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TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.

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1 TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria da Costa. (2000 a 2006) INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivos identificar no planejamento anual das séries iniciais, da Escola Básica Donícia Maria da Costa, a utilização das noções e conceitos de História: como tempo, espaço, memória e identidades. Realizar levantamento dos planejamentos das séries iniciais,identificando como os professores encaminham o trabalho com os conceitos, enfim, as atividades são planejadas. Objetivo geral: Identificar no planejamento anual das séries iniciais, da Escola Básica Donícia Maria da Costa, a utilização das noções e conceitos de História: como tempo, espaço, memória e identidades (2000 a 2006). Objetivos específicos: Realizar o levantamento dos planejamentos das séries iniciais, de 2000 a 2006. Identificar a origem, autoria, datação e os aspectos relacionados à sua forma e conteúdo em relação ao tema proposto. Realizar uma análise (contexto e crítica) da documentação selecionada. Destacando como os professores encaminham o trabalho com os conceitos, enfim, as atividades são planejadas. Apontar a utilização das noções de História segundo as matrizes de produção de conhecimento. METODOLOGIA Visando perceber como foram construídos os planejamentos centramos nas fontes escritas, os recursos, as estratégias que utilizam e de que forma conseguem aplicar o que propõem no planejamento. Assim buscamos perceber como as noções de tempo e memória são trabalhadas e problematizadas nos documentos. Para realizar a pesquisa fizemos o levantamento da documentação deste período, bem como a sua classificação. Na seqüência realizamos o registro em fichas, com a identificação e explicação dos documentos e descrição do conteúdo, objetivo, metodologia. A utilização dos conceitos históricos de tempo, espaço, memória e cultura foram transcritos RESULTADOS A partir desta pesquisa foi possível organizar os planejamentos analisados, fazendo com que encontrássemos diferentes formas de entendimento e elaboração de um planejamento de aula, que tinham com base os PCNs. Foi possível darmos início a um trabalho que pouco é desenvolvido em Santa Catarina, ficando assim a necessidade de continuidade para maior aprofundamento para resultados ainda mais importantes na área de História. CONCLUSÕES Durante este projeto de pesquisa foi possível perceber que são concepções e interpretações adversas que acabam fazendo com que realidades das aulas e dos professores de história se contradizem com o que diz os PCNs e muitas vezes até mesmo com o que os próprios professores colocaram em seus planejamentos de aula. Encontramos pontos negativos quando buscamos nos planejamentos escritos, mas que na prática não vem sendo aplicado. A questão de tempo e espaço acaba sendo interpretada de forma incorreta, prevalecendo à idéia de que a humanidade se constitui num todo que evolui a partir de causas e efeitos comuns, fazendo com que se perca o objetivo real do ensino de História. Planejar implica na possibilidade de mudança, um planejamento fundamentado, com objetivos específicos faz com que a prática possa mudar a realidade. Para PIAGET ( O possível e O necessário p.7) apud VASCONCELLOS (1995, P. 27) “É evidente, como efeito, que a atualização de uma ação ou de uma idéia pressupõe que antes de tudo eles tenham sido tornadas ‘possíveis’...” BIBLIOGRAFIAS BITTENCORT, Cirse (org). O saber histórico na sala de aula: Editora Contexto, 2004. BRASIL.Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Historia, Geografia. Brasília: MEC?SEF, 1997. FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (orgs). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2002. SANTA CATARINA.Secretaria de Estado da educação e Deporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Florianópolis: Cogen, 1998. NASCIMENTO, Regina Maria Lassance. O conceito de tempo histórico na formação inicial do professor de história. Florianópolis: Universidade de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação), 2002. VASCONCELLOS, Celso. Planejamento, plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: Imaco, 1995.


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