A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM. Reflexos Trata-se de respostas específicas a estímulos específicos,não suscetíveis a experiência anterior. São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM. Reflexos Trata-se de respostas específicas a estímulos específicos,não suscetíveis a experiência anterior. São."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM

2 Reflexos Trata-se de respostas específicas a estímulos específicos,não suscetíveis a experiência anterior. São peculiares a cada espécie de organismo vivo, portanto são advindos de fatores genéticos.Como exemplos: reflexo rotular de Babinski e Darwin nas crianças até 180 dias. CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM

3 Reflexo é uma reação corporal automática à estimulação, como por exemplo, o reflexo patelar ou de Moro. Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Muitos reflexos permanecem entre os adultos mas o recém-nascido tem alguns reflexos chamados de Reflexos primitivos que desaparecem na medida em que o córtex vai se desenvolvendo totalmente.

4 Reflexos de Babinski Se você pressionar levemente a sola do pé do bebê, verá que os dedinhos dele se dobrarão para baixo. Acariciar a lateral da sola faz com que os dedos se abram e o dedão se estenda para cima. Esse reflexo é o oposto da resposta normal do adulto, em que o dedão vira para baixo.

5 O recém-nascido apresenta um forte reflexo de preensão. Quando você coloca um dedo na palma da mão dele, os dedinhos dele se fecham com firmeza ao redor do seu. O reflexo de preensão automático desaparece nos primeiros dois a três meses para permitir que o bebê segure objetos voluntariamente. Reflexo de Darwin

6 Reflexos de Moro É uma resposta instintiva quando o bebê se sente desequilibrado e em perigo. Um barulho alto ou um movimento brusco faz o bebê esticar os braços e as pernas, estender o pescoço e chorar. Em seguida, ele junta os braços, como em um abraço, e flexiona as pernas. Infelizmente, a resposta do bebê o agita ainda mais. O próprio choro estridente acaba assustando-o novamente. Você pode ajudar a quebrar esse ciclo aproximando os braços e pernas do bebê do corpo dele; pressionando levemente sua mão contra seu peito e abdome dele; ou simplesmente segurando-o firmemente junto a seu próprio corpo. Com três meses de idade, esse reflexo desaparece.

7 Comportamento que faz parte do equipamento genético do organismo, mas que jamais ocorreu anteriormente, não podendo receber a denominação de comportamento aprendido. Desde o nascimento o bebe é afetado pela estimulação. As estimulações sensoriais do meio ambiente são necessárias para a manutenção de algumas estruturas mentais, que seriam de outra forma degeneradas e para a ocorrência da aprendizagem essencial para o desenvolvimento normal do organismo. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

8 APRENDIZAGEM Classe de comportamento que consiste em uma modificação sistemática da conduta, advinda da repetição de uma situação. Tanto os comportamentos aprendidos como os não aprendidos são da maior importância no desenvolvimento dos organismos vivos. Parece claro que o comportamento superior do adulto depende, fundamentalmente, da experiência na infância.

9 A APRENDIZAGEM: conceitos e características

10 PROCESSO DINÂMICO Processo dinâmico Não é um processo de absorção passiva, porque sua característica mais importante é a atividade daquele que aprende. Portanto a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM

11 PROCESSO CONTÍNUO Desde o início da vida, a aprendizagem se acha presente. Ao sugar o seio materno a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem, terá que coordenar os movimentos de sucção, deglutição e respiração.

12 PROCESSO GLOBAL OU COMPULSÓRIO Inclui aspectos motores, emocionais, ideativos ou mentais.Portanto a aprendizagem envolve uma mudança de comportamento terá que exigir a participação total ou global do indivíduo.

13 PROCESSO PESSOAL Ninguém pode aprender por outrem, pois a aprendizagem é intransferível de um indivíduo para o outro.

14 PROCESSO GRADATIVO A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque em cada nova situação, envolve um número maior de elementos. Cada nova aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior, sem idas e vindas, mas numa série gradativa e ascendente.

15 PROCESSO CUMULATIVO Com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social, analisando-se o ato de aprender, verifica-se que além da maturação a aprendizagem resulta de atividade anterior. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira a aprendizagem constitui um processo cumulativo em que a experiência atual aproveita-se de experiências anteriores.

16 PROCESSO CUMULATIVO Com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social, analisando-se o ato de aprender, verifica-se que além da maturação a aprendizagem resulta de atividade anterior. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira a aprendizagem constitui um processo cumulativo em que a experiência atual aproveita-se de experiências anteriores.

17 SÍNTESE Dois indivíduos submetidos ao mesmo processo de formação podem desenvolver competências diferentes do mesmo modo que dois espectadores de um acidente rodoviário têm diferentes opiniões sobre o hipotético culpado. Como se pode perceber, então, estas diferenças pessoais perante um mesmo acontecimento ou processo?

18 Não somos receptores passivos do conhecimento, somos processadores ativos da informação que descodificamos, processamos e recodificamos em termos pessoais, ficando na memória. A aprendizagem é realizada em função das leituras de cada um e das suas experiências. Todo este processo de interpretação e compreensão está dependente de vários fatores (pessoais), dos quais destacamos dois: Qual o envolvimento na situação (valor afetivo)? Como é percebida a situação? Como é vista, como é relacionada com a sua experiência anterior, com o que já sabe?

19 Assim, a aprendizagem tem sido considerada como: um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta (Teoria conexionista da aprendizagem); o ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente (Teoria Funcionalista); um processo de reforço do comportamento (Sistema dedutivo- hipotético – Hull); um condicionamento de reações, realizado por diversas formas (Condicionamento de Guthrie) ou no condicionamento operante de Skinner; um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva (Teorias Gestaltistas).


Carregar ppt "CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM. Reflexos Trata-se de respostas específicas a estímulos específicos,não suscetíveis a experiência anterior. São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google