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PublicouNicole Maio Alterado mais de 10 anos atrás
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Fabiano SantanaUniversidade Federal de Alagoas - UFAL Wellington MeloArapiraca/AL
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Estudo de caso realizado em uma grande indústria com sede em Arapiraca/AL Objetivo: Apresentar as diferentes percepções sobre as ações de Responsabilidade Social desenvolvidas por essa empresa Por que essa empresa: é considerada como referência na região por ter sido pioneira em ações de Responsabilidade Social Corporativa Emprega mais de 2 mil pessoas (AL, SE, BA) Principais produtos: fumo, alimentos a base de milho, condimentos, café e refrescos
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Pesquisa Qualitativa Exploratória Entrevistas semi-estruturadas com 6 pessoas Dificuldades Resistência dos informantes em falar sobre a empresa e chefia Limitação de tempo, pois estavam em horário de trabalho Análise de Conteúdo (Bardin, 1991)
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Responsabilidade Social Corporativa Compromisso da empresa com a sociedade (Frederick, 1994) Prestação de contas pelo uso dos recursos que não lhes pertencem (Guedes, 2010) Formas mais comuns: projetos sociais, creches, espaços públicos, reflorestamento, dentre outras Funcionários incentivados a participar vs. Precarização do trabalho
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Aprendizagem Organizacional Acúmulo de informações que geram conhecimento e habilidades (Argyris e Schön, 1996) O conhecimento gerado dentro da empresa contribui para melhoria da eficiência Teorias da Ação Teoria Esposada: Conjunto de crenças e valores que o indivíduo acredita praticar Teoria-em-uso: Conjunto de ações realmente praticadas Elas devem ser coincidentes = o que se diz é o que se faz Quando isso não acontece = objetivos não são alcançados
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Identificação das Teorias da Ação Teoria Esposada Gestor: A empresa busca [...] facilitar também a entrada de recursos que os bancos hoje exigem das empresas [...] outra coisa é a redução dos custos de produção Teoria-em-uso Colaborador: A empresa tem a responsabilidade de dar destino correto de tudo (que produz) Nesse caso as opiniões divergentes podem ser justificadas pela função que cada um desempenha na empresa.
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Identificação das Teorias da Ação Teoria Esposada Gestor: Eles sabem. A ideia da empresa é difundir essas ações como, por exemplo, a coleta seletiva, na qual todos os funcionários têm por obrigação saber disso Teoria-em-uso Colaborador: A Organização participa com ações e é um meio de contribuir com o município pensando no futuro Nesse caso as opiniões foram convergentes. Apenas 1 funcionário alegou não conhecer.
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Identificou-se que a maioria dos discursos foi coincidente, tendo uma maior convergência para a Teoria Esposada. Porém, a existência de crenças divergentes, mesmo que raras, devem ser levadas em consideração, contribuindo para a criação de soluções relacionadas à comunicação interna.
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OBRIGADO! fsantana@arapiraca.ufal.br
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