A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Clínica. O que é a psicologia clínica? A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que privilegia o estudo e a análise da singularidade do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Clínica. O que é a psicologia clínica? A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que privilegia o estudo e a análise da singularidade do."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Clínica

2 O que é a psicologia clínica? A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que privilegia o estudo e a análise da singularidade do indivíduo e que pretende entender a sua realidade, as suas dificuldades e os seus problemas.

3 Interessa à psicologia clínica: Todas as variáveis que afectam o sujeito:  A história pessoal;  O passado;  As perspetivas para o futuro;  Os valores;  Os afetos e as relações importantes, entre muitos outros fatores.

4 Objetivos da psicologia clínica:  Evitar o desenvolvimento e/ou agravamento das doenças mentais ou comportamentais;  Estimular actividades com fins terapêuticos para ajudar pessoas com problemas psicológicos ou com risco de os desenvolver;  Aumentar a capacidade adaptativa intervindo nos momentos de crise;  Ajudar na diminuição dos momentos de sofrimento emocional;

5  Incentivar a modificação de comportamentos de risco perigosos;  Apoiar pessoas com doenças físicas para facilitar os processos de tratamento, recuperação e reabilitação;  Contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas contribuindo para o seu desenvolvimento.

6 O Papel do Psicólogo Clínico: “Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…” Walmir Monteiro  É a realização de avaliações psicológicas, estas têm como objectivo principal despistar qualquer indício psicopatológico.  É o acompanhamento psicológico/psicoterapêutico, em que o psicólogo adopta essencialmente uma postura de suporte e contenção, procurando igualmente criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.

7 Mitos e verdades sobre a psicologia clínica: Mito: Apenas pessoas fracas procuram a psicologia clínica. Verdade: Não existem pessoas fortes ou fracas, existem formas de lidar com as situações. Mito: Apenas pessoas com problemas devem procurar um psicólogo. Verdade: As pessoas também procuram um psicólogo porque querem se conhecer melhor. Mito: Um tratamento psicológico vai demorar anos para acabar. Verdade: O tempo de duração de um tratamento varia de acordo com os objetivos almejados. É possível obter excelentes resultados com tratamentos em curto prazo. Mito: Tratamento psicológico é apenas para ricos. Verdade: Existem locais que oferecem atendimento psicológico por preço simbólico. Alguns postos de saúde também oferecem serviço de psicoterapia.

8 Trabalho elaborado por:  Sandra Daniela Santos Silva Nº27  Mariana Gomes da Silva Nº22


Carregar ppt "Psicologia Clínica. O que é a psicologia clínica? A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que privilegia o estudo e a análise da singularidade do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google