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Metodologia de Gestão de Projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de Gestão de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Gestão de Projetos
02/04/2017 Metodologia de Gestão de Projetos ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

2 02/04/2017 CONFLITO em Projeto É definido como o comportamento de um indivíduo, um grupo ou uma organização que impede ou restringe (pelo menos temporariamente) que sejam atingidos os objetivos desejados do projeto por uma outra parte.

3 Conflito (José Saramago)
02/04/2017 A pouco compreensiva atitude que está a impedir uma solução pacífica do diferendo que opõe os participantes...

4 Conceito de CONFLITO em Projeto
02/04/2017 Conceito de CONFLITO em Projeto Ainda que conflitos possam impedir que os objetivos de um projeto sejam atingidos, as consequências podem ser benéficas se produzirem novas informações que melhorem o processo decisório. Conflitos podem causar desintegração de esforços da equipe do projeto.

5 Questões básicas para tratar conflitos:
02/04/2017 Questões básicas para tratar conflitos: Quais são os objetivos do projeto? Podem estar em conflito com objetivos de outros projetos? Porque os conflitos acontecem? Como podemos resolver os conflitos? Há algum tipo de análise preliminar que possa identificar possíveis conflitos antes deles ocorrerem?

6 OBJETIVOS DO PROJETO Devem ser específicos, não gerais
02/04/2017 OBJETIVOS DO PROJETO Devem ser específicos, não gerais não demasiadamente complexos mensuráveis, tangíveis, verificáveis de nível apropriado, desafiadores realísticos e atingíveis estabelecidos dentro dos limites dos recursos consistentes com recursos disponíveis ou antecipados consistentes com os planos, políticas e procedimentos da organização

7 02/04/2017 Recursos da Gerência Alinhar objetivos de projeto com metas da organização, de outras sub-unidades e as dos indivíduos. bastante mais pró-ativa que reativa; orientada a resultados, enfatizando realizar; focada na mudança para melhorar a eficácia individual e organizacional.

8 02/04/2017 Características uma abordagem direcionada para planejar e realizar projetos com resultados para a organização estratégia de casamento das necessidades individuais com as de projeto estabelece a contribuição de cada pessoa e de cada unidade da organização para o projeto

9 AMBIENTE DE CONFLITO Tipos mais comuns de conflitos:
02/04/2017 Tipos mais comuns de conflitos: recursos de mão-de-obra (“manpower”) equipamentos e facilidades despesas de capital custos opiniões técnicas e restrições (“trade-offs”) prioridades procedimentos administrativos programação de serviços responsabilidades disputas pessoais

10 AMBIENTE DE CONFLITO Intensidade relativa dos conflitos varia com:
02/04/2017 Intensidade relativa dos conflitos varia com: intensidade e proximidade das restrições do projeto; aumento ou redução das restrições; características próprias do ciclo do projeto; da pessoa com quem os conflitos ocorrem e sua posição na organização Conflitos benéficos: disputas entre soluções técnicas alternativas para o mesmo problema; conflitos entre visões alternativas de soluções para atender a regras de negócio

11 Fatores que influenciam:
02/04/2017 AMBIENTE DE CONFLITO Fatores que influenciam: Riscos técnicos no desenvolvimento Riscos para a empresa com consequências financeiras ou perda de competitividade Prazos de entrega e urgência Penalidades para atrasos de entrega Economias esperadas, aumento de lucros e retorno de investimentos Importância do cliente face ao porte do projeto Impacto em outros projetos e em organizações vinculadas Impacto em uma linha de produto

12 Razões de conflitos em projetos:
02/04/2017 Diversidade de especialidades entre os participantes do projeto; Baixo grau de autoridade do gerente do projeto para premiar e punir; Pouco entendimento comum da equipe do projeto dos seus objetivos específicos (relativos a custo, prazos, performance); Excesso de ambiguidade na compreensão do projeto por sua equipe; David Wilemon os identifica em ”Managing Conflict in Temporary Management Situations” - The Journal of Management Studies

13 Razões de conflitos em projetos
02/04/2017 Pouca concordância entre os participantes da equipe sobre a ordenação dos objetivos do projeto; Baixa aceitação do sistema de gerenciamento do projeto pelos membros das áreas funcionais, por preocupação de usurpação de seu papel usual; Baixo grau de interdependência entre as partes componentes do projeto; Falta de cooperação entre as áreas funcionais de um projeto.

14 GERÊNCIA DE CONFLITOS Uma Pesquisa de Thamhain e Wilemon:
02/04/2017 Uma Pesquisa de Thamhain e Wilemon: 150 gerentes de várias empresas orientadas a tecnologia questionário para colher dados discussão com vários gerentes de projetos selecionados sobre o assunto em investigação

15 GERÊNCIA DE CONFLITOS definição de três variáveis para medição:
02/04/2017 definição de três variáveis para medição: intensidade média de 7 conflitos potenciais determinantes sobre toda a vida do projeto; a intensidade das 7 fontes de conflito sobre as 4 fases do ciclo de vida do projeto; maneiras de resolver conflitos usadas pelos gerentes de projeto.

16 GERÊNCIA DE CONFLITOS As 7 fontes principais de conflito:
02/04/2017 GERÊNCIA DE CONFLITOS As 7 fontes principais de conflito: Conflito sobre prioridades de projeto Conflito sobre procedimentos administrativos Conflito sobre opiniões técnicas e restrições de desempenho Conflitos sobre recursos de mão-de-obra Conflitos sobre custos Conflitos sobre prazos e cronogramas Conflitos de personalidades

17 GERÊNCIA DE CONFLITOS As 4 fases do ciclo de vida de um projeto:
02/04/2017 GERÊNCIA DE CONFLITOS As 4 fases do ciclo de vida de um projeto: formação (caracterização, planejamento e aprovação da execução) do projeto construção (organização do trabalho, colocação em funcionamento, estruturação da solução) do projeto implementação (desenvolvimento, testes, treinamento e implantação) do projeto finalização (operacionalização, avaliação do funcionamento e entrega da documentação final) do projeto

18 02/04/2017

19 INTENSIDADE do CONFLITO FASE DE FORMAÇÃO DO PROJETO
02/04/2017 INTENSIDADE do CONFLITO CONFLITO DE PRIORIDADES CONFLITOS S/PROCEDIMENTOS CONFLITO DE PRAZO CONFLITO S/MÃO-DE-OBRA CONFLITOS S/ CUSTOS CONFLITO S/OPINIÕES TÉCNICAS CONFLITOS S/PERSONALIDADES FASE DE FORMAÇÃO DO PROJETO

20 Características da fase de FORMAÇÃO:
02/04/2017 Características da fase de FORMAÇÃO: prioridades devem ser estabelecidas para o projeto e pode haver divergências entre usuários e dentro da equipe; os procedimentos administrativos que podem causar conflitos dizem respeito à subordinação do gerente do projeto, participação dos clientes, níveis de autoridade

21 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS
02/04/2017 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS NA FASE DE FORMAÇÃO Definir planos claramente Decisões devem ser tomadas em conjunto com as partes PRIORIDADES Desenvolver procedimentos administrativos operacionais detalhados para serem seguidos no projeto. Assegurar aprovação dos administradores chave Fazer atas de entendimento entre partes PROCEDIMENTOS PRAZOS Desenvolver compromissos antes do projeto começar sobre prazos Prever os impactos das outras prioridades departamentais e seus possíveis impactos

22 INTENSIDADE do CONFLITO FASE DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO
02/04/2017 INTENSIDADE do CONFLITO CONFLITO DE PRIORIDADES CONFLITO DE PRAZO CONFLITOS S/PROCEDIMENTOS CONFLITO S/OPINIÕES TÉCNICAS CONFLITO S/MÃO-DE-OBRA CONFLITOS S/PERSONALIDADES CONFLITOS S/ CUSTOS FASE DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO

23 Características da fase de CONSTRUÇÃO:
02/04/2017 Características da fase de CONSTRUÇÃO: prioridades devem ser negociadas entre pessoal das equipes cliente e de projeto; prazos geram muitos conflitos nesta fase em que os participantes devem assumir a responsabilidade por cumprir prazos definidos por superiores; procedimentos administrativos que podem causar conflitos dizem respeito à organização interna da equipe do projeto

24 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS
02/04/2017 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS FASE DE CONSTRUÇÃO Prover alimentação efetiva de previsões dos planos das áreas de projeto e suas necessidades através das reuniões de acompanhamento do projeto PRIORIDADES Atualize a programação do projeto em cooperação com suas áreas funcionais PRAZOS PROCEDIMENTOS Fazer planos de contingência administrativos nos principais assuntos

25 INTENSIDADE do CONFLITO FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
02/04/2017 INTENSIDADE do CONFLITO CONFLITO DE PRAZO CONFLITO S/OPINIÕES TÉCNICAS CONFLITO S/MÃO-DE-OBRA CONFLITO DE PRIORIDADES CONFLITOS S/PROCEDIMENTOS CONFLITOS S/ CUSTOS CONFLITOS S/PERSONALIDADES FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

26 Características da fase de IMPLEMENTAÇÃO:
02/04/2017 Características da fase de IMPLEMENTAÇÃO: prazos se tornam o mais forte ponto de conflitos entre grupos da equipe; discussões técnicas sobre a forma de implementar soluções e sobre as dificuldades de utilizar tecnologias novas; problemas de falta e realocação de mão-de-obra são muito freqüentes.

27 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS
02/04/2017 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS FASE DE IMPLEMENTAÇÃO PRAZOS Monitorar o progresso real do trabalho. Comunicar resultados que afetam as partes. Prever problemas e considerar alternativas. Identificar potenciais “focos de dificuldades” necessitando vigilância próxima. Solucionar cedo os problemas técnicos. Comunicar restrições de prazo e de orçamento para pessoal técnico. Enfatizar necessidade de testes técnicos. Facilitar acordos para chegar a arquitetura final TÉCNICOS MÃO-DE-OBRA Prever e comunicar cedo requisitos de mão-de-obra. Estabelecer estes requisitos com grupos funcionais e chefias intermediarias.

28 INTENSIDADE do CONFLITO FASE DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO
02/04/2017 INTENSIDADE do CONFLITO CONFLITO DE PRAZO CONFLITO S/MÃO-DE-OBRA CONFLITO DE PRIORIDADES CONFLITOS S/PERSONALIDADES CONFLITO S/OPINIÕES TÉCNICAS CONFLITOS S/ CUSTOS CONFLITOS S/PROCEDIMENTOS FASE DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO

29 Características da fase de FINALIZAÇÃO:
02/04/2017 prazos geralmente ultrapassados geram discussões relevantes entre clientes e equipe do projeto. Os problemas decorrem de problemas que vem de fases anteriores; são grandes os problemas de relacionamento resultantes dos desgastes no decorrer do projeto e das incertezas do futuro; problemas de mão-de-obra para finalizar o projeto - necessidade de realocações

30 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS
02/04/2017 RECOMENDAÇÕES - EVITAR CONFLITOS FASE DE FINALIZAÇÃO PRAZOS Monitorar de perto o ciclo de vida do projeto. Considerar realocação de mão-de-obra disponível para áreas críticas do projeto com problemas de escorregamento de prazos. Resolver problemas técnicos que resultem em prazos adicionais. PERSONALIDADE MÃO-DE-OBRA Desenvolver planos para realocar mão-de-obra para fechar o projeto. Manter relações harmoniosas com a equipe do projeto e os grupos de suporte. Tentar distensionar o ambiente de “alto-stress”

31 Atitudes gerenciais para resolver conflitos:
02/04/2017 Atitudes gerenciais para resolver conflitos: DESISTENTE - não participa dos desacordos e deixa que se resolvam sozinhos; SUAVE - desenfatiza as discordâncias e enfatiza áreas de entendimento; COMPROMISSADOR - busca obter soluções de compromisso entre as partes em disputa - política de “dar e tirar” FORÇADOR - exerce seu ponto de vista apoiando uma das partes - situação tipo “ganha-perde” CONFRONTADOR - provoca conflito direto entre os envolvidos Conveniência dos diversos modos de resolução de conflitos

32 PERFIL DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
02/04/2017 PERFIL DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS % DE GERENTES DE PROJETO CUJO ESTILO REJEITA ESTE MODO DE SOLUÇÃO DE CONFLITO % DE GERENTES DE PROJETO CUJO ESTILO É FAVORÁVEL A ESTE MODO DE SOLUÇÃO DE CONFLITO 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% % 20% 30% 40% 50% 60% 70% CONFRONTADOR COMPROMISSADOR SUAVE FORÇADOR DESISTENTE

33 02/04/2017 Exame PME Outubro 2013 pag 26

34 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS OBSERVAÇÕES PRELIMINARES Estudar o problema e colecionar todas as informações disponíveis Desenvolver a abordagem situacional ou a metodologia que será adotada Estabelecer a atmosfera ou o clima adequado à busca da solução

35 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 ESTABELECENDO A ATMOSFERA ADEQUADA Criar desejo de participar da solução em si próprio e nos outros participantes Estabelecer claramente os objetivos da reunião que será feita para resolver o assunto - estabelecer credibilidade e sanções

36 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO Abertura da reunião Coletar informações e sentimentos Definir o problema: esclarecer todas as posições Compartilhar informações Estabelecer prioridades Organizar grupos para análise de alternativas Resolvendo o problema: envolvimento e compromisso

37 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO Desenvolvendo um plano de ação - compromisso de cada envolvido em cumprir o estabelecido Implementando o plano de ação “Follow-up”: obter “feedback” na implementação do plano de ação

38 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS POR QUE AS PESSOAS DISCORDAM? 1. Não está claro do que se trata... 2. As opiniões são diferentes quanto às causas ou alternativas de solução... 3. As razões são baseadas em sucessos ou fracassos anteriores, envolvendo experiências pessoais, animosidades etc

39 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
02/04/2017 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS AS PESSOAS DISCORDAM O QUE FAZER A RESPEITO? 1. Não está claro do que se trata... Esclareça! 2. As opiniões são diferentes quanto às causas ou alternativas de solução... Analise! 3. As razões são baseadas em sucessos ou fracassos anteriores, envolvendo experiências pessoais, animosidades etc ... Passe para outra ocasião, resolva isso primeiro!

40 Administrar a ausência de conflitos
02/04/2017 Administrar a ausência de conflitos Vamos todos ao cinema? Um pode preferir o teatro, Outro já viu o filme O terceiro queria jantar, pois estava com fome O quarto tinha outro compromisso... Mas para evitar o conflito, foram todos ao cinema e se chatearam... Significa provavelmente que as pessoas estão desinteressadas ou intimidadas, pouco à vontade para externar suas idéias ou opiniões Dicas para administrar conflitos

41 Um estudo de caso opcional
02/04/2017 A Case of Cheating? by Clyde Freeman Herreid, University at Buffalo, State University of New York “ I couldn't stand it! I had to move. They were cheating. I study hard for this course to get my "A," and they were cheating! I had to get out of there."


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