A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Encontro com Profissionais dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Parque Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Encontro com Profissionais dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Parque Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Encontro com Profissionais dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Parque Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012

2 Muitos Estudantes abandonam a Escola por falta de interesse nos estudos. Portal Cidadania Responsável 22/04/2009 A REALIDADE QUE NOS INCOMODA E NOS PROVOCA...

3 VIDA POR QUÊ?

4 Tudo isso nos coloca muitas perguntas, mas que caminhos temos encontrado para respondê-las? Essas respostas nos satisfazem, pessoal e institucionalmente?

5 Ser levado pela corrente e atender ao imediatismo da clientela. 1ª Linha de Respostas

6 Fazer um trabalho contracultural e oferecer respostas ao cliente futurocliente futuro 2ª Linha de Respostas

7 Primeiro papel da psicopedagogia Papel profético de anunciar e denunciar A palavra Profeta tem sua origem em PROPHANAI PROPHANAI Falar, dizer Antes Diante de Em nome de

8 A IDENTIDADE FRAGMENTADA Subjetividade J. Delors, 1998 Cidadania ISOLAMENTO SOCIAL Ação no Mundo TRABALHO FLEXÍVEL Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER

9 Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER APRENDER A APRENDER

10 Através de CONTEÚDOS, METODOLOGIAS e RELAÇÕES.

11 Segundo papel da psicopedagogia Lançar luzes sobre essas realidades próprias da escola, para que nelas se revele a VIDA que só é possível reinventada (Cecília Meireles)

12 BHA PHANAI (Falar) LUZ

13 Na reinvenção da vida de nossas crianças e jovens, como podemos desvelar e trazer à luz - Os Conteúdos que contribuem para reinventar a vida (e por isso devem ser valorizados e prestigiados...) e aqueles que não dizem a que vieram (e por isso, devem ser tratados com toda relatividade...)?

14 - Os Métodos que promovem o questionamento e o encantamento (Carl Sagan) e aqueles que só favorecem memorizações imediatas e alienação?

15 - As Relações que (re)significam as práticas, e que não se limitam às relações pessoais? Falamos aqui de relação com o Trabalho, relação com a Arte, relação com a Ciência, relação com a Tecnologia, relação com a Cultura, relação com as Pessoas, com a Espécie Humana e com o Planeta (raridade da vida: Gleiser e Lenine).

16 Terceiro papel da psicopedagogia Olhar-se a si mesma, revisitar-se para apresentar as contribuições próprias do seu campo de conhecimento.

17 Não há necessidade de entrar no espaço do outro, embora nossos espaços se interpenetrem em vários momentos.

18 Podemos e devemos oferecer a nossa contribuição. - de uma Psicopedagogia centrada nas dificuldades de aprendizagem,

19 passando por uma Psicopedagogia centrada nos diferentes modos, tempos e espaços de aprender,

20 ... até uma Psicopedagogia mais contemporânea, com os aportes da Neurociência, das Inteligências Múltiplas e tantos outros.

21 As consequências desse quadro para as relações institucionais.

22

23


Carregar ppt "PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Encontro com Profissionais dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Parque Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google