A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Pessoas Aula 1 Prof a. Dr a. Rita Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Pessoas Aula 1 Prof a. Dr a. Rita Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Pessoas Aula 1 Prof a. Dr a. Rita Borges

2 AS MODIFICAÇÕES NO MODO DE GERENCIAR O CONHECIMENTO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES Uma reflexão!!

3 Nessa nossa primeira semana estudaremos as Principais transformações ocorridas no século XX e que afetaram os diversos segmentos da sociedade, das organizações e da gestão de pessoas.

4 Vocês já ouviram falar ou viu algum filme que retratava as empresas do início do século passado? Que mudanças vocês acreditam que possam ter ocorrido no comportamento das pessoas no trabalho?

5 Nessa nossa primeira semana estudaremos a Principais transformações ocorridas no século XX e que afetaram os diversos segmentos da sociedade, das organizações e da gestão de pessoas. Vamos prosseguir em uma viagem ao passado para conhecer as transformações ocorridas. Continuando

6 Durante o século XX várias transformações podem ser observadas e estas modificaram diversos segmentos da sociedade, as empresas e a gestão das pessoas dentro destas empresas.

7 Vamos lá!! A partir do século XVIII temos a ERA INDUSTRIAL, a industrialização iniciou e modificou o processo produtivo da empresas, que passou de um modelo de fabricação artesanal para um modelo industrial de produção.

8 Que tal assistirmos um vídeo? Vocês se recordaram dos filmes que retratavam o modelo de fabricação artesanal? Acesse: http://www.youtube.co m/watch?v=XFXg7nEa7v Q http://www.youtube.co m/watch?v=XFXg7nEa7v Q

9 Continuando Sugiro que também assistam: Trabalhadores do Mundo Acesse: http://www.youtube.co m/watch?v=m_eCDB6Y g1I http://www.youtube.co m/watch?v=m_eCDB6Y g1I

10 A divisão do trabalho é caracterizada por sua fragmentação e programação. Surge a convicção de que existe o one best way, um único processo a ser seguido, planejado e percorrido para a fabricação de cada produto.

11 Outra característica da sociedade pós- industrial é que os bens intangíveis como o conhecimento, a criatividade e informações passaram a ser recursos principais deixando para trás o reinado dos bens tangíveis como os meios de produção e matérias-primas.

12 - O capital passa a ser gerenciado 24 horas por dia em mercados financeiros que são integrados globalmente. - - Os recursos humanos passam a ser globais juntamente com a capacidade de mobilidade global das empresas que seguem em busca de lugares com abundância de trabalhadores, custos menores. - O processo de trabalho passa a incorporar componentes produzidos em diversas partes do mundo, por diferentes empresas que atendem sob encomenda.

13 O trabalho deixa de ser representado como meio de sobrevivência e acúmulo de riquezas e passa a ser visto como um fator de desenvolvimento pessoal.

14 Desta forma a área de recursos humanos também passa perceber que os trabalhadores estão modificando seu modo de perceber o trabalho e os treinamentos de desenvolvimento passam a serem modificados para atender as empresas e os trabalhadores

15 Para saber mais sugiro a leitura abaixo: Para saber mais sugiro a leitura abaixo: RELAÇÕES DE TRABALHO E MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sst/n7/a01.pdf http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sst/n7/a01.pdf http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sst/n7/a01.pdf Acesso: 10 de fevereiro de 2013.

16 E agora, finalizando... Lembramos que: Nesta semana apresentamos as principais modificações do ocorridas no ambiente de trabalho. Voltamos ao tempo e relembramos como foram as Eras Industrial e Pós-Industrial levando para uma reflexão acerca das mudanças que passamos a ter na Era Informacional.

17


Carregar ppt "Desenvolvimento de Pessoas Aula 1 Prof a. Dr a. Rita Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google