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Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI.

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Apresentação em tema: "Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI."— Transcrição da apresentação:

1 Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI – Parte I

2 Agenda CenárioCenário Governança de TI: Definições e AplicaçõesGovernança de TI: Definições e Aplicações Frameworks e Melhores PráticasFrameworks e Melhores Práticas Soluções e Ferramentas para Governança de TISoluções e Ferramentas para Governança de TI ImplementaçãoImplementação Resumo e AçõesResumo e Ações

3 Cenário: Mais pressão do que nunca! Resultados de Negócios e Novo ValorResultados de Negócios e Novo Valor Produtividade doProdutividade do Usuário FinalUsuário Final Conexão com oConexão com o ClienteCliente Manter os Negócios em FuncionamentoManter os Negócios em Funcionamento SegurançaSegurança CompetitividadeCompetitividade Mudança naMudança na TecnologiaTecnologia Compatibilidade ReguladoraCompatibilidade Reguladora Redução de CustosRedução de Custos

4 Cenário: Como somos percebidos? Percepção organizacional de baixo ROI e de baixa performance de TI são 2 dos 4 maiores problemas dos CIOsPercepção organizacional de baixo ROI e de baixa performance de TI são 2 dos 4 maiores problemas dos CIOs 30% declaram não conseguir aumentar a eficiência com investimentos realizados30% declaram não conseguir aumentar a eficiência com investimentos realizados 40% declaram não ter alinhamento estratégico40% declaram não ter alinhamento estratégico Visão organizacional da necessidade de controle dos investimentos em TI mais do que dobra 2003 (28%) x 2005 (58%)Visão organizacional da necessidade de controle dos investimentos em TI mais do que dobra 2003 (28%) x 2005 (58%) Pesquisa ITGI feita em 2006 entre 600 executivos Estamos sendo cada vez mais controlados e cobrados por resultados e participação estratégica para aumentar o ROI!

5 Cenário: Mais desafios… 20% dos gastos com TI são perdidos (Gartner)20% dos gastos com TI são perdidos (Gartner) 40% dos gastos com TI não retornam valor (baixo ROI) para suas organizações (Fortune Survey)40% dos gastos com TI não retornam valor (baixo ROI) para suas organizações (Fortune Survey) 29% dos projetos de TI têm sucesso (Standish CHAOS Report)29% dos projetos de TI têm sucesso (Standish CHAOS Report) Mais dados do mercado, reforçam a necessidade de controle: A percepção geral aponta que não há uma administração eficaz dos nossos recursos! administração eficaz dos nossos recursos!

6 Cenário: Como virar o jogo? Aplicações visando objetivos específicos relacionados ao negócioAplicações visando objetivos específicos relacionados ao negócio Uso de técnicas de Indicadores de DesempenhoUso de técnicas de Indicadores de Desempenho Projetos curtos com entregas parciais de funcionalidade e resultadosProjetos curtos com entregas parciais de funcionalidade e resultados Aplicações que promovem inovação e/ou mudança dos processos da organização (relação 70x30)Aplicações que promovem inovação e/ou mudança dos processos da organização (relação 70x30) Fechar o escopo de entrega, definir o Portfolio de Serviços oferecidos.Fechar o escopo de entrega, definir o Portfolio de Serviços oferecidos. Implementação de Frameworks de Melhores PráticasImplementação de Frameworks de Melhores Práticas Fatores de sucesso do investimento em TI Estabelecer regras e controles claros para oferta e utilização da Tecnologia da Informação!

7 O que é Governança de TI? Conjunto de especificações para apoiar decisões e estimular comportamentos desejáveis na utilização da Tecnologia da Informação* *Fonte: Weill, Peter ; Ross, Jeanne - IT Governance (M.Books) A comoditização da TI não implica em comoditização do saber usar a TI!

8 Para que serve Governança de TI? Regulamentações e suas implicações legaisRegulamentações e suas implicações legais –Sarbanes-Oxley (SOX), Basilea II – direciona a necessidade para estruturar os processos de TI com controles mais efetivos. Pressões da área de negócios/ Controle de CustosPressões da área de negócios/ Controle de Custos –Custo e valor de TI sendo costatemente questionados –Alinhamento com a área de negócios é mandatório e não opcional Complexidade do ambienteComplexidade do ambiente –Níveis de Serviço cada vez mais agressivos –Gerenciamento de ambiente cada vez mais caro –Responsabilidades e riscos altos Há uma necessidade para apoiar as tomadas de decisão em TI!

9 InformationTechnologyInformationTechnologyFundingFunding Desired Behavior Key Assets InformationInformation Business Performance Goals/ Performance Performance PeoplePeople Governança de TI: Perspectiva AccountantsAccountantsCreditorsCreditorsCustomersCustomers ShareholdersShareholders EmployeesEmployeesBusinessPartnersBusinessPartners Directors and Management Supervisory Directors AuditorsAuditors Regulamentações Demandas de Mercado Regulamentações Estratégia Relatórios Management, Accountability, Supervision by Committee, Rules, Processes, Funding Streams, Reporting, Frameworks, Portfolio Management, etc. Management, Accountability, Supervision by Committee, Rules, Processes, Funding Streams, Reporting, Frameworks, Portfolio Management, etc. Fonte: Jaap Bloem; Mennor van Doorn; Piyush Mittal, Making IT Governance Work in a Sarbanes-Oxley World (Wiley, 2005) Mercados Stakeholders Organização Ciclo Completo de Mecanismos p/ Governança de TI

10 Estrutura Básica PercepçãodeValorPercepçãodeValor GerenciamentodeRiscoGerenciamentodeRiscoAlinhamentoEstratégicoAlinhamentoEstratégico GovernançadeTIGovernançadeTI GerenciamentodeRecursosGerenciamentodeRecursosAcompanhamentodePerformanceAcompanhamentodePerformance Fonte: IT Governance Institute, Source: Board Briefing on IT Governance. ©2003 IT Governance Institute. All rights reserved. A habilidade de maximizar o valor dos investimentos de TI!

11 COSO; CoBIT; ISO COSO; CoBIT; ISO Balanced Scorecard;Balanced Scorecard; Governance; Compliance;Governance; Compliance; Enterprise RiskEnterprise RiskManagement; Controls; AuditControls; Audit BusinessRisk ITStrategy Change Capability Operations BusinessStrategy BusinessBusinessObjectives IT PrinciplesIT Principles IT GuidelinesIT Guidelines PMBOKPMBOK CMMICMMI OPM3OPM3 CoBITCoBIT BusinessBusinessEnablementArchitecture TransitionalTransitionalProcesses BalancedBalancedScorecard BusinessBusiness InformationInformation Applications;Applications; Technical; Operational;Technical; Operational; OrganizationalOrganizational Business EnablementBusiness Enablement Architecture;Architecture; Balanced Scorecard;Balanced Scorecard; MIT Sloan; ITGI; et alMIT Sloan; ITGI; et al BusinessBusiness OperationsOperations IT OperationsIT Operations IT AssetIT Asset ManagementManagement SecuritySecurity BusinessBusinessEnablementArchitecture ITILITIL CoBITCoBIT TrustCheckTrustCheck TCO/ROITCO/ROI BusinessBusinessArchitecture Environment Objectives StrategicStrategicPlans BusinessBusinessPlans BalancedBalancedScorecard ReadinessReadiness ProgramsPrograms ProjectsProjects MethodsMethods AlignmentAlignment BenefitsBenefits Estabelecendo um Fundamento Estrutura Estrutura Requerimentos Requerimentos Mecanismos Mecanismos Comunicação Comunicação Fonte: Calder, Moir: IT Governance Framework -Copyright 2006 IT Governance Ltd, Calder, Moir: IT Governance Framework -Copyright 2006 IT Governance Ltd,

12 Riscos do Negócio Estratégia de TI Mudanças Capacidade Operações Estratégia de Negócios Integrando o seu Framework Participação 1 EntendimentoCompartilhado Resolução de Conflitos Infra-Estrutura Tomada de Decisões Coordenação A Governança de TI será mais eficaz quando garantimos que as gerências das áreas de negócios participam dos projetos de TI, juntos tomando decisões, e construindo estruras através de ações coordenadas… 2 1- Fonte: Calder, Moir: IT Governance Framework -Copyright 2006 IT Governance Ltd, Fonte: Calder, Moir: IT Governance Framework -Copyright 2006 IT Governance Ltd, 2- Fonte: Jaap Bloem; Mennor van Doorn; Piyush Mittal, Making IT Governance Work in a Sarbanes-Oxley World (Wiley, 2005)2- Fonte: Jaap Bloem; Mennor van Doorn; Piyush Mittal, Making IT Governance Work in a Sarbanes-Oxley World (Wiley, 2005)

13 Componentes de Decisão da Governança de TI Princípios de TI BusinessBusiness AplicaçõesAplicações NecessidadesNecessidades CoorporaçãoArquitetura EmpresaInfra-estrutura Investmentimentos Como IT é utilizado em sua empresa?Como IT é utilizado em sua empresa? As aplicações devem ser desenvolvidas ou adquiridas?As aplicações devem ser desenvolvidas ou adquiridas? Quais políticias, padrões e princípios nos possibilitará padronizar e integrar sistemas e processos? Quais políticias, padrões e princípios nos possibilitará padronizar e integrar sistemas e processos? Como nossos serviços compartilhados de TI podem ajudar a empresa? Como nossos serviços compartilhados de TI podem ajudar a empresa? Que técnicas utilizamos para justificar e aprovar os gastos de TI? Que técnicas utilizamos para justificar e aprovar os gastos de TI? Fonte: Peter Weill and Jeanne W. Ross, IT Governance: How Top Performers Manage IT DecisionFonte: Peter Weill and Jeanne W. Ross, IT Governance: How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results (Harvard Business School Press, 2004)Rights for Superior Results (Harvard Business School Press, 2004)

14 Níveis de Maturidade Fonte: IT Governance Institute, Source: Board Briefing on IT Governance. ©2003 IT Governance Institute. All rights reserved.Fonte: IT Governance Institute, Source: Board Briefing on IT Governance. ©2003 IT Governance Institute. All rights reserved. NÍVEL 5 Otimizado Otimizado NÍVEL 4 Gerenciável e Mensurável NÍVEL 4 Gerenciável e Mensurável NÍVEL 3 ProcessosDefinidos ProcessosDefinidos NÍVEL 2 RepetitivoIntuitivo RepetitivoIntuitivo NÍVEL 1 Incial / Por demanda NÍVEL 1 Incial / Por demanda NÍVEL 0 Inexistente Inexistente Em que estágio estamos hoje na implementação, integração a aceitação de nossos mecanismos de Governança de TI? Esses mecanismos já foram integrados em um único programa de Governança de TI?

15 Estabelecer um Estrutura de Decisão Definir um escopo com uma proposta clara. Definir um escopo com uma proposta clara. Compatibilidade com cultura coorporativa Compatibilidade com cultura coorporativa Estabelecer um Estrutura de Decisão Definir um escopo com uma proposta clara. Definir um escopo com uma proposta clara. Compatibilidade com cultura coorporativa Compatibilidade com cultura coorporativa Governança de TI em ação ©2003 IT Governance Institute. All rights reserved. Definir Objetivos Alinhar com a estratégia de negócios Alinhar com a estratégia de negócios Garantir a geração de valor Garantir a geração de valor Gerenciar Riscos Gerenciar Riscos Definir Objetivos Alinhar com a estratégia de negócios Alinhar com a estratégia de negócios Garantir a geração de valor Garantir a geração de valor Gerenciar Riscos Gerenciar Riscos Controle de Alocação de Recursos Dinheiro e Pessoas Dinheiro e Pessoas Projetos e Serviços Projetos e Serviços Controle de Alocação de Recursos Dinheiro e Pessoas Dinheiro e Pessoas Projetos e Serviços Projetos e Serviços Medir Performance Ater aos objetivos de negócioAter aos objetivos de negócio Medir Performance Ater aos objetivos de negócioAter aos objetivos de negócioDecidir AlocarMedir Definir Objetivos

16 Hierarquia de Performance EstratégiasEstratégias Key Performance Indicators (KPIs)Key Performance Indicators (KPIs) Métricas deMétricas deProcessos Gestão de Projetos ProjetosProjetos ColaboraçãoColaboração RecursosRecursos PortfolioPortfolio Ferramentas Configuration Items ProcessosProcessos PessoasPessoas AtivosAtivos Riscos Conformidades CMDBCMDB ChangeMgt Gerenciamento de Rede e Sistemas Dados de PerformanceDados de Performance PPMO Inicativas e Mudanças ITSM Service Delivery Gov TI Gerenciamento

17 Portal ColaboraçãoColaboração AcessoAcessoContextual Hierarquia de Performance EstratégiasEstratégias Key Performance Indicators (KPIs)Key Performance Indicators (KPIs) Métricas deMétricas deProcessos Gestão de Projetos ProjetosProjetos ColaboraçãoColaboração RecursosRecursos PortfolioPortfolio Ferramentas Configuration Items ProcessosProcessos PessoasPessoas AtivosAtivos Riscos Conformidades CMDBCMDB ChangeMgt Gerenciamento de Rede e Sistemas Dados de PerformanceDados de Performance PPMO Inicativas e Mudanças ITSM Service Delivery Gov TI Gerenciamento

18 Soluções de Software IT scorecardIT scorecard Otimização de PortfolioOtimização de Portfolio Project ManagementProject Management Documentação de ProcessosDocumentação de Processos Gestão de RiscoGestão de Risco Colaboração e comunicaçãoColaboração e comunicação Guia de melhores práticas baseadas em funções/cargosGuia de melhores práticas baseadas em funções/cargos Frameworks costumisados baseados em padrõesFrameworks costumisados baseados em padrões WorkflowWorkflow Integração com sistemas e ferramentas existentesIntegração com sistemas e ferramentas existentes Apoio à Governança

19 Otimize a Gestão! Gestão! Gestão de TI Sistema de Gerenciamento Integrado Donos de Processos Donos dos Ativos Gerentes de Recursos Recursos Membros do Time Gerentes de Proj. FinanceiroFinanceiro PMOPMO SegurançaSegurança PPMO Inicativas e Mudanças ITSM Service Delivery Gov TI Gerenciamento

20 Configuration Items ProcessesProcesses PeoplePeople AssetsAssets Configuration Items ProcessesProcesses PeoplePeople AssetsAssets RisksRisks Complianc eComplianc e CMDBCMDB ChangeChange MgtMgt ChangeChange MgtMgt Hierarquia de Performance HierarchyHierarchy StrategiesStrategies KPIsKPIs Process MetricsProcess Metrics Hierarquia de Performance HierarchyHierarchy StrategiesStrategies KPIsKPIs Process MetricsProcess Metrics Project Mgt ProjectsProjects CollaborationCollaboration ResourcesResources PortfolioPortfolio Project Mgt ProjectsProjects CollaborationCollaboration ResourcesResources PortfolioPortfolio Ferramentas para Governança IT Gestão de Rede e Performance Performance DataPerformance Data Gestão de Rede e Performance Performance DataPerformance Data Portal CollaborationCollaboration Contextual AccessContextual AccessPortal CollaborationCollaboration Contextual AccessContextual Access PPMOPPMO Initiatives & ChangesInitiatives & Changes PPMOPPMO Initiatives & ChangesInitiatives & Changes ITSMITSM Service DeliveryService Delivery ITSMITSM Service DeliveryService Delivery IT Gov Management Management Biztalk / WinFXBiztalk / WinFX Porque Microsoft? Base instaladaBase instalada FamiliarFamiliar Você já ter!Você já ter!

21 O importante é ter um alinhamento com a área de negócios para prover as Visões/Missões bem claras para definir sua Estratégia! Implementação: Planejamento Visões de Futuro Estratégias Fatores Críticos de Sucesso Indicadores de Desempenho Critérios de Avaliação

22 AutomatizarOtimizarImplementar Implementação: Roadmap Definir Definição de Processos Melhores Práticas Métodos de Governança Comunicação Implementar aplicações de suporte de suporte Viabilizar métodos de colaboração Frameworks Definir Roadmap

23 Primeiros Passos… Início do Planejamento –Apoio da alta gerência (top-down approach) –Reuniões de Kick-off (1~2 horas) –Discutir e definir objetivos e necessidades específicas –Apresentações focadas nas necessidadades e demonstrações do plano para ampliar o time de stakeholders –Definir diferentes abordagens –TER UMA ESTRATÉGIA!!

24 Resumo Gerenciamento –Frameworks de processos –Métricas Relevantes –Integração como processos operacionais de TI Ferramentas –Medição de performance –Gestão de projeto e portfolio –Integração com sistemas do ITSM –Infra-estrutura –Integração com sistemas de gerenciamento Decidir Medir Definir Metas Alocar PPMO Inicativas e Mudanças ITSM Service Delivery Gov TI Gerenciamento

25 Mais informações Academia de Gerenciamento do TechnetAcademia de Gerenciamento do Technet Blog: ITSMF Capítulo Brasil Capítulo Brasil ITGI ISACA

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31 © 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. O propósito desta apresentação é apenas informativa. Microsoft não faz nenhuma garantia expressa ou implícita nesta apresentação. Seu potencial. Nossa inspiração. MR


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