A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Modelos de ensino por meio da Educação a Distância

2 Modelo: Preparação para exame.
Universidade faz exames e confere diploma. Séc.XIX – Universidade de Londres, modelo atualmente praticado pelos membros do conselho da Universidade de Nova York. Na China, uma versão “auto-instrução para a preparação para um diploma universitário”. Diplomas recebidos por mais de trabalhadores.

3 Modelo: Educação por correspondência
Compõem-se de: “preparação para exame” mais o ensino regular, textos didáticos escritos ou impressos, tarefas, correção e correspondência regular ou ocasional. Muito utilizada pela Universidade da África do Sul, Faculdade no Reino Unido e Ecole Universelle francesa (1ª geração do desenvolvimento da EAD).

4 Modelo: Multimídia (de massa).
2ª Geração: desenvolvido nos anos 70 e 80. Uso regular do Rádio e da Televisão, material impresso, apoio de Centro de Estudos. Iniciou o movimento das Universidades Abertas. Prática da Open University Britânica que influenciou mais de trinta universidades abertas em todo o mundo e da Open Universiteit na Holanda.

5 Modelo: Educação a distância em grupo.
O Rádio e a televisão são usados como mídia de ensino para a transmissão de palestras, assistidas por grupos de alunos. Classes obrigatórias para explicações do tutor e discussão do que foi assistido. Prática da Universidade Central por Rádio e Televisão chinesa, usado pelo Japão e Coréia. É uma forma de educação convencional tecnicamente estendida. Não adaptam os métodos de ensino e aprendizagem às necessidades dos alunos à distância. Consideram-se Universidades Abertas.

6 Modelo: Aluno Autônomo
Aprendizagem independente. Os estudantes organizam a aprendizagem por si mesmos: por correspondência ou multimídia de massa, assumem tarefas curriculares, determinam seus propósitos e objetivos, selecionam os conteúdos, as estratégias e mídias. Professores atuam como orientadores pessoais e individuais, facilitadores de encontros regulares. Não é um modelo de educação a distância porque não ensina um número grande de alunos, no máximo 20 a 30 alunos. Utilizado pelo Empire States College.

7 Modelo: Salas de aula estendidas tecnicamente.
Desenvolvido nos Estados Unidos, mais popular nos últimos dez anos. O professor dá aula em sala de aula, as aulas são transmitidas para duas ou mais salas por meio de cabo, satélite ou videoconferência. Prática relevante nos Estados Unidos e difusão no mundo, especialmente na Austrália.

8 Modelo para universidade do futuro: Modelo Híbrido.
A universidade do futuro terá que combinar educação a distância, aprendizagem em ambiente informatizado e discussões exaustivas face a face. Será uma universidade de várias modalidades e a educação a distância um elemento proeminente.


Carregar ppt "Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google