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Comprometimento nas Organizações Ketiuce Ferreira Silva Sexto Período G02 Professora: Águida Garrethi FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS - FACIMINAS.

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1 Comprometimento nas Organizações Ketiuce Ferreira Silva Sexto Período G02 Professora: Águida Garrethi FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS - FACIMINAS UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS – UNIMINAS Disciplina: Planejamento em Gestão do Conhecimento

2 Comprometimento pode ser definido como o ato de assumir um compromisso com algo, se doar, agir em função desse compromisso assumido. Nas organizações o comprometimento pode ser visto quando o indivíduo adota atitudes e comportamentos que buscam o sucesso individual e coletivo de acordo com os valores e missões da empresa. Definição

3 ...um processo de comprometimento deve passar por toda a estrutura organizacional. A alta e a média direção de uma organização devem expressar, com clareza, os objetivos organizacionais e também diagnosticar os objetivos individuais de empregados, de clientes e de fornecedores. Devem, igualmente, diagnosticar as variáveis externas que afetam a organização. Como fator decisivo nesse processo de envolvimento está a comunicação em todos os níveis. Importante As pesquisas de comprometimento organizacional possuem uma premissa em comum de que o comprometimento sozinho não garante o sucesso da empresa, mas que um elevado grau de comprometimento com a organização contribui para que as empresas alcancem seus objetivos.

4 Dessler destaca como chaves para o comprometimento oito categorias de práticas administrativas que incentivam o desenvolvimento do comprometimento de funcionários: valores people first, diálogos de mão dupla, comunhão, mediação transcendental, contratação baseada em valor, segurança, recompensas extrínsecas palpáveis, e realização. Existe uma teoria relevante levantada por Gary Dessler que aponta a necessidade de uma relação de troca entre empresa e funcionário para que tal competência seja desenvolvida no ambiente empresarial. Porém

5 Valores People First; Diálogos de Mão Dupla; Diálogos de Mão Dupla Comunhão; Comunhão Mediação Transcendental; Mediação Transcendental Contratação Baseada em valores; Contratação Baseada em valores Segurança; Segurança Recompensas Extrínsecas Palpáveis; Recompensas Extrínsecas Palpáveis Realização. Realização

6 A busca pelo sucesso da organização é uma via de mão dupla onde é preciso haver cumplicidade entre funcionário e empresa. O diferencial da mesma está em seu patrimônio intelectual, porém é preciso que haja uma gestão que estimule e colabore com o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades que contribuam com o crescimento e interesses do funcionário e da organização ao mesmo tempo Conclusão

7 Bibliografia Comprometimento na empresa. Disponível em:. Acesso em: 27 de abr. de 2007.http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/colunistas/ acucena_gentequefaz.shtm Comprometimento organizacional. Disponível em:. Acesso em 25 de abr. de 2007.www.pg.cefetpr.br/ppgep/revista/revista2005/pdf4/RGIv01n04a10.pdf DREWS, Gustavo Arno. Gestão de Recursos Humanos orientada ao comprometimento: a prática em cooperativas do noroeste do RS. p Disponível em:. Acesso em 27 de abr. de FILHO, Trajano Leme. Você é ou está comprometido. Disponível em:. Acesso em: 27 de abr. de Gente que faz...a diferença. Disponível em: acucena_gentequefaz.shtm. Acesso em: 27 de abr. de acucena_gentequefaz.shtm SAGRA, Antonio P. B. Comprometa-se e seja o diferencial. Disponível em:. Acesso em: 27 de abr. de /$File/NT000A6612.pdf

8 Ketiuce

9 Os empregados são vistos como o bem mais importante da empresa, portanto devem ser tratados, reconhecidos e respeitados como tal; Voltar

10 Capacidade de falar e ouvir entre chefe e subordinado, ou seja, comunicação entre ambas as parte. Lembrando que a comunicação não é apenas a oralidade, mas sim um processo que atinge entendimento. Voltar

11 Sentimento coletivo de coesão e igualdade que surge quando se tem participação nas decisões, lucros e resultados da empresa;

12 Voltar Lealdade às idéias, missões e valores, ou seja, incorporar a cultura organizacional desde que a mesma compartilhe afinidades com os princípios e ideologias do funcionário;

13 Selecionar pessoas que, além de habilidades técnicas e currículo, possuam também valores humanos que condizem com os objetivos, valores e missões da organização; Voltar

14 Sensação de estabilidade empregatícia; Voltar

15 Além de remuneração o funcionário precisa de diálogo de mão dupla, reconhecimento, autonomia e segurança; Voltar

16 Possibilidade para o funcionário buscar seu sucesso profissional, ou seja, espaço, reconhecimento e condições para desenvolver suas habilidades, talentos e buscar seu sonho profissional. Voltar


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