A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO PARA O PENSAREDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO PARA O PENSAREDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO PARA O PENSAREDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES

2 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 2 Introdução O P E N S A R O P E N S A R recurso imprescindível ao ser humano para a produção de explicações e para a constituição de sentidos. recurso imprescindível ao ser humano para a produção de explicações e para a constituição de sentidos. APRIMORAMENTO DO PENSAR: atenção e cuidados especiais por parte de educadores; aprimoramento dos próprios educandos. APRIMORAMENTO DO PENSAR: atenção e cuidados especiais por parte de educadores; aprimoramento dos próprios educandos. F O R M A F O R M A - utiliza metodologia adequada - possui materiais de apoio - metodologia e fundamentação teórica - utiliza metodologia adequada - possui materiais de apoio - metodologia e fundamentação teórica

3 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 3 Metodologia DIÁLOGO INVESTIGATIVO que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidade de investigação.DIÁLOGO INVESTIGATIVO que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidade de investigação. NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃONA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO... ocorrem as interações sócio-linguísticas, devidamente observadas, cuidadas e orientadas por educadores preparados;... ocorrem as interações sócio-linguísticas, devidamente observadas, cuidadas e orientadas por educadores preparados;... os participantes: expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os... os participantes: expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os

4 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 4 A PARTICIPAÇÃO PRODUTIVA NUMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO A PARTICIPAÇÃO PRODUTIVA NUMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO exige comportamentos e atitudes: - de cooperação, - de respeito mútuo, - de interesse por objetivos comuns, - de avaliação crítica.

5 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 5 - a respeitar os pontos de vistas dos outros; - que o próprio ponto de vista tem o mesmo valor e peso dos outros; - a respeitar a vez dos outros e a exigir respeito pela própria vez; - a respeitar regras combinadas; - que as regras podem ser discutidas e modificadas, mas que são necessárias para a vida comum; - que todos somos iguais; - que todos somos igualmente dignos de respeitos etc. A ocupação dos espaços da cidadania requer das pessoas comportamentos e atitudes que podem decorrer ou ser reforçados quando se aprende desde cedo:

6 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 6 APRENDIZADO DE ELEMENTOS ÉTICOS São necessários às relações sociais.São necessários às relações sociais. O domínio dos mesmos só é possível no seu exercício prático, acompanhado da atenção intelectual que o examina cuidadosamente (pensar cuidadoso);O domínio dos mesmos só é possível no seu exercício prático, acompanhado da atenção intelectual que o examina cuidadosamente (pensar cuidadoso); Tudo o que é feito é pensado e repensado critica e criativamente,Tudo o que é feito é pensado e repensado critica e criativamente, Possibilitando pensar (ponderar) justificativas, motivos e possíveis conseqüências.Possibilitando pensar (ponderar) justificativas, motivos e possíveis conseqüências. Quando se pondera, res-ponde-se: torna-se responsável.Quando se pondera, res-ponde-se: torna-se responsável.

7 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 7 São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem, se desenvolvem ainda mais. São instrumentos ou pré- requisitos para o Pensar Bem SÃO CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA O PENSAR AUTÔNOMO

8 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 8

9 9 SÃO AQUELAS CONDIÇÕES QUE FAVORECEM O PENSAMENTO LÓGICO. PENSAMENTO LÓGICO É TODO PENSAMENTO ORDENADO, COESO E COERENTE LÓGICO: LÓGICO: ORDENADO; SISTEMATIZADO; SEQUÊNCIA LÓGICA COESO : COESO : NÃO DIVAGA; TRABALHA UM TEMA DE MANEIRA APROFUNDADA COERENTE: COERENTE: NÃO SE CONTRADIZ; PRODUZ BONS ARGUMENTOS OU BOAS RAZÕES.

10 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 10 SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS

11 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 11 SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO.

12 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques 12 PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU SE LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO PARA O PENSAREDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google