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1 Confidential. This presentation is provided for the recipient only and cannot be reproduced or shared without Fair Isaac Corporation's express consent. © 2009 Fair Isaac Corporation. 1 Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011 Soluções Para Seguros com Uso de Analíticos SAMY HAZAN PLANEJAMENTO CORPORATIVO MARÍTIMA SEGUROS 1º de Fevereiro, 2011

2 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 2 Para Onde Caminha o Brasil? »Fonte: Susep Brasil é a bola da vez! »Fundamentos da economia sob controle. »Solidez do setor financeiro, melhoria geral da percepção dos investidores sobre os riscos associados ao país. »Aumento da renda média e conseqüente aumento da massa salarial do país »Boom imobiliário »Crescimento do mercado formal de trabalho »O impulsionador do consumo foi o avanço da classe C e a »Expansão do crédito ao consumidor

3 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 3 Brazil forward HSM – Management, Nov I dont remember of any period that might have been so promising for Brazil... You can feel something like an energy in the air…

4 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 4 A equação do Crescimento – Circulo Virtuoso SOCIAL 1 HABITACIONAL 2 EDUCACIONAL 3 BANCÁRIA 4 DIGITAL 5 SECURITÁRIA 6 INCLUSÕES

5 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 5 © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 5 Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011

6 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 6 *Fonte: LIMRA INTERNATIONAL Mercado de Seguros Spectrum da maturidade dos mercados Fase I II III IV Maturidade de Mercado/Maior Concorrência Canais múltiplos de distribuição Expansão leque produtos Aumento da Regulamentação Emergentes Mercados maduros Aumento dos requerimentos de capital e margem de solvência Vietnã, Índia I EUA I Austrália, Reino Unido I Brasil Aumento das exigências de monitoramento sobre clientes (PF e PJ)

7 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 7 5º Economia Mundial Seguros Gerais Brasil (sem Saúde) Conscientização e Consumo por Classe Social, % do PIB Average market forecast and Susep forecast O lócus do crescimento e do otimismo do mercado mudou permanentemente para as economias emergentes

8 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 8 Fonte: SUSEP / ANS

9 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 9 © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 9 Mercado Brasileiro de Seguros de Danos (não vida)

10 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 10 Eventos relativos ao Mercado Segurador Brasileiro »Os Jogos Olímpicos de 2016 impulsionaram o gasto público com projetos de infra- estrutura, ajudando a elevar os níveis de emprego e de renda, além de impulsionar o mercado segurador. »O Rio de Janeiro, como sede da Copa do Mundo de 2014, alavancará investimentos em infra-estrutura e saúde do trabalho. »A fragilidade dos Estados Unidos e do Euro prejudicarão os níveis de exportação. No entanto, a demanda chinesa impulsionará o crescimento tanto neste quanto no próximo ano. »A entrada do Banco do Brasil no mercado (com sua nova parceira Mapfre) poderá desencadear pressões competitivas. »A fusão Itaú/Unibanco faz parte de um cenário de mudanças competitivas »A fusão entre Porto Seguro e Itaú Unibanco para as operações de seguros residenciais e de veículos tornou a empresa a maior seguradora do Brasil nesses dois segmentos, com mais de 3 milhões de apólices de veículos e mais de 1 milhão de apólices residenciais, além de se transformar na terceira maior seguradora do Brasil em termos gerais. *Fonte: Business Monitor International, Brazil Insurance Report Q1 2011, Novembro 2010 *Fonte: Mondaq, Brazil: Growing Pains In A Newly "Opened" Reinsurance Market, Março 2010

11 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 11 Panorama Segurador Brasileiro – Um olhar sobre 2010

12 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 12 © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 12 Mercado Brasileiro de Seguros de Vida

13 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 13 A Equação do Crescimento Mercado Atual Baixo índice penetração; 25o lugar no ranking mundial; Diversos riscos não cobertos. Nova Demografia População estimada em 250 milhões no ano 2050 ** População jovem integra força trabalho; Maior qualidade de vida. Nova Economia Avanço sustentado da classe média; Expansão do crédito; Deficiências/restrições das Políticas Públicas para Previdência Social Forte Perspectiva Maior conscientização dos brasileiros; Maior demanda; Produtos mais sofisticados; Desenvolvimento Micro-seguros. Samy Hazan

14 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 14 »Fonte: Susep Representa 57,3% do total arrecadado no mercado de seguros mundial Montante de US$ 2,332 trilhões contra US$ 1,735 trilhão de Seguro de Danos em 2009 A carteira de vida representa : 51% no mercado brasileiro 58% nos países do primeiro mundo 53,5% nos países emergentes *Fonte - IRB

15 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 15 »Fonte: Susep

16 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 16 Seguro de Vida no Brasil – Um olhar sobre 2010

17 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 17 Questões Chave do mercado e Principais Ameaças »Crescente custo da regulamentação; »Solvência II – Novos (mais) requerimento de capital; »Novo padrão internacional de contabilidade – IFRS; »Riscos emergentes (cibernético, mudança climática; longevidade; mídia; outros); »Redução da Receita Financeira no Longo Prazo » Implicação: indústria deve estar preparada para operar em ambiente de ganhos financeiros menores + » Necessidade de melhorar a eficiência operacional

18 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 18 As mudanças na conjuntura… Para poder fazer frente aos novos desafios do mercado, as seguradoras estão reforçando significativamente os esforços para melhorar sua eficiência operacional. *Fonte: BACEN e IBGE 1.Queda das taxas de juros e inflação; 2.Incremento dos salários; 3.Maior pressão da concorrência sobre os preços. 1.Menor rentabilidade financeira das seguradoras, o que obriga a melhorar o índice combinado; 2.Necessidade de melhorar a eficiência operacional para manter/reduzir custos de operação; 3.Necessidade de reduzir custos e de inovar em produtos e serviços. … afetarão diretamente as companhias

19 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 19 Maior Eficiência da Operação »Visão mais granular dos Clientes »Melhor desempenho da Sinistralidade »Melhor Gestão Integrada de Riscos »Melhora no Combined Ratio

20 Confidential. This presentation is provided for the recipient only and cannot be reproduced or shared without Fair Isaac Corporation's express consent. © 2009 Fair Isaac Corporation. 20 OBRIGADO! SAMY HAZAN – MARÍTIMA SEGUROS TWITTER: samyseg ou


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