A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turma: 333 Turno: Noite Nº de Alunos: 41 Profª Titular: Adriana Marcolin Profªs Observadoras: Yeda e Eda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turma: 333 Turno: Noite Nº de Alunos: 41 Profª Titular: Adriana Marcolin Profªs Observadoras: Yeda e Eda."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Turma: 333 Turno: Noite Nº de Alunos: 41 Profª Titular: Adriana Marcolin Profªs Observadoras: Yeda e Eda

4 esson.action?lessonId=1388 Através do site: Portal do Professor fizemos uma pesquisa sobre sugestão de aula,encontramos: - INTRODUÇÃO DA SOCIOLOGIA-

5 Reconhecer as noções básicas da sociologia; Reconhecer a importância do estudo da sociologia na sociedade em que vivemos; Questionar sobre os elementos essenciais da sociedade em que vivemos, problematizando os alunos na busca de respostas a estas questões.

6 Os procedimentos metodológicos propostos nas atividades foram baseados nos estudos sobre a metodologia da problematização. Pré Requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos: Conhecimento prévio sobre Ideologia e alienação

7 02 aulas + 02 aulas Dias 09 e 16 de abril/2009 Computadores Data-Show Revistas Jornais Papel Pardo Canetões Colas Tesouras Cadernos/Canetas

8 cias.php?codmateria=1850http://www.seednet.mec.gov.br/noti cias.php?codmateria=1850 os/pdf/book_volume_03_internet.pdfhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquiv os/pdf/book_volume_03_internet.pdf ciologia/sociologia.htmhttp://www.mundociencia.com.br/so ciologia/sociologia.htm ciologia2.htmhttp://www.brasilescola.com/sociologia/so ciologia2.htm

9 Alunos observam as imagens da HQ de Antônio Eder: Fonte: p.net/images/cas ulo01.gif p.net/images/cas ulo01.gif

10 Analisando a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam? Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona? Quais as reações do personagem? Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?

11 Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos? Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta? Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade? Que ciência explica a realidade, a sociedade?

12 Através de uma retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, fazendo com que o estudante perceba como que as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabelecer uma relação com as discussões anteriores.

13 Alunos irão assistir dois vídeos: O objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil, na Educação. Sociologia Educação. 1º Vídeo: O que é Sociologia 2º Vídeo: Manipulado pela Sociedade

14 Levantados todos os dados, os alunos em grupos responderão as seguintes questões fazendo os registros em seus cadernos sobre: O que é Sociologia? Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade? Quais os principais teóricos da Sociologia? A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?

15 Elaborar um texto argumentativo sugerindo soluções ou alternativas para o desenvolvimento do senso crítico através da sociologia. OBS: Neste momento o professor deverá perceber se houve aprendizagem efetiva, se o aluno estabeleceu relação da teoria com a realidade social.

16 Construção de um painel com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.

17 No decorrer das atividades as professoras observam, analisam, problematizam e fazem questionamentos e intervenções procurando através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados referente à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.


Carregar ppt "Turma: 333 Turno: Noite Nº de Alunos: 41 Profª Titular: Adriana Marcolin Profªs Observadoras: Yeda e Eda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google