeto, dando atenção nos níveis de abrangência. Qual a relação com o tema gerador? TEMAS TRANSVERSAIS: Correspondem aos problemas sociais contemporâneos vividos pelo homem, objetivando a formação do cidadão e que devem pontuar todo o projeto. Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo Prof. Esp. Marcelo Valente

15 Prof. Esp. Marcelo Valente
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: É inviável uma organização prévia muito rígida do trabalho a ser realizado, mas é essencial que sejam traçadas as linhas gerais. Este eixo norteador, como forma de organização, tem em vista os objetivos propostos e as possibilidades de novos acontecimentos. Algumas questões básicas devem ser observadas: -Operacionalização... ( Com quem? Como?) -Recursos ( Financeiros; Humanos; Materiais) TEMPO: Cronograma... AVALIAÇÃO: Diagnóstica e processual. Prof. Esp. Marcelo Valente


Carregar ppt "Prof. Esp. Marcelo Valente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google