A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados POC – PRODEL 2013-1 80 acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL. 1610 participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados POC – PRODEL 2013-1 80 acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL. 1610 participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resultados POC – PRODEL acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados pelo Art. 170 inscritos no POC.

3 Permitido assinalar até 03 opções

4

5

6

7

8 O que é adolescência?

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Desenvolvimento Humano Desenvolvimento mental + crescimento orgânico. Cada etapa da vida traz características diferentes. A história, a cultura, os aspectos socioeconômicos, psicológicos e até mesmo geográficos, interferem nas características das diferentes etapas do desenvolvimento humano. Assim, a adolescência não é nem um fenômeno natural, nem universal.

20 Outros Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade: herança genética Crescimento orgânico: aspecto físico Maturação neurofisiológica: amadurecimento de estruturas mentais que controlam as atividades. Meio: eventos que ocorrem no ambiente formando o repertório de experiências de vida que interferem na forma como a pessoa se comporta.

21 Aspectos do Desenvolvimento humano Físico-motor: crescimento orgânico, manipulação neurofisiológica, exercício do próprio corpo e manipulação de objetos. Intelectual: capacidade de pensamento, raciocínio. Inteligência. Forma de organização mental. Afetivo-emocional: desenvolvimento das emoções, sentimentos e sexualidade de uma maneira particular. Organização das experiências afetivas. (gênero, valores, sentimentos) Social: reações do indivíduo diante de situações que envolvem outras pessoas, convívio com outros seres humanos.

22 Período Sensório- motor (de 0 a 2 anos) Estágio dos ReflexosEstágio dos Reflexos Estágio dos Primeiros hábitos motoresEstágio dos Primeiros hábitos motores Período Pré- Operatório (de 2 a 7 anos) Estágio da Inteligência Sensório-motora ou práticaEstágio da Inteligência Sensório-motora ou prática Estágio da Inteligência IntuitivaEstágio da Inteligência Intuitiva Período Operatório Concreto (de 7 a 12 anos Estágio das Operações Intelectuais ConcretasEstágio das Operações Intelectuais Concretas Período Operatório- Formal (a partir de 12 anos) Estágio das Operações Intelectuais AbstratasEstágio das Operações Intelectuais Abstratas Períodos do Desenvolvimento humano

23 Percepção Momentânea Memória/ Inteligência Prática Percepção Momentânea + Pensamento Intuitivo Memória/ Inteligência Prática Percepção Momentânea + + Inteligência Lógica Pensamento Intuitivo Memória/ Inteligência Prática Percepção Momentânea Dedução Abstrata Inteligência Lógica Pensamento Intuitivo Memória/ Inteligência Prática Percepção Momentânea Períodos do Desenvolvimento humano

24 Necessidade Desequilíbrio Ação Compreensão Equilíbrio Superior Tendência a incorporar o mundo às tendências já construídas Transformação das estruturas já construídas para incorporar o novo objeto. Este processo se dá de forma estável a cada período. Entretanto, o aspectos motor, intelectual, afetivo e social vão se modificando, servindo de base para o período seguinte, abrindo possibilidades de ampliação das estruturas existentes até o momento. Aquisição do conhecimento humano

25

26 A Adolescência Adolescência X Puberdade No Brasil, do ponto de vista jurídico, a adolescência é o período que vai dos 12 aos 18 anos. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Do ponto de vista psicológico, a evolução do pensamento potencializa o significado das modificações decorrentes no período. O pensamento atinge sua forma final: capacidade de compreender e fazer abstrações.

27 O PENSAMENTO E SUAS OPERAÇÕES -Em seus estudos, Jean Piaget descreveu a adolescência do ponto de vista do pensamento e das emoções. Sobre o pensamento, fez as seguintes considerações: - Adolescente: construtor de teorias - Interesse por problemas não atuais (capacidade de analisar o passado e fazer planos futuros) - Quimeras – tendência a uma reação exagerada diante das situações. - Ideias para mudar o mundo todo - Assimilação egocêntrica – Contrariar - Onipotência da reflexão - Equilíbrio: reflexão = contradizer

28 Afetividade na transição para o mundo dos adultos - Vida afetiva se afirma com a conquista da personalidade e da vida adulta - Personalidade: Submissão voluntária a uma disciplina. - Egoísmo X Altruísmo - Messianismo - Amores idealizados X Desilusões - Fase de interiorização X Fase positiva - Sociedades de discussão – grupo de amigos como foco. - Adaptação: de reformador a realizador

29


Carregar ppt "Resultados POC – PRODEL 2013-1 80 acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL. 1610 participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google