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Possibilidades em Educação Musical
Universidade Federal do Acre Centro de Educação Letras e Artes Curso de Licenciatura Plena em Música LabEM/UFAC – Laboratório de Educação Musical Projeto de Extensão Educação Musical e relações étnicas: suporte didático para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental Possibilidades em Educação Musical Elder Gomes
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Sou aquilo que fiz daquilo que fizeram de mim.
Sou aquilo que fiz daquilo que fizeram de mim. Jean-Paul Sarte
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Introdução Lei nº 5.692/71 – instituiu a polivalência com a Educação Artística; Lei nº 9.394/96 – deu à escola de educação básica a possibilidade de planejar suas ações nas diversas linguagens artísticas, de acordo com a formação do profissional; Lei nº /03 – instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica, como conteúdo vinculado especialmente às disciplinas de “Educação Artística”, História e Literatura;
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Introdução Lei nº /08 – instituiu a obrigatoriedade, nos moldes da Lei nº /03, do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena; Lei nº /08 – instituiu a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, enquanto conteúdo do componente curricular Arte.
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Educação Musical no Séc. XX
Primeira geração de métodos ativos (FONTERRADA, 2005): Émile Jacques-Dalcroze: o corpo e a educação musical; Carl Orff: a música elemental e o desenvolvimento musical; Zoltan Kodály: a alfabetização musical; Edgar Willems: o desenvolvimento auditivo e psicológico e as relações com a educação musical; Schinichi Suzuki: o fazer musical, a importância da família e a motivação.
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Educação Musical no Séc. XX
Segunda geração de métodos ativos (FONTERRADA, 2005): George Self/John Paynter: a composição na sala de aula; Murray Schafer: criação, percepção e paisagem sonora.
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Algumas possibilidades
Atividades que desenvolvam a percepção, preferencialmente de modo lúdico; O corpo como centro da experiência musical; A notação como subsídio ao fazer musical;
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Algumas possibilidades
Desenvolvimento da criatividade e a utilização de materiais sonoros diversos; Conhecer e vivenciar diversas manifestações e o contexto no qual estão inseridas.
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Algumas possibilidades
Audição: samba de roda baiano (Maria Teresa)
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Bibliografia FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. – São Paulo: Editora UNESP, 2005.
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Crédito pelas imagens Abertura: desenho de João Ferreira, disponível em Faixas: autoria desconhecida, disponível em
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Contatos Elder Gomes LabEM/UFAC Laboratório de Educação Musical da UFAC Projeto de extensão Educação Musical e relações étnicas
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