A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Marcelo Valente Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Marcelo Valente Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Marcelo Valente Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos

2 Prof. Esp. Marcelo Valente A Proposta... - A Pedagogia de Projetos, re- significa a pesquisa como princípio educativo e científico e reinterpreta o lugar do aluno como sujeito e o do professor como orientador da construção dos saberes. Pedagogia de Projetos

3 Prof. Esp. Marcelo Valente Sua origem... - O método de projetos tornou-se conhecido no Brasil a partir do movimento escola nova. - Foi introduzido e disseminado por Anísio Teixeira e Lourenço Filho, com base em John Dewey e Willian Kilpatrick. Pedagogia de Projetos

4 Prof. Esp. Marcelo Valente O que significa... - Professores e alunos envolvidos em Projetos de Pesquisa, que são desenvolvidos em etapas: - Problematização - Planejamento - Execução e Realização - Depuração - Apresentação e Exposição - Avaliação Crítica Pedagogia de Projetos

5 Prof. Esp. Marcelo Valente Tipos de Projetos Pedagógicos MULTIDISCIPLINARPLURIDISCIPLINARINTERDISCIPLINAR Pedagogia de Projetos

6 Prof. Esp. Marcelo Valente LiteraturaHistóriaInglêsBiologiaFilosofiaGramáticaArtesQuímicaMULTIDISCIPLINAR

7 Prof. Esp. Marcelo Valente Multidisciplinar É a atividade desenvolvida por UMA DISCIPLINA, buscando nas demais áreas do conhecimento a construção de saberes. Tornando-se MULTI de conhecimentos e saberes. Pedagogia de Projetos

8 Prof. Esp. Marcelo Valente ÁGUA HistóriaInglêsBiologiaFilosofiaGramáticaArtesQuímicaSociologiaMatemáticaINTERDISCIPLINAR

9 Prof. Esp. Marcelo Valente Interdisciplinar É a atividade desenvolvida por VÁRIAS DISCIPLINA de TODAS as áreas do conhecimento, buscando nas áreas a integração do saber, a inter-relação dos conhecimentos. -Códigos Linguagens e Suas Tecnologias; -Ciências Humanas e suas Tecnologias; -Ciências Naturais e suas Tecnologias; -Ciências da Matemática. Pedagogia de Projetos

10 Prof. Esp. Marcelo ValentePLURIDISCIPLINAR Matemática Ciências Físicas e Biológica Biologia Química Física

11 Prof. Esp. Marcelo Valente Pluridisciplinar É a atividade desenvolvida por UMA ÁREA do conhecimento, buscando própria área a interação dos saberes das disciplinas. -Códigos Linguagens e Suas Tecnologias; -Ciências Humanas e suas Tecnologias; -Ciências Naturais e suas Tecnologias; -Ciências da Matemática. Pedagogia de Projetos

12 Prof. Esp. Marcelo Valente

13 ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO : Qual o tema desenvolvido? Por quem? Com quais especificações? Data? Local? Contexto? JUSTIFICATIVA : Fundamenta a escolha do tema e sua pertinência ao momento vivido e ao grupo a que se destina. Relevância... Para quê? PROBLEMATIZAÇÃO : O que já sabemos sobre o tema? O que queremos saber sobre o tema? Qual o nosso propósito? Por quê? CONTEXTO VIVIDO: Qual a relação do tema com a vivência dos educandos? Qual a necessidade de implantação desse projeto? Qual a possibilidade de mudança?

14 Prof. Esp. Marcelo Valente LINHA CENTRAL : É necessário identificar qual é a grande questão, o que significa o tema para o grupo, qual o maior interesse. OBJETIVOS : GERAL e ESPECÍFICOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES:Apresentam mudança na forma de enfocar os conteúdos ligados ao desenvolvimento do projeto, dando atenção nos níveis de abrangência. Qual a relação com o tema gerador? TEMAS TRANSVERSAIS : Correspondem aos problemas sociais contemporâneos vividos pelo homem, objetivando a formação do cidadão e que devem pontuar todo o projeto. Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo

15 Prof. Esp. Marcelo Valente DESENVOLVIMENTO DO PROJETO : É inviável uma organização prévia muito rígida do trabalho a ser realizado, mas é essencial que sejam traçadas as linhas gerais. Este eixo norteador, como forma de organização, tem em vista os objetivos propostos e as possibilidades de novos acontecimentos. Algumas questões básicas devem ser observadas: -Operacionalização... ( Com quem? Como?) -Recursos ( Financeiros; Humanos; Materiais) TEMPO : Cronograma... AVALIAÇÃO : Diagnóstica e processual.


Carregar ppt "Prof. Esp. Marcelo Valente Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google