A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez."— Transcrição da apresentação:

1 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

2 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Objetivos e conteúdos de ensino –Conteúdos: base objetiva da instrução referidos aos objetivos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação. –Cabe aos métodos: dinamizar as condições e modos de realização do ensino. –Temas: Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais e específicos Conteúdos de ensino Critérios de seleção dos conteúdos

3 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Objetivos educacionais: mediante ação intencional e sistemática. –Não há prática educativa sem objetivos. –Objetivos – três referências interligadas e sujeitas a contradições: Valores e idéias – legislação Conteúdos básicos das ciências Necessidades e expectativas da sociedade

4 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Conteúdos escolares e a disseminação da ideologia da classe dominante. –Avaliar a pertinência dos objetivos: em que medida atendem exigências de democratização política e social e necessidades da clientela. –Importância de os conteúdos de ensino erguerem-se em meio à relevância social.

5 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Dois níveis de objetivos educacionais: Gerais – propósitos mais amplos, grandes linhas. Específicos – determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos. –Trabalho docente: relacionado a convicções e ações sobre o destino do homem e a sociedade (caráter político: que homem se pretende formar? Para que sociedade?).

6 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Objetivos gerais – níveis de abrangência: Pelo sistema escolar. Pela escola / instituição de ensino. Pelo professor. –Atitude crítica do docente face aos objetivos:quais convergem para a democratização? Quais a cerceiam? –Reavaliar o programa oficial, a partir de objetivos sócio-políticos.

7 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Objetivos gerais da educação: educação no conjunto das lutas pela democratização da sociedade. Garantir sólida preparação cultural e científica. Assegurar o máximo de desenvolvimento das potencialidades do aprendiz. Formar a capacidade crítica e criativa, na relação teoria e prática. Formar convicções para a vida coletiva (coletividade, solidariedade...). Instituir processos participativos.

8 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Objetivos gerais da educação: guia para uma reflexão sobre as implicações sociais do trabalho docente e sobre a relevância da disciplina em questão. –Objetivos específicos: particularizam a compreensão das relações entre escola e sociedade e do papel da matéria de ensino. –Cabe ao professor vincular os objetivos específicos aos gerais, sem perder de vista a situação concreta (da escola, da matéria, dos alunos) em que serão aplicados.

9 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Importância dos objetivos educacionais –Objetivos específicos - recomendações: Especificar conhecimentos e habilidades. Observar a seqüência lógica. Expressar os objetivos com clareza. Dosar o grau de dificuldades. Formular os objetivos como resultados a atingir. Indicar os resultados do trabalho dos alunos (o que devem compreender, fazer...).

10 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino –Relações recíprocas entre matéria – professor – aluno. –Os conteúdos de ensino não são estáticos, cristalizados, mas significativos, porque articulados às condições sócio-culturais e individuais dos alunos. –Devem incluir elementos da vivência prática dos alunos (conteúdos significativos).

11 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino –Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista o processo de construção do conhecimento dos alunos e suas relações com o contexto vivido. –Retratam a experiência social da humanidade, constituindo o objeto de mediação escolar. –São organizados em matérias de ensino. –Expressam os resultados da atividade prática dos homens, nas suas relações com o ambiente natural e social.

12 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino –Nas sociedades capitalista, o saber é reservado ao usufruto da classe dominante. –Os conhecimentos e modos de ação surgem da prática social e histórica dos homens e são sistematizados e transformados em objetos de conhecimento. –Vínculo entre o aluno e a prática social. –Na escolha dos conteúdos de ensino: não só a herança cultural, mas também a experiência da prática social vivida no presente pelos alunos.

13 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Elementos dos conteúdos de ensino –Inter-relação entre eles. –Conhecimentos sistematizados: conceitos e termos fundamentais das ciências. –Habilidades: qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos. –Atitudes e convicções: modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social.

14 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Elementos dos conteúdos de ensino –Os elementos constitutivos dos conteúdos convergem para a formação das capacidades cognoscitivas. –Capacidades cognoscitivas: processos psíquicos da atividade mental (relação parte- todo, abstração, generalização, análise, síntese...).

15 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Elementos dos conteúdos de ensino –Fontes para a escolha dos conteúdos de ensino: Programação oficial. Bases das ciências, da técnica e da arte. Experiência da prática de vida dos alunos e necessidades profissionais, sociais, políticas e culturais.

16 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Elementos dos conteúdos de ensino –Três sentidos das exigências teóricas e práticas da vida social: Participação na prática social. Relação entre o estudo sistemático das matérias e o cotidiano dos alunos. Condições de rendimento escolar dos alunos. –Prática social: determina a contradição entre as exigências de aquisição e estudo das matérias, as condições sócio-culturais e o nível de preparo para realizá-los.

17 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Dimensão crítico-social dos conteúdos –Reconhece a objetividade e universalidade dos conteúdos. –Não neutralidade dos conteúdos: nas sociedades capitalistas o saber reflete os interesses do poder. –O conhecimento é interessado, porque produzido socialmente, na relação entre classes sociais e suas contradições. –Consciência crítica: do conhecimento científico para a aplicação teórica e prática; mobilização de convicções para a participação na vida prática.

18 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Dimensão crítico-social dos conteúdos –Caráter histórico dos conteúdos, em estreita ligação com o caráter científico: elaborados conforme as necessidades de cada época histórica e os interesses sociais vigentes em cada organização social. –Dimensão crítico-social dos conteúdos: domínio ativo e prático de modos de atuação crítica e criativa na vida, na profissão, no exercício da cidadania.

19 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Dimensão crítico-social dos conteúdos –Dimensão crítico-social dos conteúdos: elevação do grau de compreensão da realidade e formação de convicções e princípios reguladores da ação na vida prática. –Grande referência: Dermeval Saviani.

20 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Os conteúdos e o livro didático –É necessário um estudo crítico dos materiais didáticos. –Os materiais didáticos expressam o modo de ver de determinados segmentos sociais. –Critérios de seleção: Correspondência entre objetivos gerais e conteúdos. Caráter científico. Caráter sistemático (ligação entre os temas). Relevância social. Acessibilidade e solidez (organização didática).

21 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Questões para discussão 1.Em que medida os objetivos educacionais são socialmente determinados? 2.Quais são as relações básicas entre objetivos e conteúdos? 3.Que aspectos podem influenciar a seleção de conteúdos de ensino? 4.Que critérios estão implicados na seleção dos conteúdos?


Carregar ppt "OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google