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Comprometimento nas Organizações

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Apresentação em tema: "Comprometimento nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Comprometimento nas Organizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS - FACIMINAS UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS – UNIMINAS Disciplina: Planejamento em Gestão do Conhecimento Comprometimento nas Organizações Ketiuce Ferreira Silva Sexto Período G02 Professora: Águida Garrethi

2 Comprometimento pode ser definido como o ato de assumir um compromisso com algo, se doar, agir em função desse compromisso assumido. Nas organizações o comprometimento pode ser visto quando o indivíduo adota atitudes e comportamentos que buscam o sucesso individual e coletivo de acordo com os valores e missões da empresa. Definição

3 “...um processo de comprometimento deve passar por toda a estrutura organizacional. A alta e a média direção de uma organização devem expressar, com clareza, os objetivos organizacionais e também diagnosticar os objetivos individuais de empregados, de clientes e de fornecedores. Devem, igualmente, diagnosticar as variáveis externas que afetam a organização. Como fator decisivo nesse processo de envolvimento está a comunicação em todos os níveis.” “As pesquisas de comprometimento organizacional possuem uma premissa em comum de que o comprometimento sozinho não garante o sucesso da empresa, mas que um elevado grau de comprometimento com a organização contribui para que as empresas alcancem seus objetivos.” Importante

4 Existe uma teoria relevante levantada por Gary Dessler que aponta a necessidade de uma relação de troca entre empresa e funcionário para que tal competência seja desenvolvida no ambiente empresarial. Porém Dessler destaca como “chaves para o comprometimento” oito categorias de práticas administrativas que incentivam o desenvolvimento do comprometimento de funcionários: valores people first, diálogos de mão dupla, comunhão, mediação transcendental, contratação baseada em valor, segurança, recompensas extrínsecas palpáveis, e realização.

5 Valores People First; Diálogos de Mão Dupla; Comunhão; Mediação Transcendental; Contratação Baseada em valores; Segurança; Recompensas Extrínsecas Palpáveis; Realização.

6 A busca pelo sucesso da organização é uma via de mão dupla onde é preciso haver cumplicidade entre funcionário e empresa. O diferencial da mesma está em seu patrimônio intelectual, porém é preciso que haja uma gestão que estimule e colabore com o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades que contribuam com o crescimento e interesses do funcionário e da organização ao mesmo tempo Conclusão

7 Bibliografia Comprometimento na empresa. Disponível em: <http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/colunistas/ acucena_gentequefaz.shtm>. Acesso em: 27 de abr. de 2007. Comprometimento organizacional. Disponível em: <www.pg.cefetpr.br/ppgep/revista/revista2005/pdf4/RGIv01n04a10.pdf>. Acesso em 25 de abr. de 2007. DREWS, Gustavo Arno. Gestão de Recursos Humanos orientada ao comprometimento: a prática em cooperativas do noroeste do RS. p Disponível em: <volpi.ea.ufrgs.br/teses_e_dissertacoes/td/ pdf>. Acesso em 27 de abr. de 2007. FILHO, Trajano Leme. Você é ou está comprometido. Disponível em: < Acesso em: 27 de abr. de 2007. Gente que faz...a diferença. Disponível em: Acesso em: 27 de abr. de 2007. SAGRA, Antonio P. B. Comprometa-se e seja o diferencial. Disponível em: < Acesso em: 27 de abr. de 2007.

8 Muito Obrigada pela Atenção!!! Ketiuce

9 Valores People First Os empregados são vistos como o bem mais importante da empresa, portanto devem ser tratados, reconhecidos e respeitados como tal; Voltar

10 Diálogos de Mão Dupla Capacidade de falar e ouvir entre chefe e subordinado, ou seja, comunicação entre ambas as parte. Lembrando que a comunicação não é apenas a oralidade, mas sim um processo que atinge entendimento. Voltar

11 Comunhão Sentimento coletivo de coesão e igualdade que surge quando se tem participação nas decisões, lucros e resultados da empresa; Voltar

12 Mediação Transcendental
Lealdade às idéias, missões e valores, ou seja, incorporar a cultura organizacional desde que a mesma compartilhe afinidades com os princípios e ideologias do funcionário; Voltar

13 Contratação Baseada em Valores
Selecionar pessoas que, além de habilidades técnicas e currículo, possuam também valores humanos que condizem com os objetivos, valores e missões da organização; Voltar

14 Sensação de estabilidade empregatícia;
Segurança Sensação de estabilidade empregatícia; Voltar

15 Recompensas Extrínsecas Palpáveis
Além de remuneração o funcionário precisa de diálogo de mão dupla, reconhecimento, autonomia e segurança; Voltar

16 Realização Possibilidade para o funcionário buscar seu sucesso profissional, ou seja, espaço, reconhecimento e condições para desenvolver suas habilidades, talentos e buscar seu sonho profissional. Voltar


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