A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO A organização precisa exercer suas funções econômicas produzir bens ou serviços e sua função social de dar satisfação aos seus participantes, gerando equilíbrio interno e externo A escola foi basicamente um movimento de oposição à desumanização do trabalho decorrente dos rígidos métodos científicos da Teoria Clássica.

2 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA CLÁSSICA x ABORDAGEM HUMANÍSTICA Trata a organização como máquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentuada divisão do trabalho. Confiança nas regras e regulamentos. Trata a organização como grupos humanos. Enfatiza as pessoas e grupos sociais. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia dos empregados. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.

3 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO Idéias defendidas pela Teoria das Relações Humanas: O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: produção sofre a influência do grupo de trabalho mais do que incentivos financeiros; O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: As mudanças tecnológicas e a abordagem mecanicista tentam romper essas relações sociais;

4 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO Idéias defendidas pela Teoria das Relações Humanas: A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todos. Chefes que entendam a lógica dos trabalhadores. O ser humano é motivado essencialmente pela necessidade de “estar junto”, “ser reconhecido”: Só alcança a eficiência considerando as necessidades sociais e psicológicas dos trabalhadores.

5 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL A partir dos trabalhos da Escola das Relações Humanas, a Teoria da Administração passa a apresentar novos pontos. - A abordagem comportamental (ou Behaviorista): salienta a presença das ciências do comportamento humano; busca soluções mais humanas e flexíveis para os problemas organizacionais; - adota posições explicativas e descritivas (versus normativas e prescritivas das teorias anteriores). Para muitos, representa a aplicação da Psicologia Organizacional à Administração.

6 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL - Predomina a ênfase nos indivíduos, mas dentro de um contexto organizacional. Tem sua origem na oposição da Teoria das Relações Humanas frente aos pontos tratados pela Abordagem Clássica. Comportamento: Maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.

7 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Está estruturada em novas proposições acerca da motivação humana. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas. - Aqui são apresentadas duas teorias que trabalham com a motivação humana dentro das organizações: - Hierarquia das necessidades de Maslow - Teoria dos dois fatores de Herzberg.

8 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Hierarquia das necessidades de Maslow - Abraham H. Maslow ( ) categorizou as necessidades humanas em uma hierarquia de importância, visualizada em uma pirâmide. - As necessidades humanas estão dispostas hierarquicamente (importância e diferenciação); - Pirâmide das necessidades (da base para o topo): - Ele caracterizou dois grupos de necessidades: Primárias Fisiológicas De segurança Secundárias Sociais De estima De auto-realização

9 Hierarquia das necessidades de Maslow
Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefe amigável Atividades empresariais lazer Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Necessidades Secundárias Primárias

10 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Hierarquia das necessidades de Maslow - Aspectos da Teoria da Hierarquia das Necessidades (A. Maslow) A satisfação de um nível inferior de necessidades é essencial para a revelação de um nível superior no comportamento; - O topo da pirâmide das necessidades não está ao alcance de todos; - A prioridade em satisfazer as necessidades de níveis mais baixos (monopolização do indivíduo); - Cada indivíduo possui uma multiplicidade de motivações / necessidades, interligadas entre si (efeito global e conjunto no organismo);

11 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Teoria dos 2 fatores de Herzberg - Frederick Herzberg, americano, identificou dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho: Fatores higiênicos – ou extrínsecos, Fatores motivacionais – ou intrínsecos. - Estes dois fatores são independentes.

12 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Teoria dos 2 fatores de Herzberg Fatores higiênicos – ou extrínsecos, pois estão localizados no ambiente que rodeia os indivíduos na organização. - São administrados e decididos pela empresa: - Salários - Benefícios - Tipos de supervisão, - Condições físicas e ambientais de trabalho, - Políticas da empresa, - Clima de relacionamento entre funcionários e empresa.

13 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Teoria dos 2 fatores de Herzberg Fatores higiênicos – ou extrínsecos, pois estão localizados no ambiente que rodeia os indivíduos na organização. É como o indivíduo se sente em relação à sua empresa: - quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam insatisfação dos empregados, - e quando são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados, não aumentando sua satisfação. Por este motivo, são também chamados de fatores insatisfacientes.

14 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Teoria dos 2 fatores de Herzberg Fatores motivacionais – ou intrínsecos, pois estão sob o controle do indivíduo. - Referem-se ao conteúdo do cargo e às tarefas executadas pelos empregados: - Crescimento individual, - Progresso profissional, - Responsabilidade, - Reconhecimento. É o como o indivíduo se sente em relação ao seu cargo. Promovem a motivação.

15 Fatores que levam à insatisfação Fatores que levam à satisfação
CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL Teoria dos 2 fatores de Herzberg Fatores que levam à insatisfação Fatores que levam à satisfação Política da Empresa Crescimento Condições do ambiente de Trabalho Desenvolvimento Relacionamento com outros funcionários Responsabilidade Segurança Reconhecimento Salário Realização

16 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A BUROCRACIA Abordagem Estruturalista Surgiu como uma reação às práticas administrativas injustas causadas pela Revolução Industrial. Teoria da Burocracia Ênfase na estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente

17 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO Destaque: Max Weber Ênfase: Na estrutura Origens da Burocracia: Racionalidade Ética Dimensões: Divisão do Trabalho Hierarquia de autoridade Regulamentação Comunicação formalizada Impessoalidade Competência profissional

18 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos: A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais. Tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas

19 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos: O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Milhares de homens e mulheres devem ser colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: os engenheiros e administradores no alto da pirâmide e os operários na base. Devem executar tarefas específicas, devem ser dirigidos e controlados". O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida.

20 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO - CARACTERÍSTICAS A Burocracia é baseada em: Consequências Previstas: Objetivo: Carater legal das normas Carater formal da comunicação Carater racional e divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Rotinas e procedimentos padronizados Competência técnica e mérito Especialização da Administração Profissionalização dos participantes Previsibilidade do comportamento Previsibilidade do comportamento humano Padronização do desempenho dos funcionários Máxima eficiência da Organização

21 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO – CARACTERÍSTICAS 1. Carater legal das normas e regulamentos - A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos. 2. Carater formal das comunicações - A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar comprovação e documentação adequadas. 3. Carater Racional e Divisão do Trabalho - A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho a qual atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos. 4. Impessoalidade nas Relações – A administração da burocracia é realizada sem considerar as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções

22 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO – CARACTERÍSTICAS 5. Hierarquia da Autoridade - A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior recebe supervisão de um superior. 6. Rotinas e Procedimentos Estandardizados - A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O ocupante de um cargo – o funcionário – não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça. 7. Competência Técnica e Meritocracia - A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais.

23 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO – CARACTERÍSTICAS 8. Especialização da Administração - A burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. Os membros do corpo administrativo devem estar completamente separados da propriedade dos meios de produção. Surgem os burocratas.

24 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO – CARACTERÍSTICAS 9. Profissionalização dos participantes - A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário da burocracia é um profissional porque: É um especialista É assalariado É ocupante de cargo É nomeado por superior hierárquico Seu mandato é por tempo indeterminado Segue carreira dentro da organização Não possui a propriedade dos meios de produção

25 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O MODELO BUROCRÁTICO – CARACTERÍSTICAS 10. Completa Previsibilidade do Funcionamento - A consequência desejada da burocracia é a previsibilidade do comportamento dos seus membros. O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível: todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização, a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.

26 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Estruturalista Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O estruturalismo, portanto, se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. Para Jean Viet: “há estrutura, quando elementos são reunidos numa totalidade e quando as propriedades dos elementos dependem inteiramente ou parcialmente desses caracteres da totalidade”.

27 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Estruturalista CARACTERÍSTICAS DO ESTRUTURALISMO há uma totalidade há interdependência das partes o todo é maior que a simples soma das partes há comparação entre as partes e, entre essas e o todo Como as partes integram o todo e o todo se constitui das partes, nem o todo e nem as partes são mais o mesmo todo e as mesmas partes, porque sofrem mudanças constantes e contínuas entre si.

28 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Estruturalista Clássicos – homo econômico RH – homo social Estruturalistas – homo organizacional - aquele que desempenha papéis em diferentes organizações A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Quando se inclui o ambiente na estrutura sistêmica, deve-se observar o papel do principal agente do sistema: o gestor.

29 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Estruturalista Estrutura é o conjunto formal, de dois ou mais elementos, que permanece inalterado, mesmo com a alteração de algum de seus elementos. Estruturalismo é um método que estuda os elementos com relação à uma totalidade. Está voltado para o todo e para o relacionamento entre as partes. O todo é maior do que a soma das partes.

30 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA A Abordagem Neoclássica trabalha com os princípios da Teoria Clássica, atualizando-os para as organizações atuais. Suas principais características são: - Ênfase na prática da administração - Reafirmação dos princípios da TC - Ênfase nos princípios gerais da administração - Ênfase nos objetivos e resultados organizacionais - Ecletismo nos conceitos

31 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA Para os Neoclássicos, as organizações possuem alguns aspectos comuns: Objetivo: Razão de ser da empresa Administração: Eficiência: meio, fazer corretamente Eficácia: resultado, fazer as coisas certas Desempenho individual: Capacitação

32 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO Divisão do trabalho - Decomposição de um trabalho em atividades menores; Surgem os níveis hierárquicos: institucional, funcional e operacional. Especialização - Conseqüência da divisão do trabalho; Cada nível ou departamento possui funções específicas Hierarquia - Conseqüência da divisão do trabalho e da especialização; A existência de diversas tarefas exige a diferenciação de ‘poder’. Quanto maior a organização, normalmente maior é o nível hierárquico. Aplicação dos conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação

33 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO Autoridade - Alocada em cargos, e não em pessoas. Aceita pelos subordinados. Flui de cima para baixo Responsabilidade - Inerente das pessoas e não dos cargos. Dever de desempenhar o cargo ou a tarefa entregue Delegação - Alocado ao cargo. Processo de transferir autoridade e/ou responsabilidade para níveis inferiores da hierarquia Deve-se: delegar a tarefa inteira delegar à pessoa certa proporcionar informação constante e adequada avaliar e recompensar o desempenho

34 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO Amplitude administrativa - Refere-se ao número de subordinados que um indivíduo pode ter. Organização ‘alta’ ou ‘achatada’ Centralização e Descentralização - Refere-se à alocação da autoridade nos indivíduos, quanto à tomada de decisão Centralização  unidade de comando Descentralização  supervisão funcional

35 Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização
CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização decisões são tomadas por indivíduos com visão global da empresa tomadores de decisão são mais experientes, capacitados decisões são mais consistentes com planejamento executivos estão longe do dia-a-dia da empresa executivos têm pouco contato com funcionários caminho complexo das comunicações

36 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEORIA NEOCLÁSSICA AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Planejar Organizar Controlar Dirigir

37 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Teoria dos sistemas A Teoria dos Sistemas foi criada em 1925 por um biólogo chamado Ludwig Von Bertalanffy, para tentar responder à complexidade dos órgãos vivos. CONCEITO DE INTERDEPENDÊNCIA E SINERGIA Por volta da década de 1960, a inclusão da teoria dos sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no vácuo ou é autônoma e livre no seu funcionamento. Cada organização vive e opera num ambiente do qual recebe entradas ( como material, energia, informação) e no qual coloca os seus produtos ou saídas ( exemplificando, informação).

38 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Teoria dos sistemas A noção de sistema coloca ênfase na análise não somente dos componentes do sistema, mas na relação que existe entre eles. Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinada a atingir um objetivo comum. Essa abordagem fala exatamente da organização, que é um sistema, um conjunto de partes interdependentes.

39 CAPÍTULO II - ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Teoria dos sistemas Exemplificando a organização é formada por departamentos, como comercial, financeiro, produção etc.. No caso de algum departamento fechar o sistema não funciona. A idéia de interdependência foi a grande contribuição do Ludwig para a administração e a partir daí é que surge por volta do ano 2000 a palavra Sinergia, demonstrando que os grupos de trabalho passam a ter mais importância, por valorizar mais o conjunto do que cada uma das partes


Carregar ppt "ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google