A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Manuel de Sacadura Rocha ENGENHARIA DE SOFTWARE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Manuel de Sacadura Rocha ENGENHARIA DE SOFTWARE"— Transcrição da apresentação:

1 José Manuel de Sacadura Rocha ENGENHARIA DE SOFTWARE

2 O que é um Sistema? É uma série integrada de partes com uma meta claramente definida. Carro: É um sistema cuja meta/objetivo é fornecer transporte. Todavia, as partes do sistema são interdependentes.

3 SISTEMA Dados Procedimentos Usuários Software Hardware Sistemas Automatizados Sistemas Conjunto de processos, relacionados e coordenados de forma a produzirem um bem (produto ou serviço); Processo: conjunto de atividades, coordenadas entre si, e que formam uma estrutura organizada;

4 òConjunto de entidades interrelacionadas que, através de instruções e procedimentos (processos) numa seqüência lógica definida, produzem resultados, utilizando determinados recursos (hardware, software, tecnologia de comunicação, depósitos de dados e RH). òSistemas apresentam características específicas comuns, tais como objetivo, totalidade, tendência à deteriorização, adaptabilidade ao meio e reciprocidade funcional. Visão de Gestão de Sistemas

5 Crise de Software Crise de Tecnologia - hardware caminha mais rápido que os sistemas e que o próprio software. Crise de Oferta - demanda é maior que a capacidade de desenvolvimento de novos sistemas e softwares. Crise de manutenção - mau projetado - principalmente nas fases iniciais - e recursos escassos não permitem permanente atualização. Problemas Por que os sistemas não ficam prontos rapidamente ? Por que os custos de desenvolvimento são altos ? Por que erros não são detectados ? Por que é difícil medir o progresso durante o desenvolvimento ?

6 Softwares não desgastam! Hardwares sim! Taxa de falhas (hardware) Tempo Desgaste

7 Softwares deterioram!! Ciclo de Vida de Software

8 Engenharia de Software Estabelece o uso de princípios sólidos de gestão, com o intuito de obter, economicamente, softwares que sejam confiáveis e funcionem eficientemente em ambientes reais. Métodos Ferramentas Pessoas Produtividade

9 Tecnologia Processos Recursos Humanos Componentes de Desenvolvimento de Softwares Enfoque de Engenharia Enfoque de Gestão

10 Ciclo de Desenvolvimento de Softwares Modelo de Cascata

11 Prototipação Modelo da interface de usuário (em papel ou tela) Implementação de algoritmos Implementação de parte das funções

12 Levantamento/Planejamento Análise e Projeto dos riscos Análise do cliente Codificação/Prototipação Coleta inicial dos requisitos e planejamento do projeto Planejamento baseado nos comentários do cliente Avaliação do cliente Análise dos riscos baseada nos requisitos iniciais Análise dos riscos baseada na reação do cliente Decisão de prosseguir/ não prosseguir Protótipo de sistema inicial Protótipo no nível seguinte Modelo Espiral Desenho Lógico


Carregar ppt "José Manuel de Sacadura Rocha ENGENHARIA DE SOFTWARE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google