A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 3 COPERVALE Cooperativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 3 COPERVALE Cooperativa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 3 COPERVALE Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande 2012/2013

3 1. A preparação: é importante a mobilização do aluno, a problemati­ zação do conteúdo, o contato com alguma representação do meio a ser estudado (textos, mapas, fotos). 2. A realização do trabalho: consiste na observação, registro, descri­ção e coleta de informações. 3. Exploração do trabalho em sala de aula: o retorno à sala de aula é bastante importante, pois a partir da síntese e da exposição dos resultados pode-se dar continuidade à atividade. (CAVALCANTI, 2002, p.91) A METODOLOGIA

4 COOPERVALE: espaço alfabetizador O que é uma cooperativa? Bandeira Valores do cooperativismo: um deve ajudar o outro ter responsabilidade ser solidário participar de maneira igual ter honestidade Símbolo ANTES DA VISITA Atividade realizada pelos pibidianos.

5 Saída da escola no trenzinho DURANTE A VISITA Palestra

6 Conhecendo o espaço externo Encerramento das atividades na COPERVALE

7 Depois de realizada a atividade, é fundamental que o professor encontre propostas para que os alunos organizem as informações que obtiveram, sistematizando interpretações, teorias, dados, materiais e propostas para problemas detectados, atribuindo a esse trabalho uma função social, isto é, conhecimentos que possam ser socializados e compartilhados com outras pessoas (livro, jornal, exposição, mostra). Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 64) Atividades após a visita

8 Produto: ______________________ Empresa: _____________________ Fabricado por: _________________ Data de fabricação: ___/____/_____ Data de validade: ___/____/______ Peso: ____________ Valor:_____________ Estudos Atividades após a visita

9 Confecção de uma maquete em argila Atividades após a visita

10 Confecção de uma maquete em argila Atividades após a visita

11 Valores do cooperativismo Prática coletiva e colaborativa Discussão e atividades sobre valores O fundamental é que o professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. (FREIRE, 1996, pág.52) Atividades após a visita

12 Apresentação oral dos trabalhos Atividades após a visita

13 Apresentação oral dos trabalhos Embalagens: criação do produto doce de leite Propaganda do produto criado

14 Para aprender a ler e a escrever, é importante observar, agir sobre os objetos, organizar o pensamento e situar-se no mundo, uma vez que o conhecimento advém da própria atividade da criança. (LEITE, 2005, p. 62)

15 FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo (1990). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, TAVARES, Maria Tereza Goudard. A cidade e a alfabetização das crianças das classes populares: algumas considerações. [200?]. Disponível em: rezatavarest06.rtf Acesso em: Música: Eu vou pegar o trem / Grupo Parangolè Fotos Acervo PIBID/UNIUBE REFERÊNCIAS BRASL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, Disponível em: f/livro051.pdfhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pd f/livro051.pdf. Acesso em: BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, Disponível em: s/biblioteca_professor/arquivos/5710.p dfhttp://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletra s/biblioteca_professor/arquivos/5710.p df. Acesso em: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e Letramento: contribuições para a prática pedagógica. 3ª Ed. Campina: Komedi, 2005.

16


Carregar ppt "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 3 COPERVALE Cooperativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google