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Projeto PERMANÊNCIA: Um novo olhar sobre a evasão no Ensino Superior

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Apresentação em tema: "Projeto PERMANÊNCIA: Um novo olhar sobre a evasão no Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto PERMANÊNCIA: Um novo olhar sobre a evasão no Ensino Superior
Pró-reitora de Ensino Pró-Reitoria de Planejamento e Administração ICSA /ICHLA/ ICET /ICS

2 Como se inicia esse processo..? De onde partimos?
Análise dos processos de gestão acadêmica- especificamente dos processo de cancelamentos.

3 Mapeamento dos registros e justificativas para os cancelamentos...
Tabulação dos dados do último semestre...

4 ICET

5 Título > Subtítulo > Nome slide

6 ICS Título > Subtítulo > Nome slide

7 ICSA

8 PENSAR... DISCUTIR...ANALISAR.

9 A proposta. O Projeto PERMANÊNCIA

10 Práticas institucionais:
Mudança de enfoque: permanência; Personalização e humanização do atendimento; Reorganização do sistema de atendimento; Interlocução aluno- universidade;

11 Projeto de PERMANÊNCIA
Objetivos: Detectar e analisar as razões apontadas para o desligamento/cancelamento, solicitado pelo acadêmico; Propor e encaminhar, ações práticas à permanência desse aluno. Utilizar os setores já existentes para suporte ao acadêmico – NAPEG / CIP / SETOR FINANCEIRO;

12 F L U X O – Solicitação de cancelamento
Encaminhamento aos setores responsáveis

13 O pensar – como construção coletiva;
O PENSAR e o FAZER... O pensar – como construção coletiva; O fazer como prática institucional; Trabalho integrado e colaborativo; Princípio da escuta e do diálogo; Sensibilização a proposta- formação de coordenadores;

14 Por onde andamos..? 1 ano de Projeto- Avaliação e reavaliação de processos; Resultados até o momento: diminuição significativa das solicitações de cancelamento; reversão significativa das solicitações; Mapeamento estratégico, tanto do ponto de vista financeiro, como do processo como um todo junto ao GT; Mapeamento e análise de resultados; impacto. Mais importante: prática institucional alinhada ao PDI/PPI e a todos os processos que regulam a Universidade: A permanência do aluno, pelo viés do entendimento de uma formação integral, dentro da especificidade de cada sujeito.

15 “Quando os modelos formais se revelam insuficientes estabelece-se a crise: mas crise, realmente, só existe uma, a da lógica formal, até então utilizada com o caráter de única espécie de lógica.” VIEIRA PINTO, 2009


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