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A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-MODERNIDADE Foz do Iguaçu/2008 Prof. Dr. Manoel Tubino.

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1 A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-MODERNIDADE Foz do Iguaçu/2008 Prof. Dr. Manoel Tubino

2 EF-Contemp-01EF-Contemp-01 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA TRANSFORMAÇÕESTRANSFORMAÇÕES NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO)NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO) NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS)NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS) INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC)INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC) FORMAS DE TRABALHOFORMAS DE TRABALHO FUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICAFUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICA COMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADECOMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADE NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO)NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO) NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS)NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS) INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC)INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC) FORMAS DE TRABALHOFORMAS DE TRABALHO FUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICAFUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICA COMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADECOMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADE

3 EF-Contemp-02EF-Contemp-02 MANIFESTO MUNDIAL FIEP 2000 DE EDUCAÇÃO FÍSICA O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Art. 2 - A Educação Física, como direito de todas as pessoas, é um processo de Educação, seja por vias formais ou não-formais, Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados;Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados; Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos;Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos; Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física;Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física; Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer;Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer; Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania;Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania; CONSTITUI-SE num meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Art. 2 - A Educação Física, como direito de todas as pessoas, é um processo de Educação, seja por vias formais ou não-formais, Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados;Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados; Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos;Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos; Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física;Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física; Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer;Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer; Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania;Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania; CONSTITUI-SE num meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.

4 EF-Contemp-03 ABRANGÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA ANTES ATUAL (como Direito) Principalmente ESCOLAS PARA TODOS Crianças (Escola e fora da Escola)Crianças (Escola e fora da Escola) JovensJovens AdultosAdultos DeficientesDeficientes IdososIdososetc

5 EF-Contemp-04 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA INTERDISICIPLINAR Tem relações com: A CULTURAA CULTURA A EDUCAÇÃOA EDUCAÇÃO A CIÊNCIAA CIÊNCIA A SAÚDEA SAÚDE O ESPORTEO ESPORTE O LAZERO LAZER O TURISMOO TURISMO

6 EF-Contemp-05 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA MÉTODOS FORMAS DE TRABALHO

7 EF-Contemp-06 CONCEITO DE CULTURA FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL REFERÊNCIASREFERÊNCIAS MANIFESTAÇÕESMANIFESTAÇÕES FUNDAMENTOFUNDAMENTO O Corpo (primeira experiência cosmológica) A Motricidade O Esporte A Dança O Ócio Ativo A Prática Esportiva A Educação Física

8 CULTURA FÍSICA OU CULTURA ESPORTIVA OU CULTURA FÍSICA/ESPORTIVA Expressa uma Relação Esporte/Estado/SociedadeExpressa uma Relação Esporte/Estado/Sociedade PRESSUPOSTOPRESSUPOSTO O exercício do Direito de Todos às práticas esportivas e à Educação FísicaO exercício do Direito de Todos às práticas esportivas e à Educação Física FUNDAMENTOSFUNDAMENTOS A Educação Física/EsporteA Educação Física/Esporte MANIFESTAÇÕESMANIFESTAÇÕES Práticas nasPráticas nasdimensõessociais do Esporte BRASILIA-01 REFERÊNCIASREFERÊNCIAS O CorpoO Corpo A Motricidade HumanaA Motricidade Humana O Estilo de Vida AtivoO Estilo de Vida Ativo ÁREAS DE CONEXÃOÁREAS DE CONEXÃO Cultura / Educação / Saúde / Lazer / Ciência / TurismoCultura / Educação / Saúde / Lazer / Ciência / Turismo Esporte-EducaçãoEsporte-Lazer Esporte de Desempenho Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte de Rendimento Esporte de Alto rendimento

9 RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO E SOCIEDADE BRASILIA-02 SOCIEDADE Coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar finalidades comuns. ESTADO Prolongamento da Sociedade numa forma política, com um dinamismo resultante da relação governo-governado para o bem comum da própria sociedade. BENS PÚBLICOS Expressam os objetivos do Estado. ESPORTE Constituem-se num bem público. O ESPORTE PODE SER UM BEM PÚBLICO DOS MAIS EFETIVOS DA INTERATUAÇÃO DO ESTADOCOM A SOCIEDADEO ESPORTE PODE SER UM BEM PÚBLICO DOS MAIS EFETIVOS DA INTERATUAÇÃO DO ESTADOCOM A SOCIEDADE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS SÃO O PONTO DE PARTIDA PARA A RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO- SOCIEDADEAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS SÃO O PONTO DE PARTIDA PARA A RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO- SOCIEDADE

10 O DIREITO DE TODOS AO ESPORTE Contemplado Internacionalmente Contemplado Nacionalmente Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978)Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978) Manifesto Mundial de Educação Física FIEP 2000Manifesto Mundial de Educação Física FIEP 2000 Art. 217 (caput) da Constituição Federal de 1988Art. 217 (caput) da Constituição Federal de 1988 PPE-03

11 ESPORTEESPORTE Fenômeno sócio-cultural, que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial e que, nas suas diferentes formas, contribui para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que o torna num dos meios mais eficazes para a convivência humana.Fenômeno sócio-cultural, que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial e que, nas suas diferentes formas, contribui para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que o torna num dos meios mais eficazes para a convivência humana. Homo SportivusHomo SportivusPPL-15

12 EF-Contemp-10 O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPLADO INTERNACIONALMENTE MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FIEP 2000MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FIEP 2000 CONTEMPLADO NACIONALMENTE CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONFEF 2000CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONFEF 2000

13 EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS)ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS) SUECASUECA ALEMÃALEMÃ FRANCESAFRANCESA DEPOIS DE 1950DEPOIS DE 1950 VENTOSVENTOS PSICOMOTRICIDADEPSICOMOTRICIDADE INICIAÇÃO CIENTÍFICAINICIAÇÃO CIENTÍFICA ESPORTE PARA TODOSESPORTE PARA TODOS MEDIDAS CORPORAISMEDIDAS CORPORAIS DESENVOLVIMENTO MOTOR / CONTROLE MOTORDESENVOLVIMENTO MOTOR / CONTROLE MOTOR EDUCAÇÃO FÍSICA DE ADULTOSEDUCAÇÃO FÍSICA DE ADULTOS APTIDÃO FÍSICAAPTIDÃO FÍSICA ANÁLISE DE ENSINOANÁLISE DE ENSINO ÉTICA-A-09

14 EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE TEORIA PEDAGÓGICA DE OMMO GRUPPETEORIA PEDAGÓGICA DE OMMO GRUPPE TEORIA PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOUCH (CRENÇA DO MOVIMENTO HUMANO)TEORIA PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOUCH (CRENÇA DO MOVIMENTO HUMANO) TEORIA ANTROPOLÓGICA-CULTURAL DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGALTEORIA ANTROPOLÓGICA-CULTURAL DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL TEORIA PRAXEOLÓGICA DE PIERRE PARLEBAS (PRAXEOLOGIA MATRIZ)TEORIA PRAXEOLÓGICA DE PIERRE PARLEBAS (PRAXEOLOGIA MATRIZ) CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIOCIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIO CIÊNCIA DO ESPORTE DE HERBERT HAAGCIÊNCIA DO ESPORTE DE HERBERT HAAG TEORIA DO DIREITO AO ESPORTE – MANOEL TUBINOTEORIA DO DIREITO AO ESPORTE – MANOEL TUBINO ÉTICA-A-10

15 ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Referência Manifesto Mundial da Educação Física – FIEP 2000 Premissa Direito de Todos à Educação Física Relações da Educação Física Compromissos da Educação Física EducaçãoCulturaEsporteLazerCiênciaTurismoSaúde Exclusão Social Países Subdesenvolvidos Pessoas com Necessidades Especiais Meio Ambiente Cultura da Paz ETICA-A-13

16 ÉTICA NO ESPORTE 2 VERTENTES Ética da Convivência Ética do Pressuposto do Direito de Todos ao Esporte Esporte- Educação Esporte- Lazer Esporte de Rendimento Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte de Rendimento Esporte de Alto Rendimento ETICA-A-14

17 VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) REFERÊNCIAS PRINCIPAIS JOFFRE DUMAZEDIERJOFFRE DUMAZEDIER DOMENICO DE MASIDOMENICO DE MASI (o lazer é um produto central da civilização contemporânea/1962) Vers une Civilization du LoisierVers une Civilization du Loisier A Revolução Cultural do Tempo LivreA Revolução Cultural do Tempo Livre A Emoção é a RegraA Emoção é a Regra O Ócio CriativoO Ócio Criativo Criatividade e Grupos CriativosCriatividade e Grupos CriativosPPL-05

18 TENDÊNCIAS DO LAZER EM PAÍSES DESENVOLVIDOS MÍDIAMÍDIA Transformaram-se em Necessidades (inclusive nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento) Transformaram-se em Necessidades (inclusive nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento) PPL-08

19 ESTILO DE VIDA (DESEJÁVEL) ESTILO DE VIDA ATIVO ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO ADEQUADA HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ADEQUADOS + + EsporteLazer Ativ. Culturais etc + SonoTrabalhoRepousoetc QV-A-25

20 ESTILO DE VIDA ATIVO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO P/A SAÚDE EDUCAÇÃO P/O ESPORTE EDUCAÇÃO P/O LAZER QV-A-26

21 Extras-003 Muito obrigado!


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