A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marilia Christina Tenorio Rebolho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marilia Christina Tenorio Rebolho"— Transcrição da apresentação:

1 Marilia Christina Tenorio Rebolho
Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências Área de concentração:Fisiopatologia Experimental Orientadora: Profª Drª Raquel Aparecida Casarotto São Paulo 2005 Boa Tarde! Ilmo Srs Profº ª(s) Drº ª(s) membros titulares e suplentes, da banca examinadora da minha defesa de dissertação de mestrado. Meu nome é Marilia, sou fisioterapeuta primeiramente apresentarei uma aula que transmitirá informações do projeto de pesquisa.

2 Introdução Hoje, há fortes evidências, baseadas em estudos epidemiológicos, da prevalência de dores nas costas na população infantil. Salminen et al,1984;Balagué et al,1988; Kristjansdottir,1996; Ruth-Isigkeit et al 2004, 19,7% a 38,6% Taimela et al 1997; Kristjansdottir et al, 2002, 1% na faixa etária de 7 anos para 18% de 14 – 16 anos. Hoje, Salminen.... revelam dados que variam de 19,7% a 38,6% já Taimela et al e Kristjansdottir 02 , eles mostram dados não são uniformes # faixas etárias, existe um crescimento de 1% 7 anos e 18% 14-16, revelando incidência nas crianças + velhas. Essa prevalência na população infantil revela a importância de desenvolver ações educativas para implementação de programas de educação postural (PEP). Existe um modelo de intervenção...

3 Introdução A perspectiva dos fisioterapeutas, que desenvolvem programas de prevenção de educação postural com crianças bem jovens, é que essas medidas primárias possam minimizar a prevalência de dores nas costas. Entretanto é preciso estar atento aos fatores determinantes dessa prevalência, e confirmar se a modificação desses fatores, teria influência na redução da lombalgia.

4 Introdução Mariane Zachrison-Forsell 1969.
Heymans et al, 2004(Meta-análise) Maier-Riehle et al,2001( Meta-análise) Back School Infantil - Robertson et al (1990) - Cardon et al(2004, 2002,2001,2000) - Mendez et al (2001) - Milanese et al(2004) - Parcells et al(1999) Robertson programa de back school nº de sessões 3 Cardon estudou vários parâmetros do back school( proposta, nº de sessões, tempo , seguimento(follow up) e o papel do professor no reforço na aplicação do programa. Mendez usou os professores.; pais Milanese; Parcells;Panagiolopoulou; Limon estudaram a relação da mobilia escolar x antropometria com as lombalgias Maier-Riehle, Heymans et al, em estudos de meta analise apontam a técnica como eficiente quando aplicada um seguimento de medio prazo, enquanto outros apontam que os seus benefícios são moderados. Forsell fisioterapeuta, Sueca. Em 1981 criou a técnica Back School. Hoje no Brasil a técnica tem sido amplamente divulgada, como intervenção de orientação dos principais cuidados com a coluna vertebral. A comunidade europeia e americana vem empregando a mesma técnica conhecida como back school infantil(children) (Maier-Riehle, Heymans et al, em estudos de meta-analise, apontam a técnica como eficiente, quando aplicada um seguimento de médio prazo, enquanto outros apontam que os seus benefícios são moderados. Forsell fisioterapeuta, Sueca, 1969 criou a técnica Back School. Hoje no Brasil, a técnica tem sido amplamente divulgada, como instrumento de intervenção de orientação dos principais cuidados com a coluna vertebral.

5 Introdução - Panagiolopoulou et al(2004) - Pope,(2002)
- Kovacs et al(2003) - Balagué et al(1999) - Negrini et al(2002) - Limon et al(2004) - Korovessis et al(2004) - Gente VC et al(2003) - Sjolie,(2003) - Newcomer et al(1996) Pope sentar por tempo prolongado lombalgia Cardon sentar dinâmico sentar estático Kovacs ; história familiar lombalgia entre escolares e pais biológicos Fator provável de escoliose. Balagué relação lombalgia idade escolar com carregar peso, atividades competitivas Comissão européia fatores de riscos que são potencialmente modificáveis e que determinam a prevenção primária estilo de vida Fatores físicos ambiente escolar fatores psicológicos Mochila escolar Negrini,Korovessis, Gent VC Cardon estudou a dor relacionada aptidão física , atividade física e engajamento do aluno com as categorias praticadas Sjolie, Newcomer, Balagué e Kristjandottir estudaram a relação da atividade física e o sedentarismo com a lombalgia

6 Introdução Negrete, 2003;2004. Mediu o quanto de conteúdo pode ser lembrado, quando é incluída uma pequena história comparada a um texto convencional. Os dados não mostraram diferença na retenção de conceitos entre as técnicas, mas concluíram que transmitir conceitos científicos com as HQs, pode ser mais atrativo e interessante.

7 Objetivo Verificar os efeitos de 3 sessões de educação postural, comparando duas estratégias educacionais, usando a pedagogia de uma História em quadrinhos(HQ) versus um circuito demonstrativo (CD), no aprendizado de hábitos posturais corretos em escolares das 2ª e 3ª séries do ensino fundamental.

8 Metodologia Desenho da pesquisa: Estudo experimental.
Participação de 80 escolares da Escola Municipal Desembargador Francisco Meirelles da Cidade de São Paulo. Faixa etária:7 a 11 anos.(sexos masculino e feminino)

9 Metodologia Critérios de inclusão: estudantes da 2ª e 3ª séries, alfabetizados e com habilidade de leitura e escrita. Cada grupo de 40 sujeitos, participou de duas diferentes estratégias educacionais. As classes de posturas foram orientadas em 3 três sessões. Cada encontro orientou 10 escolares. Formação de dois grupos experimentais: G1 - História em Quadrinhos (HQ) G2 - Circuito Demonstrativo (CD)

10 Back School x Programação de ensino individualizado - PSI
As duas estratégias educacionais foram estruturadas segundo os princípios do Back School e do PSI.

11 Back School “Escola da coluna”
O Back School é um modelo de programa de educação das costas, dirigido à população adulta, que tem mostrado efeitos positivos nas reincidências de lombalgia nesta população.

12 PSI–Programação de Ensino Individualizado Kelly et al 1964
Aquisição de habilidades Repetição Reforço 100% Back School “Escola da coluna” Proposta Número de sessões Seguimento PSI – Programação do ensino individualizado ou personalizado Parafraseando parte do texto da tese da Profª Amélia Pascal, “ Ensinar é uma atividade que só é efetiva se resultar em aprendizagem do aluno”. Esse programa foi desenvolvido por Keller na Universidade de Brasília em A sua efetividade tem sido demonstrada na aquisição de aprendizado por parte dos alunos em diferentes aréas. O programa tem uma característica principal o domínio de 100% do apdz. O aluno só passa para o passo seguinte se alcançar 100% do aprendizado Repetição e reforços são aplicados até alcançar os 100% O aluno que não assinalou alternativa alguma, recebia reforços até o domínio.

13 Metodologia Esqueleto
Antes de responder ao questionário inicial uma introdução sobre conhecimentos anatomia biomecânica fisiopatologia estruturas do sistemas músculo esquelético da coluna vertebral foram apresentados com essas transparências.

14 Metodologia Músculos Noções sobre a quantidade de músculos e ossos foram passadas para os alunos. De forma lúdica como por exemplo: Você sabia que o corpo humano é formado por um conjunto de osso chamado esqueleto.

15 Metodologia Cinco questionários foram aplicados.(1º Inicial, 2º;3º e 4ºpós instrução e 5º seis meses follow up). Todos os questionários foram ilustrados com desenhos. Após o término do estudo, palestra educativa foi ministrada aos professores e equipe técnica da escola. No final da pesquisa, houve distribuição da História em Quadrinhos, como incentivo para os escolares e professores da escola. Em seguida do preenchimento do questionário inicial se formaram os grupos de 10 escolares e foi aplicado a estratégia educativa para orientação do hábitos corretos de postura

16 Questionário 1ª a 6ª questão
As categorias avaliadas foram para prevalência de dores nas costas: 1ª.Dores nas costas entre os escolares. 2ª.Localização da dor (Corlett). 3ª Relação das dores nas costas com as seguintes situações: sentada; em pé; deitada; andando; aula de educação física; transporte de mochila e na atividade esportiva.

17 Questionário 1º a 6º questão
4ª.Presença ou ausência de cansaço, quando sentado na carteira escolar. 5ª e 6ª.Dores nas costas entre os pais dos escolares.

18 Mapa Desconforto Postural Corlett 1976.
01. Nuca 02. Ombro esquerdo 03. Ombro direto 04. Braço esquerdo 05. Braço Direito 06. Alto das Costas 07. Mão/ Punho Esquerdo 08. Mão/ Punho Direito 09. Baixo das costas 10. Nádegas 11. Coxas 12. Joelhos 13. Pernas 14. Pés

19 7ª a 16ª QUESTÃO As categorias avaliadas foram as 6 classes de hábitos posturas
Desenhos de bonecos ilustravam as classes de posturas e as suas respectivas alternativas. Desenhos por Alberto Vonach

20 7ª a 16ª Questão

21 7ª a 16ª Questão

22 História em Quadrinhos
foi usado recurso audio visual para passar a história em quadrinhos.

23 Pedagogia da História em Quadrinhos HQ–Teórico- G1
HQ dividida em três etapas e em tiras. Material transparências reproduzem a HQ. Cada etapa da história orientou a uma classe de hábitos posturais. Leitura narrada pela fisioterapeuta. Cartazes ilustravam a sala de aula. No final da sessão educativa os alunos respondiam ao questionário pós instrução. aprendizado da postura orientada. Caso o aluno não tivesse alcançado o aprendizado, reforços eram aplicados até a aquisição de 100% do apdz. Por que o aluno só passava para a etapa seguinte depois que aprendeu a postura ensinada no dia.

24 HQ - Tiras Acredito que a HQ “ Posturinha e Sua Turma” possa divulgar medidas de promoção de saúde no âmbito escolar. A escola é um espaço social adequado, podendo resultar em um excelente local para a implementação de ações de saúde.Essa questão é de grande relevância pois trata-se de prevenção primária de dores nas costas justificada pela alta prevalência de lombalgia em adultos. E sem falar na absenteísmo no âmbito ocupacional..

25

26 Circuito Demonstrativo Prático - CD G2
1ª Sessão — Postura Sentada Material: Mesa e Cadeira 2ª Sessão — Em pé, Transporte de Mochila e Postura Deitada Material: Mochila e Colchonete 3ª Sessão — Técnicas de Levantamento e Transferência de Objetos Material: Livros

27 Sala de aula Foto da sala de aula

28 Vivência prática Demonstração prática da vivência do transporte de mochila

29 Foto da vivência corporal da postura deitada

30 Análise Estatística Análise Descritiva Análise Inferencial
Teste Exato de Fisher Análise para dados pareados

31 Teste Exato de Fisher

32 Análise para dados Pareados

33 Resultados População de 80 escolares entre 7 e 11 anos de ambos os sexos. 1-Sugerem que a distribuição entre as quatro populações (idades, sexos, para G1 e G2) é semelhante (Bussab & Morettin, 2002).

34 Resultados 2. Apontam que a proporção de respostas corretas, após a aplicação das duas estratégias, foi acima de 90%.(Tabela.1) 3. Aplicação do teste de Fisher para as variáveis relacionadas aos hábitos posturais revelou que a hipótese de homogeneidade só foi rejeitada para seguinte variável: jeito certo de dormir(p=0,0783)(Tabela.2)

35 Tabela 1: Porcentagens de acertos antes e depois da aplicação das estratégias educacionais.
HQ CD Momentos Posições Certas Antes Depois 1 – Sentada a-costas 47%** 97% 49%** b-bumbum 71% 100% 68% c- pés 55%** 89% 38%** 90% 2 - Em pé a-cabeça 89%* 92% 95% b-costas 84% 87% c-pés 41%** 65% 33% 64% 3 - Transporte de Mochila 76%** 72% 4 – Abaixar 37%** 5 – Mudar objeto 84%* 82% 6 - Jeito de dormir 77%**

36 Tabela 2: Testes de Homogeneidade Variáveis Relacionadas às Classes de Hábitos Posturais
Teste Exato de Fisher Nível Descritivo Jeito certo das costas quando sentado 0,1781 Jeito certo do bumbum quando sentado 0,3684 Jeito certo dos pés quando sentado 0,1502 Jeito certo das costas quando em pé 0,7723 Jeito certo dos pés quando em pé 0,8344 Jeito certo da cabeça quando em pé 0,6981 Jeito certo de transportar a mochila escolar 0,9163 Jeito certo transferir objetos 0,9998 Jeito certo de levantar um objeto do chão 0,4674 Jeito certo dormir 0,0783

37 Gráfico–1 Jeito certo das costas HQ/A

38 Gráfico-2 Jeito certo das costas HQ/D

39 Gráfico-3 Jeito certo das costas – CD/A

40 Gráfico-4 Jeito certo das costas – CD/D

41 Gráfico 5- postura sentada posição dos pés

42 Gráfico 6 - Proporção de acertos Abaixar

43 Resultados 4- Os resultados apontados pelo Teste exato de Fisher expressam que a hipótese de homogeneidade só foi rejeitada na ocorrência de dores, avaliada pelo Mapa de desconforto postural, para as seguintes variáveis: Presença de dores nos pés: P=0,0596 Presença de cansaço quando sentada na cadeira escolar: P=0,0823

44 Gráfico– 7 Presença de dores nos pés – HQ - antes

45 Gráfico- 8 Presença de dores nos pés – HQ - depois

46 Gráfico-9 Presença de dores nos pés CD - antes

47 Gráfico-10 Presença de dores nos pés CD - depois

48 Gráfico- 11 Presença de cansaço sentado na carteira escolar HQ -antes

49 Gráfico- 12 Presença de cansaço sentado na carteira escolar – HQ- depois

50 Gráfico- 13 Presença de cansaço na cadeira escolar CD- antes

51 Gráfico-14 Presença de cansaço sentado carteira escolar CD-depois

52 Resultados 5- O número total de reforços nas duas EE pós instrução, apontam que o sexo masculino errou mais enquanto que a HQ precisou de mais reforços na pós instrução.

53 Tabela 4: Número total de reforços por estratégia de ensino e sexo, em cada questionário.
Na aquisão dos 100 % de apdz foi observado que a estratégia HQ apontou um número maior de reforços para os meninos. A sessão que mais necessitou de reforços foi a 2 sessão/HQ/ meninos. Esse evento orientou três classes de posturas que provavelmente exigiu um pouco mais de memorização.

54 Discussão A aplicação das duas estratégias, tanto antes como depois, não expressou diferença significativa nos índices de dores nos diferentes segmentos corporais. Segundo alguns autores os fatores que podem contribuir para a ausência de prevalência de dores antes e depois do back School são:

55 Discussão A inserção do professor na aplicação dos Back Schools (Cardon et al, 2001). O envolvimento dos pais no programa de educação postural (Mendez et al, 2001). Número de sessões educativas(Cardon et al, 2000 – 2001, Mendez et al, 2001). Cardon et al (2001) envolveu os professores no seu estudo. O fato do reforço do professor foi positivo com escores + altos para os alunos que receberam reforço comparado aos que apenas receberam instruções.

56 Discussão A má combinação entre as medidas antropométricas e o mobiliário escolar (Casarotto et al 1995, Parcells et al,1999, Panagiolopoulou et al, 2004, Milanese et al, 2004). Robertson et al (1999), Cardon et al ( ) e Mendez et al (2001), consideram que há uma modificação imediata no aprendizado pré e pós a participação dos estudantes em programas de educação postural.

57 Discussão Negrete et al ( ), conclui que, a longo prazo a memorização, comparando uma história a um texto convencional, é igual para as duas estratégias. Reporta, também, a facilidade com que a HQ comunica conceitos científicos relacionando o fato, a forma precisa, atrativa e divertida com que ela passa a informação, favorecendo à retenção do aprendizado. Mundo de Bickman Castelo Ratibum MTV o filme que vi a música que assisti Personagens falam a linguagem das cças e identificam-se pelos hábitos semelhantes. Apelo visual Inspira uma boa forma de divulgar ciência quanto as aspectos da prevenção de hábitos de postura correta Linguagem educativa x Linguagem lúdica Tese Profª década de 70 experimentou vários tipos de quadrinhos e a familiarização dos escolares com os mesmos e a preferência pelos quadrinhos, com relação a passar informações melhor do que um livro convencional. Alguns alunos revelaram que passar conteúdo da língua portuguesa, ciências com o veículo dos quadrinhos é muito agradável. Literatura do Profº Waldomiro Como usar as HQ em sala de aula, destacando várias disciplinas que podem usufruir desse valioso instrumento de comunicação. Marilyn et al (2000) revelou a preferência dos escolares relacionada a leitura e atividade de lazer (leitura a mais popular HQ e nas atividades de laser video game, prática de esportes e computador. Ujiie J et al (1996) afirmam: cças que lêem HQ não vão mal na escola e algumas vezes vão melhor do que as que não lêem HQ apud shore Ellis A et al (2000)

58 Discussão Barbosa A. et al (2004) revelam que a linguagem das HQ já vem sendo utilizada no aprendizado de diversas matérias do ensino fundamental(1ª a 4ª). No Brasil a secretária de educação já reconhece pelos PCNs e pela LDB, a importância de incluir a HQ como veículo de ensino em várias disciplinas, na rede pública de ensino fundamental.

59 Discussão Nippold MA et al (2005) estudaram a preferência dos escolares relacionada a leitura e atividade de lazer. Preferências apontadas: leitura= HQ atividade de lazer= video computador e esportes Ujiie J et al(2000) afirmam: crianças que lêem HQ não vão mal na escola e algumas vezes vão melhor do que as que não lêem HQ apud shore Ellis A et al (2000).

60 Discussão O início da jornada escolar, na maioria das vezes, exige a postura sentada estática, mas poucos professores apresentam aulas que motivem a postura sentada dinâmica(Cardon et al, 2004). Idade, sexo, história familiar, assimetria de tronco, atividades competitivas, carregar peso, trauma, psicofísicos, são fatores que podem resultar em lombalgia, na idade escolar ( Balagué et al, 1999).

61 Discussão A comissão Européia de pesquisa (2004), prevêem ações preventivas, dirigidas à população adulta e de escolares. Os fatores de risco com potencial de modificação tais como: estilo de vida, psicofísicos, e ambiente escolar, devem ser capazes de minimizar as lombalgia, desde que sejam modificados.

62 Fatores positivos As estratégias educativas se mostram efetivas no sentido de APREENDER, APRENDER e na RETENÇÃO dos conceitos de hábitos posturais corretos.   Em geral, os índices de respostas corretas, depois, foi acima de 90%. A aplicação das estratégias não interferiu nas dores dos alunos, antes e depois das técnicas educativas. Estes escolares tiveram a oportunidade de receber informações sobre educação em saúde, de interesse para a comunidade escolar.

63 Proposta Propor o tema orientação postural primária como tema transversal sobre educação em saúde. Ex: utilizar a HQ para passar essas mensagens sobre os hábitos posturais corretos Estudar a viabilidade de criar um banco de dados epidemiológico ou estatístico, de prevalência das dores nas costas entre os escolares, para preencher a lacuna nacional. 12ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2003 (Ministério da Saúde) aprovou o tema educação postural como uma das ações de saúde que deve ser implementadas pelos governos. As pessoas aprendem a gostar de ler quando de alguma forma a qualidade de sua vida melhora com a leitura. Bons leitores não se formam oferecendo materiais de leitura de qualidade empobrecida. Pensando nos que estão ingressando nos bancos escolares e principalmente no mundo da leitura. PCNs Justamente no momento em que os escolares estão adquirindo hábitos saudáveis de postura parece incoerente submetê-los a usar equipamento inadequado as suas medidas antropométricas.

64 Conclusão Para a maioria das variáveis estudadas, não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os sexos e submetidos às duas estratégias educativas.

65 Conclusão Para as variáveis relacionadas à ocorrência de dores, a aplicação das estratégias educativas não alterou a condição de dor do aluno. Para as variáveis relacionadas às classes de hábitos posturais, com exceção à variável jeito de dormir, as estratégias de ensino mostraram-se eficazes, pois a proporção de respostas corretas aumentou.

66 Planos para o futuro Pensar na viabilidade de estudar a prevalência e as conseqüências a longo prazo da lombalgia na idade escolar. Planejar um estudo para confirmar se a modificação dos fatores de risco resultaria na diminuição da lombalgia. Pensar na possibilidade da reprodutibilidade do método junto as revistas científicas nacionais e internacionais. Posturinha “ Olhar brasileiro” Promover junto às escolas encontros que abordem questões relacionadas aos hábitos posturais corretos, contanto que, tenha a participação dos formadores de opinião pública tais como: professores regulares, educadores físicos e os pais.(Associação de pais e mestres) Penso que cabe a nos profissionais de saúde que aspiram por ações preventivas primárias, voltadas a educação postural na idade escolar, colaborar com os governos no intuito de darmos sugestões que possam favorecer a inclusão do tema educação postural no calendário escolar, assim como foi aprovado no 12ª congresso Nacional de saúde. Face a prevalência de lombalgia na idade escolar, o tema foi uma das ações de saúde a ser implementadas pelos governos e pela sociedade civil. Concordo com a comissão Européia de pesquisa(2004), quando eles afirmam que a prevenção primária só é eficaz se houver o envolvimento da diminuição da lombalgia. Caso contrário não é prevenção.

67 Agradecimentos Sr. Ricardo Pucci e Sr Ciro -Indústria de Brinquedos Bandeirante Eduardo Jardim – ilustração e adaptação do roteiro da história em quadrinhos “Posturinha e Sua Turma” Alberto Vonach - Ilustrador dos desenhos do questionário

68 Organização Mundial de Saúde,1987
A promoção da saúde deve ser um processo de capacitação do indivíduo, para que este aumente o controle sobre a sua própria saúde, sendo capaz de satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao ambiente em que vive.

69 Foto das cças


Carregar ppt "Marilia Christina Tenorio Rebolho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google