A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A preservação do confucionismo até os dias de hoje Prof. Dr. Mário Bruno Sproviero Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A preservação do confucionismo até os dias de hoje Prof. Dr. Mário Bruno Sproviero Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP."— Transcrição da apresentação:

1 A preservação do confucionismo até os dias de hoje Prof. Dr. Mário Bruno Sproviero Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP

2 1. Confucionismo Religioso Confúcio (551–479 a.C.) Na época da decomposição da Dinastia Zhou ( a.C.), Confúcio resgata o passado cultural da China.

3 2. Confucionismo Político Wu Di ( a.C.) Depois da unificação da China e da formação do império, o Confucionismo torna-se a ideologia dominante a partir de 140 a.C. com o imperador Wu Di da Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.)

4 3. Confucionismo Cultural Zhuxi ( ) Depois da convivência com o Taoismo e o Budismo, houve a tentativa de síntese entre as várias correntes, a partir do Confucionismo. Este movimento denominou-se Neo-Confucionismo (séc. XI a séc. XVI d.C.)

5 4. Confucionismo Humanista Pórtico da Suprema Corte (EUA). Ao centro: Confúcio, Sólon e Moisés. Adoção do Confucionismo na fundação da República da China (1911) como a ideologia chinesa a contrapor ao mundo moderno: ideologia chinesa e tecnologia ocidental. Confúcio

6 5. Confucionismo Socialista Deng Xiaoping ( ) Depois da Revolução Cultural ( ) e da Queda do Muro de Berlim (1989) houve a tentativa de síntese com o marxismo.

7 6. Conclusão Cartaz do Filme Confucius (2010) Assim, o Confucionismo é o fio de união desde as origens da cultura chinesa até os dias de hoje.


Carregar ppt "A preservação do confucionismo até os dias de hoje Prof. Dr. Mário Bruno Sproviero Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google