A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Filosóficos da Educação Julho/2006. Para Erasmo… […] cultivar a razão é essencial para realizar a verdadeira humanidade; esta tarefa de cultivar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Filosóficos da Educação Julho/2006. Para Erasmo… […] cultivar a razão é essencial para realizar a verdadeira humanidade; esta tarefa de cultivar."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Filosóficos da Educação Julho/2006

2 Para Erasmo… […] cultivar a razão é essencial para realizar a verdadeira humanidade; esta tarefa de cultivar a razão compete à educação que é a principal aptão concedida à humanidade. (CAMBI, 1999, p. 254)

3 Para Montaigne… […] o conhecimento deveria assumir um valor prático, concreto, que possibilitasse ao aluno elaborar e discutir suas idéias da melhor maneira. (HAROLD, 2005, p. 48)

4 Comenius entendia que… […] todo ser humano era capaz de aprender. Esse princípio norteador da sua proposta pedagógica significa que o homem poderia se colocar no mundo não apenas como espectador, mas, acima de tudo, como agente de mudanças. Tais mudanças viriam através da educação […]. (ROCHA, 2005, p. 69)

5 Para Rousseau… […] à criança será dada mais do que uma instrução. São valores e códigos de conduta a serem revelados pela força do exemplo, por valores e práticas. (BOTO, 2002, p. 43)

6 Para Kant… […] a humanidade é portadora de germes potenciais que precisam ser desenvolvidos pela educação em proporções adequadas às suas disposições naturais para que o homem atinja sua distinção em relação às demais espécies. Diferentemente dos animais, que necessitam de poucos cuidados para se tornar autônomos, o homem precisa ser educado. (GUILHERMETI, 2005, p. 87)

7 Segundo Froebel… […] o objetivo da educação é despertar a consciência da criança, orientá-la para uma vida pura, respeitando a natureza do indivíduo e buscando alcançar a união do mesmo com Deus e com a natureza. (NEIVERTH e GARTNER, 2005, p. 98)

8 Para Freinet… […] modernizar o ensino não era apenas adquirir material novo ou tentar fazer os alunos participarem mais da aula e resolver todos os exercícios, nem organizar cooperativas, editar um jornal ou praticar a correspondência interescolar. Modernizar a escola era, sobretudo, fazê-la encontrar a vida, mobilizá-la, dar-lhe um objetivo que estivesse coerente com as exigências do presente e do futuro. (SAVELI, ALTHAUS E TENREIRO, 2005, p. 113)

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32


Carregar ppt "Fundamentos Filosóficos da Educação Julho/2006. Para Erasmo… […] cultivar a razão é essencial para realizar a verdadeira humanidade; esta tarefa de cultivar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google