A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS Aula inaugural da PUC MINAS Campus de Arcos Professor David F. Bomfin PhD Conteúdos elaborados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS Aula inaugural da PUC MINAS Campus de Arcos Professor David F. Bomfin PhD Conteúdos elaborados."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS Aula inaugural da PUC MINAS Campus de Arcos Professor David F. Bomfin PhD Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Organização: Flávio Hastenreiter. davidbomfin.com

2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO MAXIMIANO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO É O CORPO DE CONHECIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES E DO PROCESSO DE ADMINISTRÁ-LAS (1997,p.20) davidbomfin.com

3 TEORIA GERAL DA PEDAGOGIA BOMFIN A PEDAGOGIA COMO TEORIA GERAL DO ENSINO, É CONSTITUÍDA DE VÁRIAS ABORDAGENS QUE VÃO ORIENTAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO- APRENDIZAGEM EM QUALQUER AMBIENTE EDUCATIVO (1985, 1988, 2004) davidbomfin.com

4 PERSPECTIVA RACIONAL TECNICISTA TAYLOR (ADM CIENT.) FOCO NA EFICIÊNCIA (0 QUE O TRABALHADOR PRODUZ EM UM DADO PERÍODO DE TEMPO) DESENHO DO CARGO LAYOUT DO TRABALHO PROGRAMAÇÃO DE TAREFAS TAYLOR (ADM CIENT.) FOCO NA EFICIÊNCIA (0 QUE O TRABALHADOR PRODUZ EM UM DADO PERÍODO DE TEMPO) DESENHO DO CARGO LAYOUT DO TRABALHO PROGRAMAÇÃO DE TAREFAS PEDAGOGIA TECNICISTA PROMOVE O FAZER ENSINAR A DESENPENHAR TÃO SOMENTE A TAREFA FRAGMENTAÇÃO DO FAZER USO DA PADRONIZAÇÃO PEDAGOGIA TECNICISTA PROMOVE O FAZER ENSINAR A DESENPENHAR TÃO SOMENTE A TAREFA FRAGMENTAÇÃO DO FAZER USO DA PADRONIZAÇÃO davidbomfin.com

5 PERSPECTIVA RACIONAL DIVISÃO DO TRABALHO FAYOL ( T CL ADM) DIVISÃO FUNCIONAL DA ADMINISTRAÇÃO (PREVISÃO OU PLANEJAMENTO/ ORGANIZAÇÃO/ COMANDO OU LIDERANÇA/ COORDENAÇÃO/ CONTROLE) DIVISÃO DO TRABALHO FAYOL ( T CL ADM) DIVISÃO FUNCIONAL DA ADMINISTRAÇÃO (PREVISÃO OU PLANEJAMENTO/ ORGANIZAÇÃO/ COMANDO OU LIDERANÇA/ COORDENAÇÃO/ CONTROLE) DIVISÃO DO TRABALHO PEDAGOGIA TRADICIONAL PROMOVE O SABER ALGUÉM PENSA E REPASSA PARA O OUTRO QUE NÃO PENSA FRAGMENTAÇÃO DO SABER – CENTRADO NO CONTEÚDO USO DO PODER DE QUEM SABE E OUTRO REPETE – AUTORITARISMO PEDAGOGIA TRADICIONAL PROMOVE O SABER ALGUÉM PENSA E REPASSA PARA O OUTRO QUE NÃO PENSA FRAGMENTAÇÃO DO SABER – CENTRADO NO CONTEÚDO USO DO PODER DE QUEM SABE E OUTRO REPETE – AUTORITARISMO davidbomfin.com

6 PERSPECTIVA HUMANISTA O HOMEM NO TRABALHO MAYO ( RELAÇÕES HUMANAS) DIMENSÕES HUMANAS NO TRABALHO VARIÁVEIS SOCIAIS E PSICOLÓGICAS NO GRUPO DE TRABALHO MAYO ( RELAÇÕES HUMANAS) DIMENSÕES HUMANAS NO TRABALHO VARIÁVEIS SOCIAIS E PSICOLÓGICAS NO GRUPO DE TRABALHO PEDAGOGIA HUMANISTA PROMOVE O APRENDER A RELACIONAR (SER) FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO EM GRUPO INÍCIO DO DESVELAMENTO DOS CONFLITOS PEDAGOGIA HUMANISTA PROMOVE O APRENDER A RELACIONAR (SER) FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO EM GRUPO INÍCIO DO DESVELAMENTO DOS CONFLITOS davidbomfin.com

7 PERSPECTIVA COMPORTAMENTAL TEORIA X (VISÃO PESSIMISTA SOBRE O TRABALHADOR) E TEORIA Y (VISÃO OTIMISTA SOBRE O TRABALHADOR) ABORDAGEM CONTIGENCIAL SIMON ABORDAGEM SISTÊMICA TEORIA X (VISÃO PESSIMISTA SOBRE O TRABALHADOR) E TEORIA Y (VISÃO OTIMISTA SOBRE O TRABALHADOR) ABORDAGEM CONTIGENCIAL SIMON ABORDAGEM SISTÊMICA PEDAGOGIA HUMANISTA PROMOVE O APRENDER A DESEMPENHAR PAPÉIS FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO EM GRUPO SOLUÇÃO DO CONFLITO VIA NEGOCIAÇÃO PEDAGOGIA HUMANISTA PROMOVE O APRENDER A DESEMPENHAR PAPÉIS FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO EM GRUPO SOLUÇÃO DO CONFLITO VIA NEGOCIAÇÃO davidbomfin.com

8 PERSPECTIVA SISTÊMICA BERTALANFY FOCO NA ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA BIOLÓGICO, PROCURA VER A ORGANIZAÇÃO COMO UM ORGANISMO - VISÃO COMO UM TODO BERTALANFY FOCO NA ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA BIOLÓGICO, PROCURA VER A ORGANIZAÇÃO COMO UM ORGANISMO - VISÃO COMO UM TODO PEDAGOGIA CRÍTICA PROMOVE O APRENDER A VER O TODO FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO DAS REDES INTERNAS E EXTERNAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PEDAGOGIA CRÍTICA PROMOVE O APRENDER A VER O TODO FOCO O PROCESSO DE APRENDIZADO DAS REDES INTERNAS E EXTERNAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

9 HOJE E TENDÊNCIAS DA FASE DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, PASSANDO PELA FASE DA ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS, AVANÇANDO PELA FASE CONTINGENCIAL, EVOLUINDO PARA A FASE SISTÊMICA E, HOJE, FOCADA NA FASE DA ERA DO CONHECIMENTO. PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORAS PROMOVE O APRENDER A APRENDER FOCO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZADO EM REDE E-LEARNING PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORAS PROMOVE O APRENDER A APRENDER FOCO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZADO EM REDE E-LEARNING davidbomfin.com

10 HOJE E TENDÊNCIAS AS ESTRUTURAS EVOLUEM PARA FORMAS MAIS FLEXÍVEIS TAMANHO E FORMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AS ESTRUTURAS EVOLUEM PARA FORMAS MAIS FLEXÍVEIS TAMANHO E FORMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PEDAGOGIAS REQUERIDAS APRENDER EM EQUIPE EQUIPE DE PEQUENO PORTE REDES COLABORATIVAS PEDAGOGIAS REQUERIDAS APRENDER EM EQUIPE EQUIPE DE PEQUENO PORTE REDES COLABORATIVAS davidbomfin.com

11 HOJE E TENDÊNCIAS AS ESTRUTURAS: CONSIDERAM O AMBIENTE EXTERNO EVOLUEM PARA FORMAS MAIS FLEXÍVEIS AS ESTRUTURAS: CONSIDERAM O AMBIENTE EXTERNO EVOLUEM PARA FORMAS MAIS FLEXÍVEIS PEDAGOGIAS REQUERIDAS APRENDER ESTAR NO E COM O MUNDO RESPONSABILIDADE SOCIAL PEDAGOGIAS REQUERIDAS APRENDER ESTAR NO E COM O MUNDO RESPONSABILIDADE SOCIAL davidbomfin.com

12 REFERÊNCIAS BOMFIN, D. F., Aprendizagem organizacional no contexto das instituições educacionais, p. 35:63. In: Anais do I Encontro regional acadêmico da região sudeste – A ESTÁCIO EM FOCO, Juiz de Fora, MG, BOMFIN, David F.; NEVES, C. F.; THIOLLENT, M.; SILVEIRA, M. H. A experiência do estágio de docência no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE. XXX Cobenge, Piracicaba, p. 1-7, BOMFIN, David F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, v p. BOMFIN, David F. Pedagogia no Treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, v p. BOMFIN, David F. Pedagogia no Treinamento: correntes pedagógicas no treinamento empresarial. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, v p. BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional: contribuições para o gestor no contexto das instituições educacionais. Revista Gestão & Tecnologia, Faculdades Pedro Leopoldo, v. 7, p , BOMFIN, David F. Aprendizagem Organizacional no Contexto das Instituições Educacionais. I Encontro Regional Acadêmico a Estácio Em Foco Mg Es Sp Rj, p , davidbomfin.com

13 BOMFIN, D. F.; PEREIRA, M. de C. Troca de experiências entre empresários como processo de aprendizagem individual e organizacional: um estudo de caso. Revista de Administração da FEAD-Minas, v. 5, p , MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, p. NEVES, C. F.; Silveira M. H.; BOMFIN, David F. Aprendizado em grupo: uma estratégia didático-pedagógica permanente no estágio de docência no programa de engenharia oceânica da COPPE/UFRJ. XXXII COBENGE, XXXII, v. 1, p , NEVES, C. F.; BOMFIN, David F. A aprendizagem organizacional no contexto da pesquisa e da extensão nas IES. XXXII COBENGE, XXXII COBENGE, NEVES, C. F.; BOMFIN, David F.; SILVEIRA, M. H. Questões pedagógicas num estágio de docência. XXXI COBENGE, p. 1-13, SCHUCK, Gloria. Tecnologia inteligente, operários inteligentes: uma nova pedagogia para o local de trabalho high-tech, p. 238:256. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos de sucesso das grandes empresas, São Paulo, Futura, REFERÊNCIAS davidbomfin.com


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS Aula inaugural da PUC MINAS Campus de Arcos Professor David F. Bomfin PhD Conteúdos elaborados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google