A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sugestão de Leitura Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Jorge Duarte. Antônio Barros. São Paulo. Atlas. 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sugestão de Leitura Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Jorge Duarte. Antônio Barros. São Paulo. Atlas. 2008."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sugestão de Leitura Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Jorge Duarte. Antônio Barros. São Paulo. Atlas

3 Pesquisar Como vimos na aula anterior, até o momento, em linhas gerais, entendemos que pesquisar é buscar informações.

4 Roteiro para Elaboração de um projeto de pesquisa 1) Escolha do tema 2) Delimitação do objeto de estudo 3) Formulação do problema 4) Formulação da Hipótese 5) Formulação dos Objetivos

5 Roteiro para Elaboração de um projeto de pesquisa 6) Justificativa da Pesquisa 7) Descrição dos Procedimentos Metodológicos 8) Construção do Referencial Teórico 9) Sumário Preliminar 10 ) Cronograma

6 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Pesquisa bibliográfica Entrevista em profundidade Método biográfico Etnografia Observação participante (pesquisa ação) Pesquisa de Opinião Grupo focal (focus group)

7 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Método Semiótico Estudo de caso Auditoria de Comunicação Organizacional Análise documental Análise do conteúdo Análise do discurso Auditoria de imagem na mídia

8 Método x Técnica Método quer dizer "caminho para chegar a um fim." É a maneira de conduzir pensamento ou ações para alcançar um objetivo. Processo racional para chegar a determinado fim; maneira ordenada de fazer as coisas; ou sistema educativo.

9 Método Científico Ele compreende os seguintes passos básicos: 1) Observações preliminares; problema; 2)Fundamentação teórica; 3) Amostragem; 4)Instrumentos; 5)Coleta de dados; 6)Organização dos dados; 7) Análise, inferências e conclusões.

10 Método x Técnica Técnica é o procedimento ou o conjunto destes que têm como objetivo obter um determinado resultado. Se o método é o caminho, a técnica é o modo de caminhar.

11 Método x Técnica Existe grande variedade de técnicas ou caminhos que, em princípio, podem ser escolhidos pelo pesquisador para sua pesquisa chegar a bom termo. Duas técnicas de pesquisa são, porém, básicas: Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa

12 Pesquisa Quantitativa Na pesquisa quantitativa, as informações são de natureza numérica. O pesquisador busca classificar, ordenar ou medir as variáveis para apresentar estatísticas, comparar grupos ou estabelecer associações.

13 Pesquisa Quantitativa O conhecimento obtido e generalizável, ou seja, é possível estender com certa margem de erro, o resultado da pesquisa para toda a população de onde proveio a amostra.

14 Exemplo Pesquisa de intenções de voto são quantitativas. O pesquisador pergunta a grande número de pessoas: Se a eleição fosse hoje, em quem o senhor votaria?. Calcula então, os percentuais de votos para cada candidato, com as devidas margens de erro. Depois, pode escrever com bastante confiança: Se a eleição fosse hoje o candidato X venceria.

15 Métodos Quantitativos São caracterizados pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas: percentual, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, dentre outras.

16 Métodos Quantitativos É aplicado nos estudos descritivos (O QUE É): Descobrir e classificar a relação entre variáveis; Investigar a relação de causalidade entre fenômenos. Prevêem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da freqüência de incidências e de correlações estatísticas.

17 Métodos Quantitativos O estudo descritivo identifica, ordena e classifica as características dos fenômenos. Através desta dinâmica surgem novos estudos descritivos que procuram explicar os fenômenos, ou seja, analisar as variáveis que influenciam ou causam o surgimento dos fenômenos.

18 Métodos Quantitativos É muito importante estudos que correlacionem variáveis para um melhor entendimento do comportamento de diversos fatores e elementos que influem, causalmente, sobre determinado fenômeno.

19 Exemplo Por exemplo será que posso relacionar a freqüência a uma acadêmica de ginástica para realização de atividades físicas e o condicionamento físico? Variável 01 – Freqüência Variável 02 – Medida de condicionamento físico (peso, freqüência cardíaca, gasto calórico, etc.)

20 Métodos Qualitativos São caracterizados pelo não emprego da quantificação, ou seja, deixa de considerar, prioritariamente, um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema. Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas. Isso não quer dizer que há uma separação entre estudos quantitativos e qualitativos.

21 Pesquisa Qualitativa Na pesquisa qualitativa o pesquisador busca basicamente, levantar as opiniões, as crenças, o significado das coisas nas palavras dos participantes da pesquisa. Para isso, procura interagir com as pessoas, mantendo a neutralidade.

22 Pesquisa Qualitativa A pesquisa qualitativa não é generalizável, mas exploratória, no sentido de buscar conhecimento para uma questão sobre a qual as informações disponíveis, são ainda, insuficientes.

23 Pesquisa Qualitativa A pesquisa qualitativa mostra as opiniões. As atitudes, e os hábitos de pequenos grupos, selecionados de acordo com perfis determinados.

24 Exemplo Para saber o que impede as pessoas de deixar o hábito de fumar, deve ser feita uma pesquisa qualitativa. O pesquisador perguntaria: Porque o senhor não para de fumar?, conversaria longamente com cada pessoa de um pequeno grupo, ouviria razões e opiniões e depois faria uma análise do conteúdo das respostas.

25 Método Qualitativo Para estudos de realidades pouco conhecidas, as pesquisa qualitativas, por terem um planejamento pouco estruturado, são adequadas. Exemplos: 1) Investigações de fatos do passado, ou sobre grupos que se possui pouca informação 2) Situações onde é importante a compreensão de aspectos psicológicos

26 Contribuição do método e qualitativo ao quantitativo Planejamento da pesquisa: discussão com o grupo que participará da investigação. O uso da observação, entrevista poderão melhorar a formulação do problema, o levantamento de hipóteses e a definição da amostra.

27 Contribuição do método e qualitativo ao quantitativo Na coleta de dados, entrevistas, observações e discussões em grupo podem enriquecer as informações obtidas, especialmente pela profundidade e pelo detalhamento das técnicas qualitativas.

28 Contribuição do método e qualitativo ao quantitativo Na análise da informação, as técnicas qualitativas permitem verificar os resultados do questionários e ampliar as relações descobertas.

29 Contribuições do Método Quantitativo ao qualitativo No planejamento da pesquisa, a utilização de um questionário prévio no momento da observação ou entrevista pode contribuir para delimitar o problema estudado e a informação coletada, permitindo identificar casos representativos ou não, em nível grupal ou individual.

30 Contribuições do Método Quantitativo ao qualitativo Na coleta de dados, o questionário prévio pode ajudar a evitar perguntas rotineiras e a identificar características objetivas, por exemplo, geopolíticas de um bairro, que podem influir no contexto da pesquisa.

31 Contribuições do Método Quantitativo ao qualitativo Na análise da informação, as técnicas estatísticas podem ajudar na verificação de informações e na reinterpretação de observações qualitativas, permitindo conclusões menos objetivas.

32

33 Método de Pesquisa Survey A palavra Survey não possui tradução adequada para a língua portuguesa, sendo as vezes traduzido como levantamento, investigação ou sondagem.

34 Método de Pesquisa Survey A pesquisa survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário

35 Método de Pesquisa Survey Surveys são muito semelhantes a censos, mas deles se diferenciam porque examinam somente uma amostra da população (enquanto o censo geralmente implica uma enumeração da população toda). Surveys são muito utilizados em pesquisas políticas (para avaliação da intenção de voto, por exemplo).

36 Survey é apropriado quando: Se deseja responder questões do tipo o quê?, por que?, como? e quanto?, ou seja, quando o foco de interesse é sobre o que está acontecendo ou como e por que isso está acontecendo; O ambiente natural é a melhor situação para estudar o fenômeno de interesse; O objeto de interesse ocorre no presente ou no passado recente.

37 Survey

38 Métodos de Survey 1) Estudo Transversal: dados coletados num período específico de tempo com objetivo de responder a questão: O que está acontecendo agora?

39 Métodos de Survey 2) Estudo longitudinal: os dados são coletados ao longo do tempo com o objetivo de responder a questão: o que está determinando a mudança?

40 Métodos de Coleta de Dados Questionário Entrevista Observação

41 Questionário Questionário: é composto de perguntas pré- elaboradas, sistemática e seqüencialmente dispostas em itens que constituem o objeto de pesquisa. Tem por objetivo estimular os envolvidos a responderem questões sobre um assunto conhecido por eles.

42 Questionário – é necessário que: O pesquisador saiba claramente as informações que deseja, os objetivo da pesquisa e das questões, o que e como pretende mensurar ou confirmar a sua hipótese. O respondente deve compreender as questões que lhe são propostas: nível de informações, condição e reações pessoais. O questionário deve ter estrutura lógica, fácil linguagem e ausência de dubiedades.

43 Observação Observação – busca deliberada e premeditada de ago, realizada com cuidado e que contrasta com as percepções passivas e informais do dia a dia. Mais do que simplesmente olhar as coisas, sua intenção é contribuir para responder ao problema que suscitou a investigação.

44 Entrevista Entrevista dirigida: é um tipo de comunicação entre um pesquisador que pretende colher informações sobre fenômenos e indivíduos que detenham essas informações e possam emiti-las. As informações devem constituir- se em indicadores de variáveis que se pretende explicar. É um diálogo preparado com objetivos e estratégias de trabalho definidos.


Carregar ppt "Sugestão de Leitura Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Jorge Duarte. Antônio Barros. São Paulo. Atlas. 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google