A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A soma do dobro de um número com 5 é igual a 21. Determina o número. EQUAÇÃO: Representando por x esse número, temos em linguagem matemática: Igualdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A soma do dobro de um número com 5 é igual a 21. Determina o número. EQUAÇÃO: Representando por x esse número, temos em linguagem matemática: Igualdade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A soma do dobro de um número com 5 é igual a 21. Determina o número. EQUAÇÃO: Representando por x esse número, temos em linguagem matemática: Igualdade onde figuram uma ou mais letras que representam valores desconhecidos.

4 Exercício 44, página 211 De entre as seguintes expressões com variáveis, identifica as equações:

5 A letra que representa o valor desconhecido, chama-se incógnita. Na equação 2x+5=21 a incógnita é x. Resolver uma equação é descobrir o valor ou valores que colocados no lugar da incógnita, tornam a igualdade verdadeira. Cada um desses valores chama-se SOLUÇÃO ou RAIZ da equação. Na equação 2x+5=21 a solução é 8. Ao conjunto das soluções de uma equação chama-se CONJUNTO-SOLUÇÃO. Pode representar-se por S ou C.S. Para a equação 2x+5=21, temos:

6 Na equação: temos: 1º membro 1º membro: 3x-6 2º membro 2º membro: 4-8x+x termos: 3x ; -6 ; 4 ; -8x e x termos com incógnita: 3x ; -8x e x termos sem incógnita: -6 e 4

7 Duas equações equivalentes podem ligar-se pelo símbolo que se lê: é equivalente a. Logo: Duas equações dizem-se EQUIVALENTES quando têm o mesmo conjunto-solução. Por exemplo as equações: são equivalentes uma vez que, para ambas:


Carregar ppt "A soma do dobro de um número com 5 é igual a 21. Determina o número. EQUAÇÃO: Representando por x esse número, temos em linguagem matemática: Igualdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google