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Possibilidades em Educação Musical

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Apresentação em tema: "Possibilidades em Educação Musical"— Transcrição da apresentação:

1 Possibilidades em Educação Musical
Universidade Federal do Acre Centro de Educação Letras e Artes Curso de Licenciatura Plena em Música LabEM/UFAC – Laboratório de Educação Musical Projeto de Extensão Educação Musical e relações étnicas: suporte didático para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental Possibilidades em Educação Musical Elder Gomes

2 Sou aquilo que fiz daquilo que fizeram de mim.
Sou aquilo que fiz daquilo que fizeram de mim. Jean-Paul Sarte

3 Introdução Lei nº 5.692/71 – instituiu a polivalência com a Educação Artística; Lei nº 9.394/96 – deu à escola de educação básica a possibilidade de planejar suas ações nas diversas linguagens artísticas, de acordo com a formação do profissional; Lei nº /03 – instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica, como conteúdo vinculado especialmente às disciplinas de “Educação Artística”, História e Literatura;

4 Introdução Lei nº /08 – instituiu a obrigatoriedade, nos moldes da Lei nº /03, do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena; Lei nº /08 – instituiu a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, enquanto conteúdo do componente curricular Arte.

5 Educação Musical no Séc. XX
Primeira geração de métodos ativos (FONTERRADA, 2005): Émile Jacques-Dalcroze: o corpo e a educação musical; Carl Orff: a música elemental e o desenvolvimento musical; Zoltan Kodály: a alfabetização musical; Edgar Willems: o desenvolvimento auditivo e psicológico e as relações com a educação musical; Schinichi Suzuki: o fazer musical, a importância da família e a motivação.

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7 Educação Musical no Séc. XX
Segunda geração de métodos ativos (FONTERRADA, 2005): George Self/John Paynter: a composição na sala de aula; Murray Schafer: criação, percepção e paisagem sonora.

8 Algumas possibilidades
Atividades que desenvolvam a percepção, preferencialmente de modo lúdico; O corpo como centro da experiência musical; A notação como subsídio ao fazer musical;

9 Algumas possibilidades
Desenvolvimento da criatividade e a utilização de materiais sonoros diversos; Conhecer e vivenciar diversas manifestações e o contexto no qual estão inseridas.

10 Algumas possibilidades
Audição: samba de roda baiano (Maria Teresa)

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16 Bibliografia FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. – São Paulo: Editora UNESP, 2005.

17 Crédito pelas imagens Abertura: desenho de João Ferreira, disponível em Faixas: autoria desconhecida, disponível em

18 Contatos Elder Gomes LabEM/UFAC Laboratório de Educação Musical da UFAC Projeto de extensão Educação Musical e relações étnicas


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