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Como estabelecer e organizar

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Apresentação em tema: "Como estabelecer e organizar"— Transcrição da apresentação:

1 Como estabelecer e organizar
Plano de Negócios Como estabelecer e organizar um PLANO DE NEGÓCIOS Ecologia Industrial

2 Objectivos O principal objectivo de um plano de negócios consiste em promover a proposta de negócio. Deverá demonstrar aos potenciais investidores que , se nele investirem, terão uma oportunidade única para alcançar uma boa rendibilidade.

3 Objectivos específicos
Avaliar as necessidades do mercado e da respectiva concorrência Inventariar os pontes fortes e fracos do negócio Identificar os factores críticos de sucesso Reconhecer as acções necessárias para atingir um crescimento rentável Reequacionar a estrutura de financiamento Estabelecer objectivos para a equipa

4 Áreas essenciais de um PN
Sumário Executivo Enquadramento do negócio Produtos e serviços Enquadramento da Indústria Mercado Estratégia de Marketing e Vendas Operações Gestão e Organização Riscos Plano de Implementação Plano Financeiro

5 Sumário Executivo É a secção mais importante e deverá ser concretizada em último lugar. Sumariza o PN e é apresentado no ínicio do documento. Deverá ser um texto claro e persuasivo, equilibrando argumentos típicos de “vendas” com realismo, de modo a convencer. Deverá ser limitado a cerca de duas páginas.

6 Produtos e Serviços Enuncie os produtos/serviços da sua empresa com o máximo de clareza. Esclareça como o compara com os concorrentes em termos de qualidade, custos margens, preços. Enfatize a vantagem competitiva do seu produto, p.ex. é: Um produto novo? Disponível a um preço mais baixo? De qualidade mais elevada? De maio durabilidade? Mais rápido a operar? Mais amigo do ambiente?

7 O mercado e a Indústria Incluir uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threatens) Definir o mercado e explicitar a indústria: Dimensão do mercado actual Área geográfica de influência Perspectivas para este mercado Fase do ciclo de vida do mercado Enquadramento da empresa no mercado: Quais os concorrentes Quantos esão e qual a sua quota de mercado Qual o seu posicionamenteo Pontos fortes e fracos Barreiras à entrada no sector de actividade

8 O mercado e a Indústria Clientes: Estratégia de Marketing: Quais são
Quantos são Onde estão Qual o seu valor para a empresa Estratégia de Marketing: Estabeleça planos para o desenvolvimento do negócio. Como atingir os seus objectivos? Evite extrapolações generalistas dos dados do mercado Estabeleça os seus planos de marketing Explique como manterá ou melhorará a sua competitividade

9 Operações Explique como o seu negócio opera:
Como os seus produtos ou serviços são produzidos Qual a postura da sua empresa face à investigação e ao desenvolvimento Quais os objectivos tanto para o curto como para o longo prazo

10 Apresentação do Plano de Negócios
Legibilidade O plano tem de ser legível, evitando expressões generalistas. Evitar detalhes desnecessários (usar apêndices) Deve convencer os investidores da viabilidade e da competitividade da empresa. Extensão Longo para cobrir os tópicos essenciasi Curto para manter o interess Não exceder 20 páginas

11 Índice detalhado Sumário Executivo Enquadramento do negócio Objectivos
Descrição do negócio Gestão e Organização Oprtunidades de mercado Vantagens competitivas Sumário do Plano financeiro Enquadramento do negócio História da empresa Visão e Missão Localização e instalações

12 Índice detalhado Produtos e Serviços
Descrição dos Produtos/Serviços Vantagens distintivas dos Produtos/Serviços Tecnologia Desenvolvimentos previsíveis Enquadramento da Indústria (Sector de Actividade) Participantes na Indústria Dimensão da indústria Padrões de distribuição Tendências da Indústria

13 Índice detalhado Mercado Segmentação de mercado
Processos e critérios de compra Descrição dos concorrentes Necessidades do mercado Tendências de mercado Crescimento de mercado Mercados alvo

14 Índice detalhado Estratégia de Marketing e Vendas
Enquadramento estratégico Proposta de valor Vantagem competitiva Estratégia de marketing Posicionamento Estratégia de preço Estratégia de promoção/comunicação Estratégia de distribuição/força de vendas Programas de marketing Estratégia de venda Previsão de vendas Programação de vendas

15 Índice detalhado Operações Gestão e Organização
Fornecedores/aprovisionamentos Produção dos produtos/serviços Programa de operações Gestão e Organização Estrutura Organizacional Direcção Pessoal Questões laborais

16 Índice detalhado Riscos Plano de Implementação Plano Financeiro
Riscos de mercado Outros riscos Plano de Implementação Plano Financeiro Apêndices


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