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DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Claude René Tarrit Luciane Hilú Raquel Pasternak Glitz Kowalski ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO POR MEIO.

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1 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Claude René Tarrit Luciane Hilú Raquel Pasternak Glitz Kowalski ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO POR MEIO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Projeto MAAPEA: Módulo de Análise e de Acompanhamento do Percurso de Estudo do Aluno Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Lille 1 – Lab. Trigone

2 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Sumário Contexto geral - Complexidade Sistemas complexos O modelo ecológico Visão sistêmica e modelo ecológico O que entendemos como dispositivo? O contexto ecológico do AVA As tensões no contexto do AVA Estudar usando um AVA na internet – tensões Acompanhamento versus AVA Acompanhamento - Dispositivo(s) Acompanhamento Ações O AVA é o artefato central do dispositivo? (1/2) O AVA é o artefato central do dispositivo? (2/2) O Professor central no dispositivo? Auxiliar o Professor : Traced-Based System Professor  Plano de Trabalho  Rastro Conclusão Eureka nº Acesso na PUCPR

3 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA "Precisaria ensinar os princípios estratégicos, que permitem afrontar aleas, o inesperado e o incerto, e modificar seu desenvolvimento em virtude das informações adquiridas durante o percurso. É preciso aprender navegar em um oceano de incertezas através dos arquipélagos de certezas". Um papel do acompanhamento dos discentes é proporcionar indicações nas informações no caminho do conhecimento. Criando uma "perturbação" sistêmica na aquisição desse conhecimento, ele alimenta os princípios estratégicos cognitivos, metacognitivos... oferecendo orientações rumo ao "oceano de incertezas". Edgar Morin Contexto geral - Complexidade

4 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Sistemas complexos Nesta apresentação situamos a problemática complexa (Le Moigne, Simon) dentro de um modelo ecológico, antropocentrado (Rabardel) Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. « Formulação de problemas = Formulação de projetos » Resolver o problema < Pontuar o problema « Formulação de problemas = Formulação de projetos » Resolver o problema < Pontuar o problema Sistema de finalização Sistema de inteligência concepção Sistema de coordenação seleção Sistema de informação Sistema Operando Le Moigne

5 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA O modelo ecológico Modelo ecológico Visão sistêmica FenomenologiaConstrutivismo Perspectivas Os sistemas complexos Equilíbrio precário entre “stasis” (estabilidade) e entropia. Bronfenbrenner, Eileen S. Johnson

6 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Macroestrutura: contexto mais afastado do ensino / aprendizagem – cultura, política educacional Mesoestrutura: contexto mais próximo – nível institucional, tipo/nível do curso... Objetivos gerais educacionais Microestrutura: contexto direto, RH, condições espaço-temporais, natureza do dispositivo Desenvolvimento pessoal = Processo de adestramento do seu ambiente __________________ Para Urie Bronfenbrenner, o ambiente se concebe num conjunto de estruturas concêntricas que têm entre elas ou nelas relações funcionais de força variáveis. Desenvolvimento pessoal = Processo de adestramento do seu ambiente __________________ Para Urie Bronfenbrenner, o ambiente se concebe num conjunto de estruturas concêntricas que têm entre elas ou nelas relações funcionais de força variáveis. Visão sistêmica - modelo ecológico

7 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Características de dispositivo - Virtual, não finalizado e aberto; - Articulatório, enquadramento da experiência (coerência), ponto de vista semântico (volta verbalizada na vivência) e causalidade; - Auto-referência, conscientização da vivência, do percurso das influências. Características de dispositivo - Virtual, não finalizado e aberto; - Articulatório, enquadramento da experiência (coerência), ponto de vista semântico (volta verbalizada na vivência) e causalidade; - Auto-referência, conscientização da vivência, do percurso das influências. O que entendemos por dispositivo? Um dispositivo é Articulação e formatação de vínculos Rede de elementos de níveis diferenciados: cognitivos, afetivos, pragmáticos, técnicos... Vínculos de natureza divergentes Ambiente Virtual de Aprendizagem é componente do dispositivo Klein A & Brackelaire J-L

8 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA AVA == Microestrutura O contexto ecológico do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem e os dispositivos vinculados fazem parte do ambiente imediato do Aluno. Colocando um AVA à disposição da totalidade da instituição como ferramenta de apoio ao presencial e à EaD - uma sala / uma turma. O professor como atuante na liberação e na animação do seu espaço. AVA == “Industrialização” AVA == Individualização

9 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA AVA ------ Microestrutura As tensões no contexto do AVA Com macroestrutura –Situações trabalhistas –Situações legais –Situações de direitos autorais –Situações de telecomunicações –... Devido à institucionalização –Com as infraestruturas (TI, suporte) –Com a cultura institucional –Com a formação dos atores nas TICs –Com a abrangência do público alvo –... Devido à personalização –Do estudo –Do dispositivo de estudo –... AVA ------ “Industrialização” AVA ------ Individualização

10 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Estudar usando um AVA na Internet - Tensões Delimitar a área de conhecimento (recursos pedagógicos) Navegar na Internet Monitorar a progressão Criar seu próprio caminho Personalização Avaliar a completude dos objetivos Estudar na diversidade (recursos, objetivos, competências) Estudar na diversidade (recursos, objetivos, competências) Choquet, & al 2008

11 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Acompanhamento ----- Microestrutura Acompanhamento versus AVA Devido à individualização (Professor/aluno) –Formalização dos intercâmbios –Tempo / Aluno –Como avaliar? (fiscalizar????) –Como se situar? (em relação ao grupo, aos objetivos) –... Devido à institucionalização –Dimensionamento das infraestruturas –Multiplicação dos dispositivos (o AVA canivete suíço ou o AVA referencial?) –Limite Espaço-temporal –Formalização –... Com macroestrutura –Situações trabalhistas –Situações legais –... Acompanhamento ----- “Industrialização” Acompanhamento ----- Individualização

12 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Acompanhamento – Dispositivo(s) Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. ------ MODELOS / FOCOS Aprendizagem Ensino Roteiro Tecnológico Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. ------ MODELOS / FOCOS Aprendizagem Ensino Roteiro Tecnológico Aprendente –Fisicamente isolado (somente?) –Ativo –Atento, etc. De ensino (Pessoas recursos) –Humanizando –Guiando –Avaliando, etc. Pedagógico (Planejar) –Evidenciando os objetivos –Delimitando conceitos e conhecimentos almejados, etc. Tecnológico (AVA) –Midiatizante –Mediatizante –Organizante

13 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Acompanhamento – Ações Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. ------ MODELOS / FOCOS Aprendizagem Ensino Roteiro Tecnológico Sistema complexo Modelizar para construir a inteligibilidade e então a compreensão. ------ MODELOS / FOCOS Aprendizagem Ensino Roteiro Tecnológico Aprendente –Situar-se –Ser Seguro –Progredir De ensino (Pessoas recursos) –Reagir –Proagir –Avaliar, etc. Pedagógico (Roteiro) –Organizar –Traduzir (mídia) –Monitorar AVA –“Trabalhar pelo Professor” –Apoiar

14 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA O AVA artefato central do dispositivo? (1/2) Porque não usam as funcionalidades de acompanhamento? Engessamento, a ferramenta não é adequada, não responde à necessidade, à demanda Toma muito tempo (não previsto na carga horária) ou não permite ganhar tempo Dificuldade na organização, falta de familiaridade com as TICEs e falta de formação nas TICEs Falta de controle Enquete realizada no AVA Eureka. 48% dos usuários do Eureka com perfil de Professor responderam. Enquete realizada no AVA Eureka. 48% dos usuários do Eureka com perfil de Professor responderam.

15 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA O AVA é o artefato central do dispositivo? (2/2) Considerações - foco Professores Personalização funcional das estatísticas e relatórios –Usabilidade –Navegação a partir do módulo de acompanhamento Adequação às necessidades individuais –Visão sistêmica da evolução dos Alunos (Aluno, Turma, Disciplina e Curso) Individualização do acompanhamento –Situação contextualizada da progressão dos Alunos (em relação à turma atual e anterior quando existir) Enquete realizada no AVA Eureka. 48% dos usuários do Eureka com perfil de Professor responderam. Enquete realizada no AVA Eureka. 48% dos usuários do Eureka com perfil de Professor responderam.

16 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA O Professor central no dispositivo? De ensino (Pessoas recursos) –Humanizando –Guiando –Avaliando, etc. De ensino (Pessoas recursos) –Reagir –Proagir –Avaliar, etc. Pedagógico (Planejar) –Evidenciando os objetivos –Delimitando conceitos e conhecimentos almejados, etc. –Instigar Pedagógico (Roteiro) –Organizar –Traduzir (mídia) –Monitorar NO CONTEXTO O Professor é o transmissor, ele trabalha tanto a forma dessa transmissão quanto os fundamentos conceituais O dispositivo tecnológico existe unicamente se possui: Adoção Apropriação Uso PLANEJAMENTO O planejamento é imprescindível para guiar e levar até os fins. NO CONTEXTO O Professor é o transmissor, ele trabalha tanto a forma dessa transmissão quanto os fundamentos conceituais O dispositivo tecnológico existe unicamente se possui: Adoção Apropriação Uso PLANEJAMENTO O planejamento é imprescindível para guiar e levar até os fins.

17 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Auxiliar o Professor: Traced-Based System O rastro é o resultado da atividade para alcançar um objetivo... Ela representa o resultado “tangível” das ações elementares realizadas... no momento da realização de uma tarefa.... A atividade é o conjunto das operações humanas visando uma intenção, ela mesma composta de uma ação ou de uma série de ações...; A tarefa se decompõe em objetivos e sub-objetivos, e por fim se concretiza na forma de ações. O rastro é o resultado da atividade para alcançar um objetivo... Ela representa o resultado “tangível” das ações elementares realizadas... no momento da realização de uma tarefa.... A atividade é o conjunto das operações humanas visando uma intenção, ela mesma composta de uma ação ou de uma série de ações...; A tarefa se decompõe em objetivos e sub-objetivos, e por fim se concretiza na forma de ações. Os rastros informáticos são tratados nos sistemas com objetivo de evidenciar a atividade dos usuários. A grande dificuldade é a legibilidade e a exploração dos resultados pelos professores e alunos. Uma passagem obrigatória num processo de EAD é o planejamento prévio das atividades propostas. Esse planejamento é vinculado a um roteiro que chamamos de Plano de Trabalho.

18 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Professor  Plano de Trabalho  Rastro Influência da metodologia aplicada no momento da concepção do roteiro pedagógico sobre o dispositivo necessário a tarefas de acompanhamento. O modelo estudado é “aquisição de conceito”. Origens Reeves, Joyce e modelos de Class. instrutivista behaviorista muito preciso acadêmica extrínseca didático sem suporte sem não contemplada nenhuma Filosofia pedagógica Teoria da aprendizagem Objetivos de aprendizagem Orientação da atividade Origem da motivação Papel do professor Suporte meta-cognitivo Aprendizagem colaborativa Sensibilidade cultural Flexibilidade espaço-temporal construtivista cognitivista geral prática intrínseca guia suporte integrado exclusivo contemplada máxima Análise Dados origem-se dos modelos Modelo origem-se dos dados

19 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Conclusão Abordagem sistêmica transdisciplinar. Não se pode pensar o tema sem tocar nos dois sistemas gerais envolvidos: a máquina e o homem. O sistema não pode se limitar a recolher dados e a restituí-los, ele deve envolver os atores a fim de incorporar estas particularidades.

20 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Eureka – nº acessos PUCPR O número de acesso único, supera 5.000/dia, sendo que a média deste ano é de 9.000/dia. Cada ano o tráfego no Eureka aumenta ao menos de 20%. Dados do Google Analytics May 18, 2010 – June 17, 2010

21 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA Bronfenbrenner, U. Ecological systems theory. Annals of Child Development, 6, 187-24, 1989 Choquet C., Iksal S., Levene M., Schoonenboom J., “Users’ data: trails analysis” In: Technology-Enhanced Learning – Principles and Products. Edition: Nicolas Balacheff, Sten Ludvigsen, Ton de Jong, Ard Lazonder, Sally Barnes, Lydia Montandon, Springer Verlag 2008. Class, B. De l’éducation présentielle à l’éducation distancielle: quelques concepts et études de cas. Mémo, 2001. Morin, E. Les sept savoirs nécessaires à l'éducation du futur. Ed. Seuil UNESCO, 1999. Johnson E.S. Ecological Systems and Complexity Theory: Toward an Alternative Model of Accountability in Education. An International Journal of Complexity and Education Volume 5 (2008), Number 1, pp. 1- 10. Joyce, B., Weil, M., Calhoun, E. Models of teaching. 6th edition, Allyn & Bacon, 2000. Klein, A., Brackelaire, J-L. Le dispositif : une aide aux identités en crise. HERMES - Cognition, Communication, Politique. Directeur de la publication: Dominique WOLTON. Vol. 25. Ed. CNRS - pg 67/82 - 1999. Le Moigne, J.-L., A Teoria do Sistema Geral: Teoria da Modelização. Instituto Piaget, 1990. Paquette, G. L'ingénierie pédagogique. PUQ, 2002, 490 pages, D1162, ISBN 2-7605-1162-6 page 74. 2002. Rabardel P. 1995. Les hommes et les technologies une approche cognitive des instruments contemporains. Armand Colin, Paris. Reeves, T.C.; Reeves, P.M. Effective Dimensions of Interactive Learning on the World Wide Web. in Web-Based Instruction, Englewood Cliffs. N.J. : Educational Technology Publications, 1998. Simon, H. A. -The architecture of complexity, 1962. Tarrit, C.R. ; Caron P-A. Accompagnement des étudiants sur la plateforme Eureka de la PUCPR. Le Mans – EIAH, 2009. Tchounikine, P. Précis de recherche en ingénierie des eiah. 2009 Disponível em : http://membresliglab.imag.fr/tchounikine/Precis.html Acessado em: Jul. 2009. Yacine, Sam; Omar, Boucelma; Mohand-Saïd, Hacid. Web services customization: a composition-based approach. 2009. Bibliografia

22 DIRETORIA DE EAD / Projeto MAAPEA OBRIGADO Claude René Tarrit claude.tarrit@pucpr.br http://www.lami.pucpr.br/users/claude/index.htm O projeto MAAPEA é possível com o apoio da: Equipe EUREKA da PUCPR Diretoria de EAD da PUCPR Universidade de Lille 1 - França – Lab. Trigone claude.tarrit@pucpr.br http://www.lami.pucpr.br/users/claude/index.htm


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