A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Pessula & Jose Mucuana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Pessula & Jose Mucuana"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino de Educação Física no Ensino Básico em Moçambique com uso de Meios Alternativos
Pedro Pessula & Jose Mucuana Universidade Pedagógica, Faculdade de Educação Física e Desporto

2 Estrutura da Apresentação
Introdução Material e Métodos Apresentação dos Resultados Conclusões

3 Introdução Os materiais, equipamentos e instalações são de grande importância para o decurso das aulas de Educação Física.

4 Introdução O material alternativo tem um triplo objectivo:
(i) facilitar a realização das actividades que habitualmente se realizam com material convencional; (ii) explorar outras actividades não realizadas habitualmente com material convencional;

5 Introdução O material alternativo tem um triplo objectivo:
(iii) possibilitar e descobrir o uso do material convencional não específico para Educação Física (Carles et al, 1994).

6 Introdução Os exercícios propostos com materiais alternativos, no Voleibol, tiveram maior participação de alunos no jogo, onde a quantidade de acções de 3 toques consecutivos ficaram mais evidenciadas (Reis, 2007).

7 Introdução Das 89 aulas observadas, em 35 foram utilizadas materiais alternativos, em 40 material oficial e em 14 não houve manipulação de qualquer material, tendo sido usado o próprio corpo para a realização de vários jogos (Sebastião & Freire, 2009). Os professores constroem material alternativo para suprir o problema da escassez de recursos materiais o que demonstra criatividade na intervenção docente.

8 Introdução O grande problema que os professores enfrentam nas nossas escolas é a falta de recursos materiais e de espaços para as aulas de Educação Física. Os programas de Educação Física do Ensino Básico aconselham o uso do material alternativo (INDE/MINDE, 2003)

9 Introdução O Objectivo do nosso estudo foi descrever o uso de meios alternativos para o ensino de Educação Física nas escolas primarias sem instalações e materiais específicos na Cidade da Matola

10 Materiais e Métodos Este estudo foi realizado em 3 escolas primárias, designadamente EPC de Tsalala; EPC 8 de Março e EPC de Bunhiça. Os professores têm média de idade de 33±8,3 anos (27 a 43 anos) e experiência de 5±4,5 anos (4 a 18 anos). Cinco (5) professores têm formação média e três (3) são licenciados todos formados na área de Educação Física (ver tabela 1).

11 Materiais e Métodos A amostra foi constituída por 8 professores que leccionam Educação Física no 3° Ciclo do Ensino Básico (6ª e 7ª classes). Destes, 7 são do sexo masculino e uma do sexo feminino. Com média de idade de 33±8,3 anos (27 a 43 anos) e experiência de 5±4,5 anos (4 a 18 anos). 5 tem formação média e 3 são licenciados.

12 Materiais e Métodos Para a recolha de dados utilizamos como técnicas a observação das aulas e a entrevista com recurso a um gravador. O tratamento e interpretação dos dados foram feitos com base na frequência e percentagem. Os professores visados foram informados antecipadamente sobre a realização e a importância do estudo. (ver tabela 1).

13 Apresentação dos resultados
Campo Andebol Basquete Futebol Voleibol Prf % Especifico 3 37.5 Improvisado 5 62.5 2 25.0 6 75.0 Escolas Vizinhas Outras modalidades 4 50.0 (ver tabela 1).

14 Apresentação dos resultados
(ver tabela 1).

15 Apresentação dos resultados
Material Andebol Basquete Futebol Voleibol Prf % Especifico 2 25.0 1 12.5 3 37.5 Improvisado 5 62.5 4 50.0 Não leccionam a modalidade (ver tabela 1).

16 Apresentação dos resultados
(ver tabela 1).

17 Conclusões (i) aproveitam os espaços existentes no pátio escolar, improvisando campos com características que se ajustam ao tipo da modalidade, principalmente nas modalidades de futebol, andebol e voleibol; (ii) recorrem ao material mais ou menos semelhante ao convencional (bolas de fabrico caseiro e bolas de outras modalidades) para leccionar os conteúdos de cada modalidade; (ver tabela 1).

18 Conclusões (iii) encontram maiores dificuldades em encontrar instalações e material alternativo para leccionar a modalidade de basquetebol; (iv) têm menores dificuldades para leccionar as modalidades de andebol, futebol e voleibol, devido às suas características, visto que estas são fáceis de adaptar instalações e materiais desportivos. (ver tabela 1).

19 Obrigado pela Atenção Dispensada
(ver tabela 1).


Carregar ppt "Pedro Pessula & Jose Mucuana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google