Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheushenrique Parras Alterado mais de 10 anos atrás
1
ENGENHARIA DE SOFTWARE José Manuel de Sacadura Rocha
2
O que é um Sistema? É uma série integrada de partes com uma meta claramente definida. Carro: É um sistema cuja meta/objetivo é fornecer transporte. Todavia, as partes do sistema são interdependentes.
3
Sistemas Conjunto de processos, relacionados e coordenados de forma a produzirem um bem (produto ou serviço); Processo: conjunto de atividades, coordenadas entre si, e que formam uma estrutura organizada; Sistemas Automatizados Software Hardware Usuários SISTEMA Procedimentos Dados
4
Visão de Gestão de Sistemas
Conjunto de entidades interrelacionadas que, através de instruções e procedimentos (processos) numa seqüência lógica definida, produzem resultados, utilizando determinados recursos (hardware, software, tecnologia de comunicação, depósitos de dados e RH). Sistemas apresentam características específicas comuns, tais como objetivo, totalidade, tendência à deteriorização, adaptabilidade ao meio e reciprocidade funcional.
5
Crise de Software Problemas
Crise de Tecnologia - hardware caminha mais rápido que os sistemas e que o próprio software. Crise de Oferta - demanda é maior que a capacidade de desenvolvimento de novos sistemas e softwares. Crise de manutenção - mau projetado - principalmente nas fases iniciais - e recursos escassos não permitem permanente atualização. Problemas Por que os sistemas não ficam prontos rapidamente ? Por que os custos de desenvolvimento são altos ? Por que erros não são detectados ? Por que é difícil medir o progresso durante o desenvolvimento ?
6
Softwares não desgastam! Hardwares sim!
Desgaste Taxa de falhas (hardware) Tempo
7
Ciclo de Vida de Software
Softwares deterioram!!
8
Engenharia de Software
Estabelece o uso de princípios sólidos de gestão, com o intuito de obter , economicamente, softwares que sejam confiáveis e funcionem eficientemente em ambientes reais. Métodos Ferramentas Produtividade Pessoas
9
Componentes de Desenvolvimento de Softwares
Enfoque de Engenharia Recursos Humanos Tecnologia Enfoque de Gestão Processos
10
Ciclo de Desenvolvimento de Softwares Modelo de Cascata
11
Modelo da interface de usuário (em papel ou tela)
Prototipação Modelo da interface de usuário (em papel ou tela) Implementação de algoritmos Implementação de parte das funções
12
Modelo Espiral Levantamento/Planejamento Análise e Projeto
dos riscos Análise do cliente Codificação/Prototipação Coleta inicial dos requisitos e planejamento do projeto Planejamento baseado nos comentários do cliente Avaliação do cliente Análise dos riscos baseada nos requisitos iniciais baseada na reação do Decisão de prosseguir/ não prosseguir Protótipo de sistema inicial Protótipo no nível seguinte Desenho Lógico
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.