A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Autoavaliação do Agrupamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Autoavaliação do Agrupamento"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Autoavaliação do Agrupamento
Ano Letivo 2013/2014

2 Autoavaliação: ENQUADRAMENTO NORMATIVO-LEGAL
Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelos Decreto-Lei n.º 224/2009 e Decreto-Lei n.º 137/2012) Autoavaliação (Obrigatória) Avaliação externa Relatório de autoavaliação como instrumento de autonomia

3 Autoavaliação: OBJETIVOS
MELHORAR Conhecer as dinâmicas no agrupamento Conhecer os resultados escolares alcançados Apoiar a tomada de decisões Assegurar o sucesso educativo Fomentar as práticas reflexivas, de cooperação e de concertação Aprofundar o conhecimento sobre o agrupamento

4 Autoavaliação: QUADRO DE REFERÊNCIA
Áreas e subáreas a avaliar Resultados Resultados internos Resultados externos Qualidade do sucesso Abandono e desistência Comportamento e disciplina Prestação do serviço educativo Oferta educativa e discentes Planeamento e articulação Práticas de ensino Monitorização e avaliação do ensino e das aprendizagens Medidas de apoio educativo Relação pedagógica Liderança e gestão Recursos humanos Instalações e equipamentos Funcionamento dos órgãos, estruturas e serviços Relações interpessoais e comunicação internas Projetos, parcerias e protocolos Relações interpessoais e comunicação com o exterior Reconhecimento da comunidade

5 Autoavaliação: FASES DE DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO
A fase de informação e sensibilização (Apresentar o processo; Informar sobre o seu desenvolvimento e resultados; Sensibilizar para o fornecimento de dados) A fase de implementação e autoanálise (Recolher, tratar e interpretar dados de modo a construir um diagnóstico atual e participado do agrupamento) A fase de tomada de decisões e acompanhamento (A partir dos resultados obtidos, tomar decisões e elaborar planos de ação de melhoria) 1.ª 2.ª 3.ª

6 Na FASE DE IMPLEMENTAÇÃO E AUTOANÁLISE…
A recolha de dados prevê… Inquéritos por questionário A análise de documentos (atas, pautas, relatórios…) A Alunos Professores Funcionários Encarregados de educação Parceiros Nos quais, a tua/sua COLABORAÇÃO é fundamental!

7 A construção de um PROCESSO FORMAL de autoavaliação só será possível através de um trabalho colaborativo, reflexivo e crítico por parte de TODOS os atores (pessoal docente e não docente, alunos e suas famílias) Pelo que se apela à compreensão e COLABORAÇÃO de TODA a comunidade educativa, incluindo a tua/sua!

8 - nas BIBLIOTECAS das escolas (quando existem)
O PROJETO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO (o documento) está disponível para consulta: - nas BIBLIOTECAS das escolas (quando existem) - nos PLACARDS onde habitualmente é afixada informação do teu/seu interesse (nos casos em que não existe biblioteca) - na PÁGINA DO AGRUPAMENTO, através do link

9 Autoavaliação: CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA
Adelina Mestre Alzira Freire Antónia Espírito Santo Bárbara Martins Lucinda Simões Maria de Fátima Palma Maria Madalena Coelho Sónia Gomes Coordenadora da equipa: Obrigada! FIM


Carregar ppt "Processo de Autoavaliação do Agrupamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google