A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM."— Transcrição da apresentação:

1 AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM

2 Na aula passada estudamos as orientações legais que condicionam a organização do trabalho na escola, tendo como referência a atual LDB. Nesta aula, refletiremos acerca da divisão, orientação e organização do trabalho no interior da escola. A segunda função do processo organizacional é a organização propriamente dita. Refere-se à racionalização do uso dos recursos humanos, materiais, físicos, financeiros e informacionais e à eficácia na utilização destes recursos e dos meios de trabalho... (LIBANEO, 2007, p.346). De acordo com Libâneo (2007), a organização escolar deve atentar para: DIREÇÃO - Cabe ao Gestor, organizar e orientar todo o trabalho da escola com o auxílio de toda a equipe, principalmente dos funcionários técnicos/administrativos. Suas ações defendem atender as determinações legais, os estatutos e outros. DIREÇÃO – SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO – SETOR PEDAGÓGICO – AUXILIARES – CORPO DOCENTE – ALUNOS – PLANEJAMENTO ESCOLAR – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – E RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE

3 SETOR TÉCNICO/ADMINISTRATIVO – Se responsabiliza pelas ações que garantem que as metas e as funções da escola sejam alcançadas. SECRETARIA – Lançamentos de notas, elaboração de documentos, informações a comunidade, atendimento telefônico e correspondência da unidade educacional. AUXILIARES/ZELADORES – Manutenção, limpeza, conservação, vigilância do espaço físico e do patrimônio da Instituição. INSPETORES – Além de também zelar pelo espaço físico e pelo patrimônio da Instituição, é responsável em acompanhar os alunos durante seu deslocamento nos espaços da escola. INFORMÁTICA- É responsável pelos recursos da escola (sala de leitura, biblioteca, laboratórios, data show, audiovisuais, aparelhos de som e etc. SETOR PEDAGÓGICO COORDENADOR PEDAGÓGICO E ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL – Trabalho direcionado para os alunos, busca auxiliá-los em suas dificuldades escolares, podendo atuar na relação escolar entre os responsáveis

4 COORDENADOR PEDAGÓGICO – Coordena, acompanha, assessora e avalia as atividades pedagógicas curriculares. Sua função principal é prestar assistência pedagógica e didática aos professores em suas respectivas disciplinas. Outra atribuição é o relacionamento com os pais e com a comunidade, comunicação das avaliações dos alunos e à interpretação delas. (LIBANEO 2007, p.342). PLANEJAMENTO – É um atributo essencial para qualquer organização. Nele se estrutura as discussões e a metodologia que auxiliarão a escola a atingir seus objetivos. Deve considerar a realidade local, os fins da instituição, os recursos disponíveis e etc. CORPO DOCENTE – Sua tarefa principal é assegurar que a instituição atenda seu objetivo final, o ensino e aprendizagem. Participação e contribuição no PPP, nas reuniões de pais, em cursos de formação continuada, etc. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – Destacamos as proposições de Libâneo (2007) Toda organização precisa de um plano de trabalho que indique os objetivos e os meios de sua execução,superando a improvisação e a falta de rumo. É um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação (p.345).

5 A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL Reconhecimento e valorização das diferenças que constituem as identidades dos sujeitos. Entender que não somos iguais. A diversidade deve ser privilegiada em detrimento da padronização. Dialogo com as múltiplas culturas, religiões, etnias entre as pessoas. Sala de aula multicultural, ou seja, diferentes sujeitos, particularidade, dificuldades e culturas diversificadas. Possibilidade de atender as novas demandas dos alunos. Prática e currículo homogêneo.

6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Primeira parte (A educação Escolar no contexto das transformações da soceidade contemporânea). IN. LIBÂNEO, José Carlos. São Paulo: Cortez, – (Coleção docência em formação). em 27 de junho2011http://historiacolegiao.wordpress.com/2009/05/27/a-historia-da-escola/Acessado em 27 de junho dezembro-de-1996/acessadohttp://www.jusbrasil.com.br/topicos/ /artigo-14-da-lei-n-9394-de-20-de- dezembro-de-1996/acessado em 26 de agosto de em 26 de agosto de 2011.


Carregar ppt "AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google