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População e amostra. População: é a totalidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos, da qual se desejam poder recolher dados. É um.

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1 População e amostra

2 População: é a totalidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos, da qual se desejam poder recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja estudar ou acerca do qual se deseja tirar conclusões

3 Amostra é um ou uma pequena quantidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos que fazem parte do universo de estudo, ou seja, é um subconjunto deste universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. Problema: nem sempre a amostra representa de forma fiel uma população

4 Alexandre Antunes Coimbra5,5 Bruna Carla Souza10,0 Bruno Luiz da Silva8,0 Cezar Sales de Azevedo7,5 Daniel Tavares de Lima7,5 Daniele de Paula5,0 Erick de Paiva6,0 Fabrício de Souza e Silva3,5 Geraldo de Lima e Pinto6,5 Íris de Azevedo2,0 Josimar de Toledo2,0 Júnior Castro de Lima10,0 Laís Castelo Branco9,5 Maurício de Souza6,5 Moreira das Neves3,0 Nair Castelo de Azevedo4,5 Nilza da Silva Pinheiro7,5 Osmar Pereira de Antunes5,5 Paulo Sérgio de Souza4,0 Rafael Alberto de Coimbra3,0 Alunos da turma X Notas bimestrais

5 Se pegarmos uma amostra três alunos quaisquer da turma X e apresentarmos a uma outra pessoa, esta poderá não ter a leitura correta da turma, ou seja: -se a amostra for Bruna (10,0), Júnior (10,0) e Laís (9,5), terá a impressão que a turma é muito boa; -se a amostra for Ísis (2,0), Josimar (2,0) e Moreira (3,0), terá - a impressão que a turma é muito fraca.

6 1°- passo: Dividam a turma em 10 grupos. 2°- passo: Os grupos devem selecionar, pelo método aleatório simples, uma amostra da turma onde: o primeiro grupo deve selecionar 5 alunos como amostra; o segundo grupo, 10 alunos; o terceiro grupo, 15 alunos; o quarto grupo, 20 alunos; 3°- passo: Cada grupo deverá fazer a média das notas dos alunos que sorteou. 4°- passo: Comparem as médias que cada grupo encontrou

7 Organização e apresentação de dados estatísticos

8 Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de uma Faculdade A, resultando a seguinte tabela de valores:

9 Existe alguma organização das informações? ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 166 160 161 150 162 160 165 167 164 160 162 168 161 163 156 173 160 155 164 168 155 152 163 160 155 155 169 151 170 164 154 161 156 172 153 157 156 158 158 161 A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos tabela primitiva.

10 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 150 154 155 157 160 161 162 164 166 169 151 155 156 158 160 161 162 164 167 170 152 155 156 158 160 161 163 164 168 172 153 155 156 160 160 161 163 165 168 173 Existe alguma organização das informações? A maneira mais simples de organizar os dados é através de uma certa ordenação (crescente ou decrescente). A tabela obtida através da ordenação dos dados recebe o nome de rol.

11 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 150 154 155 157 160 161 162 164 166 169 151 155 156 158 160 161 162 164 167 170 152 155 156 158 160 161 163 164 168 172 153 155 156 160 160 161 163 165 168 173 Qual é a menor estatura? Qual é a maior estatura? Qual é a amplitude? (diferença entre a maior e a menor medida)

12 Distribuição de Frequência Denominamos frequência o número de vezes que um determinado dado se repete. Quando construímos uma tabela em que associamos uma informação ao número de vezes que esta se repete, temos uma distribuição de frequência.

13 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 150 158 164 151 158 164 152 160 165 153 160 166 154 160 167 155 160 168 155 161 170 156 161 170 156 162 157 163 158 163 158 164 ESTATURAS (cm)Frequencia 150 151 152 153 154 155 156 157 158 160 161 162 163 164 165 166 167 168 170

14 Distribuição de frequência com intervalos de classe. É o agrupamento dos valores em vários intervalos

15 Agrupando uma distribuição - Definir a quantidade de classes desejada -Determinar a amplitude (Δ total ) : intervalo de -variação de valores observados da variável. Δ total = V máximo - V mínimo - Determinar o comprimento de cada classe. Para isto, deve-se dividir a amplitude pela quantidade de classes estipulada

16 Vamos distribuir nosso exemplo em 6 classes. Assim, teremos: Δ total = 170 – 150 = 20 : Amplitude: 20 => 20/6 = 3,333 4 Quantidade de classes: 6 Quantidade de dados na classe

17 150 + 4 = 154 154 + 4 = 158 158 + 4 = 162 162 + 4 = 166 166 + 4 = 170 170 + 4 = 174 Cada um dos intervalos deve ser entendido como valores maiores ou iguais ao primeiro e menores que o segundo. 150 154 154 158 158 162 162 166 166 170 170 174

18 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007 ESTATURAS (cm) FREQUÊNCIA 150 ׀ 154 154 ׀ 158 158 ׀ 162 162 ׀ 166 166 ׀ 170 170 | 174 Total

19 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007 ESTATURAS (cm) FREQUÊNCIA 150 ׀ 154 154 ׀ 158 158 ׀ 162 162 ׀ 166 166 ׀ 170 170 | 174 4 9 11 8 5 3 Total40

20 Veja a nota de 40 alunos, numerados de 1 a 40 pela ficha de chamada do professor. Aluno12345678910 Nota5613856745 Aluno 11121314151617181920 Nota 81096758423 Aluno21222324252627282930 Nota5,574,556,587,51,5108,5 Aluno 31323334353637383940 Nota 22,56,55 8,53,56,55,59

21 Construa uma tabela de distribuição de frequência de notas Construa uma tabela de distribuição de dados agrupados com 5 classes.


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