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CAMPANHA SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili

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Apresentação em tema: "CAMPANHA SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili

2 OLA, MEU NOME É PAULO VIECILI, E ESTOU FALANDO EM NOME DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL.-A SOCERGS, E NÓS JUNTOS ESTAREMOS PARTICIPANDO DA CAMPANHA POR MAIS VIDA, A COMPANHA DA SEMANA DO CORAÇÃO. UMA CAMPANHA QUE VAI ENVOLVER TODOS OS GAUCHOS DE TODOS OS CANTOS DO RIO GRANDE. ABERTURA

3 MEUS CAROS AMIGOS, EXISTEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMFORM AÇÕES SIMPLES EM SAÚDE, E QUE SÃO DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE NÓS OS MEDICOS NECESSITAMOS QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SABER E COMEÇAR A CRIAR ATITUDES PRÓPRIAS E TIRAR PROVEITO, SEM UTOPIAS E SACRIFÍCIOS. VAMOS CONVERSAR NESTA CAMPANHA DA SEMANA DO CORAÇAO SOBRE VARIAS DICAS MUITO ÚTEIS PARA SE TER UMA VIDA MELHOR E MAIS DURADOURA.

4 ESSE VIDEO QUE VC ESTA ASSISTINDO, É COMPOSTO DE TRÊS PARTES. A PRIMEIRA PARTE É UMA INTRODUÇAO DA CAMPANHA; A SEGUNDA PARTE É CHAMADA DE CAPACITAÇAO, É DIRECIONADA A TODOS OS PROFISSIONAIS, QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE, ESTÃO ENVOLVIDOS COM A SAUDE E A EDUCAÇAO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. MAS TAMBEM ESTARÁ DISPONÍVEL PARA QUALQUER PESSOA, QUALQUER ENTIDADE PUBLICA OU PRIVADA OU ASSOCIAÇÕES CIVIS E COMERCIAIS INTERESSADAS NA CAMPANHA.

5 ESSA SEGUNDA FASE É UMA MINI CAPACITAÇAO ONDE EXPLICARÁ OS MOTIVOS, OS OBJETIVOS, MECANISMOS, INSTRUMENTOS, E O SISTEMA DE FUNCIONAMENTO DA SEMANA DO CORAÇAO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. A TERCEIRA FASE, CHAMADA DE FASE DO CONHECIMENTO, ABORDARÁ OS CONTEUDOS, PROPRIAMENTE DITOS, QUE TODOS OS CIDADÃOS GAUCHOS DEVEM SABER DE UMA MANEIRA SIMPLES E PRÁTICA, MAS QUE PODEM PRODUZIR MUITOS EFEITOS BENÉFICOS NA SAUDE DE TODOS. DE CRIANÇAS A IDOSOS.

6 ESSES CONTEÚDOS ESTAO ORGANIZADOS NA FORMA DE UM FOLDER, PARA QUE TODOS POSSAM RECEBER UM CÓPIA OU PARA QUE POSSAM BAIXAR DA INTERNET NO SITE SEMANADOCORAÇAO-RS.COM.BR, E IMPRIMÍ-LO FACILMENTE E TER, PESSOALMENTE, ESSAS DICAS E COLOCÁ-LAS COMO PRIORIDADES NO DIA A DIA DAS NOSSAS VIDAS.

7 SEGUNDA FASE: CAPACITAÇAO É SABIDO QUE A PREVALENCIA E INCIDENCIA DE DOENÇAS DO CORAÇAO, CEREBRO, RINS E VASOS, AS CHAMADAS DOEÇAS CARDIOVASCULARES, ESTAO AUMENTANDO CAUSANDO INCAPACITAÇÕES EM MILHARES DE INDIVIDUOS, MUITOS AINDA JOVENS, E VEM AUMENTANDO MUITO A MORTALIDADE EM TODO O MUNDO. E OBVIAMENE TAMBEM AQUI NO RIO GRANDE. ESSAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO PRODUZIDAS OU AGRAVADAS PELA EXISTENCIA DE UM OU A COEXISTENCIA DE VARIOS FATORES DE RISCO.

8 RISCOS CARDIOVASCULAR IDADE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HIPERCOLESTEROLEMIA BAIXOS NÍVEIS DE HDL-C HIPERTRIGLICERIDEMIA TAGAGISMO DIABETES MELLITUS OBESIDADE SEDENTARISMO - ESTRESSE HISTÓRIA FAMILIAR PRECOCE

9 POR OUTRO LADO, ESSES FATORES DE RISCO PODEM SER SERIAMENTE REDUZIDOS OU ATÉ SER ELIMINADOS DE NOSSAS VIDAS, DESDE QUE REALIZADAS ALGUMAS AÇÕES SIMPLES, E ESSE É UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA SEMANA DO CORAÇAO.

10 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ATIVIDADE FÍSICA HAS DIABETES MELLITUS COLESTEROL TRIGLICERÍDIOS SOBREPESO E OBESIDADE ANSIEDADE E DEPRESSÃO RETARDA O ENVELHECIMENTO AUMENTA A SOBREVIDA COM QUALIDADE

11 REDUÇÃO MORTALIDADE GLOBAL EM 65 %: ATIVIDADE FÍSICA PARAR DE FUMAR EMAGRECER ÁLCOOL COM MODERAÇÃO EM 35 % O RESTANTE: remédios, exames, etc

12 DADOS DE UMA PESQUISA DA SOCERGS REALIZADA EM 2010, DEMONSTRARAM QUE É ELEVADO O NUMERO DE GAÚCHOS QUE DESCONHEM TER ALGUM DOS FATORES DE RISCO, PRINCIPALMENTE SOBRE O COLESTEROL, TRIGLICERIDIOS, DIABETES MELLITUS E PRESSAO ALTA. DOS DADOS OBITIDOS DA SEMANA DO CORAÇÃO SE CRUZ ALTA TAMBEM DEMONSTRARAM ESSES ASPECTOS.

13 Dados da Pesquisa CRUZ ALTA-2010 Entrevista em 650 indivíduos: 58 ± 18 anos SimNãoNão Sabe Pressão Alta Homens50,440,39,3 Mulheres62,633,34,1 Hipercolesterolemia Homens27,336,735,3 Mulheres30,539,130,4 Hipertrigliceridemia Homens14,446,838,8 Mulheres20,152,327,6 Diabetes Homens11,574,114,4 Mulheres12,678,78,7 Tabagismo Homens17,382,70 Mulheres6,993,10 Sedentarismo Homens59410 Mulheres67,232,80 Estresse Homens47,551,10,7 Mulheres51,746,61,7

14 SEMANA DO CORAÇÃO CRUZ ALTA-2009 DADOS MENSURADOS Dados de Cruz Alta: % de 650 indiv í duos analisados com valores acima do ideal recomendado 2009 PAS > 130 mmHg Homens56,8% Mulheres52,3% PAD > 85 mmHg Homens46% Mulheres43,7% CA ≥ 94 cm Homens75,5% CA ≥ 80 cm Mulheres90,8% IMC > 27 Kg/m ² Homens50,4% Mulheres53% Colesterol > 200 mg/dl Homens42% Mulheres66,7% Triglic é rides > 150 mg/dl Homens35,5% Mulheres39,7% Glicose > 100 mg/dlHomens42% Mulheres28,6%

15 SE FORMOS EXTRAPOLAR ESSES DADOS PARA A POPULAÇAO DO RIO GRANDE, ESTIMANDO QUE SOMOS CERCA DE MILHÕES DE HABITANTES, PODERIAMOS SUPOR QUE EXISTEM MILHÕES DE GAUCHOS QUE NÃO SABEM SE TEM ALGUM DOS FOTORES DE RISCO, E OUTROS MILHÕES PODEM SER PORTADORES DESSAS DOENÇAS E NÃO ESTAREM SE CUIDANDO OU RECEBENDO TRATAMENTO ADEQUADO. PARA COMPLICAR, DAQUELES QUE PODEM TER ALGUM FATOR DE RISCO, A MAIORIA PODE ESTAR DESCONTROLADA, OU COM VALORES ACIMA DO IDEAL RECOMENDADO PELOS ESPECIALISTA

16 OUTRO FATOR QUE VEM SENDO ALERTADO, PELO CENSO-IBGE 2010, PARA O ELEVADO NUMERO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES GAUCHAS OBESAS. ( DADOS IBGE 2110 ) E POR FIM, TODOS JÁ SABEMOS QUE CADA VEZ MAIS ESTAMOS NOS TARNANDO UMA SOCIEDADE COM INDIVIDUOS MAIS VELHOS, O QUE DESSA FORMA, AUMENTA EM MUITO A NECESSIDADE UM MAIOR CUIDADO DA NOSSA SAUDE, PARA COMBATER OS FATORES DE RISCO E TIRAR UM MELHOR PROVEITO DA VIDA.

17 OBJETIVOS Conscientizar quanto aos fatores de riscos cardiovasculares e formas para a sua redução ou prevenção para: Alunos de ensino fundamental, médio e de nível técnico das escolas municipais, estaduais e particulares Acadêmicos de universidades públicas e privadas; À população pertencente às ESF/PSF; Junto a todas as instituições privadas ou publicas interessadas. A toda a população do Rio Grande

18 INSTRUMENTAÇÃO: Criação do SITE Semanadocoracaors.com.br Criação de um folder explicativo sobre os fatores de risco cardiovascular com medidas preventivas; Criação de um Vídeo-CD-ROM com um mini curso de capacitação para profissionais da educação e da saúde com os objetivos, funcionamento e execução da campanha; Criação de um vídeo-CD-ROM com o conteúdo do folder explicativo para que se apresente nas escolas, ESF e entidades interessadas no assunto;

19 INSTRUMENTAÇÃO CRIAÇAO DE UMA REDE DE S; Secretarias Estaduais, delegacias regionais, prefeituras, secretarias municipais, ESF Escolas municipais, estaduais públicas, privadas; Universidades públicas e privadas Entidades médicas e médicos associados; Outras entidades de classe comprometidas; Entidades públicas e privadas interessadas; Mídia: jornais, TVS, rádios, e internet de um modo geral;

20 METODOLOGIA Instituir no calendário de datas comemorativas do estado como evento oficial; Acrescentar a data no calendário escolar, como evento oficial, incentivando, pelo menos uma, atividade pedagógica; Entrega do folder, do CD-ROM de capacitação e do conteúdo para as instituições envolvidas; Divulgação nas escolas municipais, estaduais, universidades; Divulgação para os moradores dos ESF; Criação de material para divulgação na mídia como propaganda oficial de campanha.

21 PARCEIROS: SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA: PROJETO DE LEI 130\2010, criando a LEI DA SEMANA DO CORÇÃO; ESTRUTURA LOGÍSTICA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTRAS SECRETARIAS; PARCERIA COM CREMERS; SIMERS, AMRIGS, UNIMEDS, IPE PARCERIA COM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS PARCERIA COM PODER JUDICIÁRIO, PROMOTORIAS PÚBLICAS, ORDEM DOS ADVOGADOS PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES CIVIL, DE CLASSES E SERVIÇOS PUBLICOS; PARCERIA COM A MÍDIA EM GERAL PARCERIAS COM ONGS; PARCERIAS COM INICIATIVA PRIVADA- LEI DE INCENTIVO CULTURAL E EDUCATIVO (REDUZIR OS CUSTOS DE DIVULGAÇÃO, MIDIA, E OUTROS.

22 EM FIM SUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE; AJUDE-NOS A SERMOS CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E SADIOS; AJUDE-NOS NESSA CAMPANHA A SEMANA DO CORAÇÃO CONTAMOS COM VC.


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