A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal."— Transcrição da apresentação:

1

2 A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal.

3 Como tudo aconteceu…

4 Dia 2 de Outubro de 1910… O Almirante Cândido dos Reis, chefe militar da revolução, marca as operações para a noite seguinte. Reunião de emergência na sede do Partido Republicano Português.

5 Dia 3 de Outubro de 1910… Miguel Bombarda, médico psiquiatra é um dos conspiradores revolucionários e é assassinado por um doente.

6 Três quartéis de Lisboa aderiram à Revolução Republicana Os revolucionários juntam-se no largo do Rato e tentam avançar para o quartel do Carmo, mas defrontam-se e trocam tiros guardas. 4 de Outubro de 1910 Os revolucionários verificam que não têm forças suficientes para prosseguir o plano, e decidem concentrar-se na Rotunda onde se barricam.

7 Por volta das 5 horas da manhã, permanecem na Rotunda apenas 100 soldados e 50 civis, comandados por Machado dos Santos. Pelas 11 horas os navios que aderiram à revolução bombardeiam o palácio das Necessidades onde o rei D. Manuel II se encontrava. O rei foge de Lisboa e dirige-se para o palácio de Mafra.

8 Durante toda a noite há tiroteio cruzado, à distância, e ninguém sabia como a luta ia acabar. O navio D. Carlos é tomado pelos republicanos. Ao fim da tarde, já eram cerca de 1500 resistentes. Muitos republicanos, civis e militares decidem juntar-se ao grupo barricado na Rotunda, levando consigo armas e munições.

9 Às 9 horas Eusébio Leão, José Relvas e vários outros dirigentes republicanos entram na Câmara Municipal de Lisboa, assomam à varanda e dali proclamam a República com discursos. A multidão enche a praça do Município e aplaude a vitória republicana.

10 Aí permaneceram uma semana e depois seguiram para Londres. D. Maria Pia, que era italiana preferiu dirigir-se à sua terra natal. A família real, acompanhada por alguns nobres e alguns criados, embarca no iate Amélia, em direcção a Gibraltar.

11

12

13

14

15

16

17

18 Bandeira da Monarquia até 5 de Outubro de 1910 – dia da Implantação da República Bandeira da República a partir da Implantação da República

19 Real – moeda utilizada durante a Monarquia Escudo – moeda utilizada depois da Monarquia Euro – moeda em circulação a partir de 2002 para uniformizar a moeda a nível da Europa

20 O primeiro Presidente do Governo Provisório foi Teófilo Braga Foi eleito através de eleições o primeiro Presidente da Republica Manuel de Arriaga. O actual Presidente da Republica é Cavaco Silva

21 É um livro, que surgiu depois da Implantação da República, onde estão escritas todas as leis de um país, os deveres e os direitos dos cidadãos

22 O Hino que conhecemos foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República em 5 de Outubro de A música foi escrita por Alfredo Keil. A letra por Henrique Lopes de Mendonça, ainda antes da revolução de 5 de Outubro de 1910.

23 Refrão: Às armas, às armas Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas Pela Pátria lutar, Contra os canhões marchar, marchar! Heróis do mar, nobre Povo. Nação valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória!

24 No dia 5 de Outubro de 1910, amanheceu com a Revolução. Acabou a Monarquia (o rei governa o país), e começou a República onde é o Presidente da República que governa, depois de ser escolhido por meio de eleições. No fim do século XIX, o país vivia numa crise económica e as pessoas viviam descontentes. O actual rei D. Carlos morreu e sucedeu-lhe o filho D. Manuel II. Um grupo formou o Partido Republicano que se manifestou contra a Monarquia e organizou uma revolução.

25 Foi escolhido Teófilo Braga como Presidente do Governo Provisório, para orientar o país até à eleição do primeiro Presidente da República que foi Manuel de Arriaga. A bandeira portuguesa passou a ser vermelha e verde Apareceu a Constituição da República, livro onde se encontram todas as leis de um país Actualmente o Presidente da República é Cavaco Silva. Em 1911, pareceu o Hino Nacional Foi Substituído o real pelo o escudo

26 Trabalho realizado, com a ajuda professora Madalena, pelos alunos do 4º Ano, da turma D21, EB1 - Espírito Santo - Guarda Guarda, Outubro 2009


Carregar ppt "A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google