A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira

2 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO FINANCEIRA CONTABILIDADE ACI : ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO- FINANCEIRA Módulo Contabilidade e Finanças

3 Gestão Financeira Estudo Viabilidade Econômica Financeiro Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Atividade Operacional Atividade Investimento Atividade Financeira

4 Gestão Financeira PLAYBACK VALOR PRESENTE LÍQUIDO TAXA INTERNA DE RETORNO

5 Gestão Financeira Estudo de Viabilidade Econômico Financeiro Tem como objetivo avaliar o plano de investimento a ser realizado, demonstrando a viabilidade ou inviabilidade do proje to.

6 Gestão Financeira É pré-requisito para a obtenção de financiamento, resguardando a instituição financeira na tomada de decisão para a liberação de crédito.

7 Gestão Financeira Do ponto de vista da análise econômico financeira, um projeto de investimento é qualquer atividade produtiva de vida limitada, que implique na mobilização de alguns recursos na forma de bens de produção, em determinado momento, na expectativa de gerar recursos futuros oriundos da produção. Esse tipo de conceituação pressupõe a possibilidade de quantificação monetária dos insumos e produtos associados ao projeto. (NORONHA e DUARTE, 1995).

8 Gestão Financeira Um dos modelos dessa analise mais utilizado é a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). DFC DFC – Se tornou obrigatória no Brasil com a criação da Lei n.º , desde então todos os profissionais que fazem parte do ambiente empresarial precisam conhecer. Seu principal objetivo é evidenciar variações ocorridas no disponível das empresas entre um determinado período de tempo.

9 Gestão Financeira Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

10 Gestão Financeira I I - Atividades Operacionais; II - Atividades de Investimento; III - Atividades de Financiamento fonte: portadecontabilidade

11 Gestão Financeira Atividades Operacionais Atividades Operacionais - são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

12 Gestão Financeira Atividades de Investimento Atividades de Investimento - são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

13 Gestão Financeira Atividade de Financiamento -. Atividade de Financiamento - são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

14 Gestão Financeira

15 PlayBack – PlayBack – corresponde ao periodo de recuperação do investimento, em geral em anos, através do fluxo de caixa gerado pelo projeto, considerando prioritário o período de recuperação do investimento.

16 Gestão Financeira FLUXO DE CAIXA DO INVESTIMENTO ANO EMPRESA AEMPRESA B FLUXO DE CAIXAA RECUPERARFLUXO DE CAIXAA RECUPERAR PLAYBACK2,5 ANOS4 ANOS

17 Gestão Financeira Valor Presente Liquido (VPL) – Valor Presente Liquido (VPL) – Mede a riqueza gerada por um determinado ativo e valores atuais, utilizado para calcular atratividade de investimentos.

18 Gestão Financeira (VPL) - (VPL) - é o valor presente de retornos futuros de um projeto de investimento menos o custo dos investimentos, em termos de fluxo de caixa, descontados ao custo de capital da empresa. FORMULA : VPL= (-) Valor investimento + valo ano 1 + valo ano 2 + valo ano 3 (1 + i )² (1 + i) ³ (1+i) (1 + i )² (1 + i) ³

19 Gestão Financeira Ex: Ex: A empresa Fast Food está considerando dois tipos de investimento excludentes, ambos com um custo inicial de R$ 5.000, com os seguintes fluxo de caixa sendo custo de capital da empresa taxa 10%.

20 Gestão Financeira ANOPROJETO APROJETO B

21 Gestão Financeira PROJETO AVPL = = =1.818, , ,97= (1 + 0,10)(1 + 0,10)²(1 + 0,10)³ 424, , ,00 = 424,78 PROJETO BVPL = 5000 = =2.727, , ,97 (1 + 0,10)(1 + 0,10)²(1 + 0,10)³ 508, , ,00 = 508,13

22 Gestão Financeira PROJETO APROJETO B VPL424,78508,13 PLAY BACK2 ANOS

23 Gestão Financeira Taxa Interna Retorno – Taxa Interna Retorno – é definida como taxa esperada de retorno sobre um investimento. Para aplicação do método devemos estimar os valores real das entradas e saídas de caixa.

24 Gestão Financeira PROJETO AVPL = 5000 = =14,92% (1 + TIR)(1 + TIR)²(1 + TIR)³ PROJETO BVPL = 5000 = =16,46% (1 + TIR)(1 + TIR)²(1 + TIR)³

25 Gestão Financeira Outras técnicas também são importantes, pois complementam as ferramentas do modelo DFC, como é o caso da Análise do Ponto de Equilíbrio (PE), que representa o ponto mínimo de operação de um negócio, empresa ou projeto.

26 Gestão Financeira Portanto concluímos que os dois projetos são aceitáveis, pois o TRI deles supera 10% do custo de capital da empresas, a TIR do projeto B e superior e melhor.

27 Gestão Financeira para saber o impacto desta variação nos indicadores de viabilidade, passando pela análise de pontos de mudança de decisão, até uma medida de risco representada pela probabilidade de viabilidade dos projetos.

28 Gestão Financeira A consideração de condições de incerteza na análise se faz necessária. Para isso, tem-se a possibilidade de fazer uma análise de sensibilidade, que vai desde a atribuição discreta de valores a certas variáveis.

29 ATIVIDADE 1 - O que determina que a análise de viabilidade seja favorável e desfavorável em um investimento? Explique: 2 - O que taxa interna de retorno? 3 – Defina valor presente líquido ?

30 ATIVIDADE Entrega: 23/11/2013 até às 23:00h às 23:00h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

31 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat dia no horário: 14/11/2013 das 19:00 às 20:30 Hrs Chat dia no horário: 14/11/2013 das 19:00 às 20:30 Hrs


Carregar ppt "FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google