A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Segunda Parte Das manifestações espíritas CAPÍTULO I Da Ação dos Espíritos Sobre a Matéria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Segunda Parte Das manifestações espíritas CAPÍTULO I Da Ação dos Espíritos Sobre a Matéria."— Transcrição da apresentação:

1 1 Segunda Parte Das manifestações espíritas CAPÍTULO I Da Ação dos Espíritos Sobre a Matéria

2 AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA PARTINDO DO PRINCIPIO QUE A OPINIÃO MATERIALISTA ESTÁ DESCARTADA, ASSIM COMO OS FATOS E A RAZÃO TAMBÉM A CONDENARAM, REFLITAMOS AGORA SOBRE ALGUMAS QUESTÕES PRIMORDIAIS. A- A ALMA DEPOIS DA MORTE NÃO PODERIA SE MANIFESTAR AOS VIVOS? B- COMO OS POVOS, DE UMA MANEIRA GERAL, ENCARAM ESTA QUESTÃO? C- ALGUNS ACREDITAM QUE O ESPÍRITO É A AUSENCIA DE TODA MATÉRIA, COMO PODE ENTÃO ELE AGIR SOBRE A MATÉRIA?

3 RESPONDENDO AS INDAGAÇÕES A- RESPONDEREMOS A PERGUNTA FORMULANDO OUTRA: POR QUE SERES INTELIGENTES, QUE VIVEM DE ALGUMA FORMA EM NOSSO MEIO, EMBORA INVISIVEIS POR SUA NATUREZA, NÃO PODERIAM ATESTAR SUA PRESENÇA DE UM MODO QUALQUER? A PRÓPRIA RAZÃO NOS MOSTRA QUE ISSO NÃO SERIA IMPOSSIVEL

4 HALLOWEEN B- ATRAVÉS DA PRATICA ANCESTRAL DE CULTO AOS ANTEPASSADOS, VENERANDO-OS OU RENDENDO-LHES HOMENAGENS POR MEIO DE DIVERSOS RITUAIS. OS POVOS CELTAS: ACREDITAVAM QUE OS ESPÍRITOS REGRESSAVAM AO MUNDO DOS VIVOS EM CERTAS OCASIÕES. (SAMHAIN), CRENÇA ESSA QUE SE ENCONTRA NA ORIGEM DAS POPULARES FESTAS DE HALLOWEEN

5 JESUS, MOISÉS E ELIAS NA CULTURA JUDAICO CRISTÃ, ENCONTRAM-SE REGISTRADOS NO ANTIGO TESTAMENTO, NOMEADAMENTE A PROIBIÇÃO DE MOISES À PRATICA DA (CONSULTA AOS MORTOS). TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO, JESUS COM MOISES E ELIAS NO MONTE TABOR (MATEUS, 17 VRS. 01 A 09 NA CULTURA DA ANTIGA GRÉCIA: CRENÇA DE QUE AS ALMAS DOS MORTOS HABITAVAM O SUB MUNDO E QUE ERA POSSIVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELES.

6 CRENÇAS POPULARES NA IDADE MÉDIA: A PERSISTÊNCIA POPULAR EM CRENÇAS E SUPERTIÇÕES E AMULETOS PARA OBTER PROTEÇÃO. NA IDADE MODERNA: AS NARRATIVAS SOBRE FANTASMAS E ASSOMBRAÇÃO DE LOCAIS. XAMÃS DOS POVOS PRIMITIVOS DA ASIA E OCEANIA TAMBÉM AFIRMAVAM TER O DOM DE COMUNICAÇÃO COM O ALÉM. MARCO INICIAL DAS MODERNAS MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS: 31 DE MARÇO DE 1848 MAIS TARDE, ATRAVÉS DO PROFESSOR HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL (ALAN KARDEC) PUBLICA O LIVRO DOS ESPÍRITOS EM 18 DE ABRIL DE 1857

7 C-1- O ESPÍRITO NÃO É UMA ABSTRAÇÃO, É UM SER DEFINIDO, LIMITADO E CIRCUNSCRITO. C-2 – O ESPIRITO ENCARNADO NO CORPO CONSTITUI A ALMA, QUANDO DEIXA, NA MORTE, NÃO SAI DESPOJADO DE TODO ENVOLTORIO, E CONSERVAM A FORMA HUMANA, E QUANDO NOS APARECEM É SOB AQUELA QUE NÓS OS CONHECEMOS. C-3 – OBSERVEMO-LOS NO MOMENTO QUE ACABAM DE DEIXAR A VIDA: ESTADO DE PERTURBAÇÃO, VÊEM SEU CORPO INDEPENDENTE DO GENERO DE MORTE, SE SENTEM VIVOS, NÃO COMPREENDEM POR QUE ESTÃO SEPARADOS DO CORPO, NECESSITAM DE ALGUM TEMPO PARA SE CONVENCEREM DA NOVA REALIDADE.

8 CORPOS ESPIRITUAIS C-4- DISSIPADO ESSE PRIMEIRO ESTÁGIO, SENTEM- SE MAIS LEVES, DESEMBARAÇADOS DESSE FARDO, NÃO EXPERIMENTAM MAIS DORES FISICAS, SÃO MUITO FELIZES DE PODEREM SE ELEVAR, PERCORRER O ESPAÇO, ASSIM COMO EM SUAS VIDAS O FIZERAM MUITAS VEZES DURANTE SEUS SONHOS. (LE – 400 A 418)

9 ENTRETANTO, APESAR DA AUSÊNCIA DO CORPO, CONSTATAM SUA PERSONALIDADE, POSSUEM FORMA, TEM CONSCIENCIA DO SEU EU E DE SUA INDIVIDUALIDADE. A QUE CONCLUSÃO CHEGAMOS? A ALMA NÃO DEIXA TUDO NO TÚMULO, LEVA ALGO CONSIGO.

10 O HOMEM EXISTE NO HOMEM 3 COISAS: 1- ALMA OU ESPÍRITO, PRINCIPIO INTELIGENTE EM QUE RESIDE O SENSO MORAL. 2- O CORPO, ELVOLTÓRIO GROSSEIRO MATERIAL, DO QUAL ESTÁ TEMPORARIAMENTE REVESTIDO PARA O CUMPRIMENTO DE CERTOS OBJETIVOS PROVIDENCIAIS. 3- O PERISPÍRITO, ELVOLTÓRIO FLUIDICO, SEMI MATERIAL, SERVINDO DE LAÇO ENTRE A ALMA E O CORPO.

11 INFORMAÇÕES VALIOSAS CONHECIMENTO DO PERISPÍRITO É A CHAVE PARA A SOLUÇÃO DE VÁRIOS PROBLEMAS AINDA INEXPLICÁVEIS. SEJA DURANTE SUA UNIÃO COM O CORPO, SEJA DEPOIS DE SUA SEPARAÇÃO, A ALMA JAMAIS ESTÁ SEPARADA DE SEU PERISPÍRITO. O PERISPÍRITO FAZ PARTE INTEGRANTE DO ESPÍRITO, COMO O CORPO FAZ PARTE INTEGRANTE DO HOMEM, MAS O PERISPÍRITO SOZINHO NÃO É O ESPÍRITO, COMO APENAS O CORPO NÃO É O HOMEM. POR QUE O PERIPÍRITO NÃO PENSA, É PARA O ESPÍRITO O QUE O CORPO É PARA O HOMEM, É O AGENTE OU INSTRUMENTO DE SUA AÇÃO. A FORMA DO PERISPÍRITO É HUMANA.

12 PERISPÍRITO FORMA CONCLUIMOS QUE: O ESPÍRITO AGE NA MATÉRIA ATRAVÉS DO PENSAMENTO E DA VONTADE, TENDO COMO INSTRUMENTO O PERISPÍRITO. É NECESSÁRIO NOS ATERMOS A UM ESTUDO MAIS PROFUNDO DESTE VEICULO, QUE NOS LIGA, COMO ESPÍRITOS QUE SOMOS, AO NOSSO CORPO FÍSICO.

13 PERISPIRITO CONCEITO NATUREZA DO GREGO, PERI, EM TORNO. DO LATIN, SPIRITUS, ALMA, ESPÍRITO. É O ENVOLTÓRIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO.

14 DENOMINAÇÕES DADAS AO PERÍSPIRITO AO LONGO DOS TEMPOS 1- PERÍSPIRITO (KARDEC, LE, INTRODUÇÃO, ITEM 6) 2- CORPO ESPIRITUAL (APÓSTOLO PAULO) 3- CORPO ETÉRICO (OS INGLESES) 4- KHA (NO EGITO MILENÁRIO) 5 – VEÍCULO LEVE (GRÉCIA) 6 – CARRO SUTIL DA ALMA (PLATÃO) ETC DE ONDE O ESPÍRITO TOMA O SEU INVOLUCRO SEMI MATERIAL? -DO FLUIDO COSMICO UNIVERSAL DE CADA GLOBO. POR ISSO ELE NÃO É O MESMO EM TODOS OS MUNDOS. PASSANDO DE UM MUNDO PARA O OUTRO, O ESPÍRITO TROCA O SEU ENVOLTÓRIO, COMO MUDAS DE ROUPA. (LE 94)

15 DEFININDO FLUIDO COSMICO UNIVERSAL PLASMA DIVINO, HAUSTO DO CRIADOR OU FORMA NERVOSA DO TODO SÁBIO. NESSE ELEMENTO PRIMORDIAL, VIBRAM E VIVEM CONSTELAÇÕES E SÓIS, MUNDOS E SERES, COMO PEIXES NO OCEANO (EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – CAP. 1º ITEM 1)

16 DEFININDO FLUIDO COSMICO UNIVERSAL

17 SISTEMA SOLAR

18 OCEANOS

19 O HOMEM E SEUS CORPOS SUTIS

20 PROPRIEDADES DO PERISPIRITO 1- PLASTICIDADE 2- DENSIDADE 3- PONDERABILIDADE 4- LUMINOSIDADE 5- PENETRABILIDADE 6- VISIBILIDADE 7- CORPOREIDADE 8- TANGIBILIDADE 9- SENSIBILIDADE GLOBAL 10- SENSIBILIDADE MAGNÉTICA 11- EXPANSIBILIDADE 12- BICORPOREIDADE 13- UNICIDADE 14- PERENIDADE 15- MUTABILIDADE 16- CAPACIDADE REFLETORA 17- ODOR 18- TEMPERATURA

21 FUNÇÕES DO PERISPÍRITO 1 – FUNÇÃO INSTRUMENTAL 2 – FUNÇÃO INDIVIDUALIZADORA 3- FUNÇÃO ORGANIZADORA OU MODELADORA 4 – FUNÇÃO SUSTENTADORA

22 CENTROS VITAIS DEFINIÇÃO: A COMPLEXA TESSITURA PSICOSSÔMICA APRESENTA, AO QUE TUDO INDICA, UM NUMERO CONSIDERAVEL DE PONTOS DE FORÇA, RESPONSAVEIS, EM SEU CONJUNTO, PELA DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA VITAL E, POR CONSEGUINTE, PELO EQUILIBRIO FISIOLOGICO DO ORGANISMO FÍSICO. ANDRÉ LUIZ NOS TROUXE O CONHECIMENTO DOS SETE PRINCIPAIS CENTROS DE FORÇA: 1- CENTRO CORONÁRIO 2 -CENTRO CEREBRAL (FRONTAL) 3 -CENTRO LARINGEO 4 -CENTRO CARDÍACO 5 -CENTRO ESPLÊNICO 6 -CENTRO GASTRICO 7 -CENTRO GENÉSICO

23 PROVAS DA EXISTÊNCIA DO PERISPÍRITO OBJETIVAS MATERIALIZAÇÃO DESDOBRAMENTO FOTOGRAFICA TRANSCENDENTE TRANSFOTO EXTERIORIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE SUBJETIVAS SENSAÇÃO DE INTEGRIDADE PERCEPÇÃO EXTRA CORPOREA VIDÊNCIA

24 MATERIALIZAÇÃO

25 DESDOBRAMENTO

26 FOTOGRAFIA TRANSCENDENTE

27 TRANSFOTO

28 EXTERIORIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE

29 SUBJETIVAS – SENSAÇÃO DE INTEGRIDADE

30 PERCEPÇÃO EXTRA CORPOREA

31 VIDÊNCIA

32 PERISPÍRITO COMO COMPONENTE PRIMORDIAL EVOLUÇÃO MEMORIA MEDIUNIDADE REENCARNAÇÃO ENFERMIDADE OBSESSÃO REJUVENESCIMENTO ANESTESIA SEXUALIDADE DESENCARNAÇÃO

33 EVOLUÇÃO (PV)

34 MEMÓRIA

35 MEDIUNIDADE

36 REENCARNAÇÃO

37 ENFERMIDADE

38 OBSESSÃO

39 REJUVENESCIMENTO

40 ANESTESIA

41 SEXUALIDADE

42 DESENCARNAÇÃO

43 ESPÍRITAS AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS

44 SUSTENTAÇÃO ESPIRITUAL PAULO VITOR ABUD SILVA (PV)

45 PARTE TEÓRICA HAMILTON JOSÉ CAMARA

46 APOIO TÉCNICO E ESPIRITUAL BETE TORRÃO

47 NINGUEM PODE VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.


Carregar ppt "1 Segunda Parte Das manifestações espíritas CAPÍTULO I Da Ação dos Espíritos Sobre a Matéria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google