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Plano de Negócios Ecologia Industrial Como estabelecer e organizar um PLANO DE NEGÓCIOS.

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1 Plano de Negócios Ecologia Industrial Como estabelecer e organizar um PLANO DE NEGÓCIOS

2 Objectivos O principal objectivo de um plano de negócios consiste em promover a proposta de negócio. Deverá demonstrar aos potenciais investidores que, se nele investirem, terão uma oportunidade única para alcançar uma boa rendibilidade.

3 Objectivos específicos Avaliar as necessidades do mercado e da respectiva concorrência Inventariar os pontes fortes e fracos do negócio Identificar os factores críticos de sucesso Reconhecer as acções necessárias para atingir um crescimento rentável Reequacionar a estrutura de financiamento Estabelecer objectivos para a equipa

4 Áreas essenciais de um PN Sumário Executivo Enquadramento do negócio Produtos e serviços Enquadramento da Indústria Mercado Estratégia de Marketing e Vendas Operações Gestão e Organização Riscos Plano de Implementação Plano Financeiro

5 Sumário Executivo É a secção mais importante e deverá ser concretizada em último lugar. Sumariza o PN e é apresentado no ínicio do documento. Deverá ser um texto claro e persuasivo, equilibrando argumentos típicos de vendas com realismo, de modo a convencer. Deverá ser limitado a cerca de duas páginas.

6 Produtos e Serviços Enuncie os produtos/serviços da sua empresa com o máximo de clareza. Esclareça como o compara com os concorrentes em termos de qualidade, custos margens, preços. Enfatize a vantagem competitiva do seu produto, p.ex. é: Um produto novo? Disponível a um preço mais baixo? De qualidade mais elevada? De maio durabilidade? Mais rápido a operar? Mais amigo do ambiente?

7 O mercado e a Indústria Incluir uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threatens) Definir o mercado e explicitar a indústria: Dimensão do mercado actual Área geográfica de influência Perspectivas para este mercado Fase do ciclo de vida do mercado Enquadramento da empresa no mercado: Quais os concorrentes Quantos esão e qual a sua quota de mercado Qual o seu posicionamenteo Pontos fortes e fracos Barreiras à entrada no sector de actividade

8 O mercado e a Indústria Clientes: Quais são Quantos são Onde estão Qual o seu valor para a empresa Estratégia de Marketing: Estabeleça planos para o desenvolvimento do negócio. Como atingir os seus objectivos? Evite extrapolações generalistas dos dados do mercado Estabeleça os seus planos de marketing Explique como manterá ou melhorará a sua competitividade

9 Operações Explique como o seu negócio opera: Como os seus produtos ou serviços são produzidos Qual a postura da sua empresa face à investigação e ao desenvolvimento Quais os objectivos tanto para o curto como para o longo prazo

10 Apresentação do Plano de Negócios Legibilidade O plano tem de ser legível, evitando expressões generalistas. Evitar detalhes desnecessários (usar apêndices) Deve convencer os investidores da viabilidade e da competitividade da empresa. Extensão Longo para cobrir os tópicos essenciasi Curto para manter o interess Não exceder 20 páginas

11 Índice detalhado 1.Sumário Executivo I.Objectivos II.Descrição do negócio III.Gestão e Organização IV.Oprtunidades de mercado V.Vantagens competitivas VI.Sumário do Plano financeiro 2.Enquadramento do negócio I.História da empresa II.Visão e Missão III.Objectivos IV.Localização e instalações

12 Índice detalhado 3.Produtos e Serviços I.Descrição dos Produtos/Serviços II.Vantagens distintivas dos Produtos/Serviços III.Tecnologia IV.Desenvolvimentos previsíveis 4.Enquadramento da Indústria (Sector de Actividade) I.Participantes na Indústria II.Dimensão da indústria III.Padrões de distribuição IV.Tendências da Indústria

13 Índice detalhado 5.Mercado I.Segmentação de mercado II.Processos e critérios de compra III.Descrição dos concorrentes IV.Necessidades do mercado V.Tendências de mercado VI.Crescimento de mercado VII.Mercados alvo

14 Índice detalhado 6.Estratégia de Marketing e Vendas I.Enquadramento estratégico II.Proposta de valor III.Vantagem competitiva IV.Estratégia de marketing i.Posicionamento ii.Estratégia de preço iii.Estratégia de promoção/comunicação iv.Estratégia de distribuição/força de vendas v.Programas de marketing V.Estratégia de venda I.Previsão de vendas II.Programação de vendas

15 Índice detalhado 7.Operações I.Fornecedores/aprovisionamentos II.Produção dos produtos/serviços III.Programa de operações 8.Gestão e Organização I.Estrutura Organizacional II.Direcção III.Pessoal IV.Questões laborais

16 Índice detalhado 9.Riscos I.Riscos de mercado II.Outros riscos 10.Plano de Implementação 11.Plano Financeiro 12.Apêndices


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