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Objectivos Reconhecer a evolução histórica dos ambientes gráficos Compreender a importância da ergonomia e de outros componentes de cariz sensorial (o.

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Apresentação em tema: "Objectivos Reconhecer a evolução histórica dos ambientes gráficos Compreender a importância da ergonomia e de outros componentes de cariz sensorial (o."— Transcrição da apresentação:

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2 Objectivos Reconhecer a evolução histórica dos ambientes gráficos Compreender a importância da ergonomia e de outros componentes de cariz sensorial (o som e, eventualmente, o tacto) para além da imagem, na interface homem-máquina Compreender o conceito de realidade virtual Identificar situações de realidade virtual Distinguir realidade virtual imersiva de não imersiva Compreender o conceito de interactividade Identificar componentes de comportamento ou técnicas associadas ao conceito de interactividade

3 Objectivos Conhecer um ou mais modelos de caracterização de tipos e níveis de interactividade Identificar os diferentes tipos e níveis de interactividade segundo uma classificação Caracterizar os diferentes tipos de interactividade Relacionar os diferentes tipos de interactividade com o ambiente de trabalho Identificar objectos ou soluções múltiplos que sirvam de exemplo a cada uma das classificações estudadas Reconhecer características de interactividade em soluções informáticas online e offline Identificar componentes de interactividade em produtos digitais Idealizar soluções temáticas capazes de dar resposta a problemas de interactividade

4 Aulas Apresentação dos conceitos Apresentação dos exemplos Discussão dos tópicos Apresentação dos programas para aplicação Trabalho para aplicação e apresentação Programas para aplicação Programas com possibilidades interactivas a vários níveis, para aplicação e apresentação dos conceitos e desenvolvimento dos temas a explorar. Livro recomendado: Aplicações Informáticas B, 11º, Porto Editora Dalila Fonseca, Deolinda Pacheco, Fernando Marques e Ricardo Soares

5 Interactividade – o que é? Blogs? Wikis? http://www.ted.com/talks/jimmy_wales_on_th e_birth_of_wikipedia.html http://www.ted.com/talks/jimmy_wales_on_th e_birth_of_wikipedia.html Redes sociais? – Google Wave http://www.youtube.com/watch?v=p6pgxLaDdQw&feature=rel ated http://www.youtube.com/watch?v=p6pgxLaDdQw&feature=rel ated Jogos online? Simuladores? http://www.ted.com/talks/lang/eng/pattie_mae s_demos_the_sixth_sense.html http://www.ted.com/talks/lang/eng/pattie_mae s_demos_the_sixth_sense.html

6 Realidade virtual? Google Wave Second Life http://haldenbeaumont.blip.tv/ Visible Body http://www.visiblebody.com/ Museus virtuais Simulação


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