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PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE

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Apresentação em tema: "PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE
Luiz Carlos Garcia Consultor | CREA-RJ

2 “É preciso tornar a organização capaz de prever as tempestades, de transpô-las e, por fim, de navegar à frente delas.” Peter Drucker

3 Administração Pública
OBJETIVO O bem comum da coletividade administrada COMPROMISSO Bem servi-la porque é o desejo do povo como destinatário dos bens, serviços e interesses administrados pelo Estado.

4 Eficiência e Eficácia O Administrador Público deve orientar sua gestão para o atendimento das demandas dos cidadãos e usuários, bem como realizar a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços prestados, ou seja, que o princípio da Eficiência corresponda ao sentido da Eficácia. art. 37, Constituição Federal

5 Impactos em 2011/2012 Como o CREA-RJ, conseguiu transpor as tempestades, e, por fim, se posicionar navegando à frente delas. J

6 Visão de Futuro Aderindo ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, criado pelo Decreto nº de 23 de fevereiro de 2005. - GESPÚBLICA - Adotando a prática de realizar anualmente, o seu Planejamento Estratégico.

7 Excelência: Programa GesPública
O Programa Nacional de Gestão Pública – GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto /2005, orienta sua ação pela promoção da excelência dirigida ao cidadão e por um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços públicos.

8 Objetivos do GesPública
Eliminar o déficit institucional; Promover a governança e a eficiência visando os resultados da ação pública; Assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental; e Promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

9 Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico integra idéias e viabiliza as ações para a Organização, tendo como propósito estabelecer políticas, objetivos e projetos para os períodos de curto, médio e longo prazo, identificando e atendendo as necessidades das partes interessadas. (Stakeholders)

10 Planejamento Estratégico
Assim, a construção do Planejamento Estratégico permite: Definir o melhor caminho para superar os desafios; Conhecer as ações para seu desenvolvimento eficaz; Que a Autoavaliação contínua alimente a eficácia dos seus processos e a efetividade dos resultados.

11 Planejamento Estratégico
Onde queremos ir? ? Onde estamos Para onde as tendências nos “empurram”?

12 Planejamento Estratégico e Projetos
Pensamento Estratégico (Visão) Objetivos Estratégicos Planos de Ação Anual GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO POR PROJETOS Definindo a organização do futuro Transformando ideias em realidade

13 Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Sistematizados

14 Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação
1. Desenvolver uma gestão profissional mais integrada, 1.1. PAA – Gespública. 1.2. PAA – Integração das Gerências com o Comitê, 1.3. PAA – Criação da Gerência de TI. 1.4. PAA – Campanha de sensibilização da Missão. 2. Promover a Renovação Tecnológica – equipamentos e treinamento, 2.1. PAA – Renovação Tecnológica, 2.2. PAA – Treinamento Tecnológico. 3. Desenvolver uma gestão de pessoas mais transparente, 3.1. PAA – Criação da Gerência de RH, 3.2. PAA – Desenvolvimento de mecanismos de transparência funcional. Melhoria das condições de infraestrutura relacionadas com os procedimentos operacionais, 4.1. PAA – Melhoria da infraestrutura operacional.

15 Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação
5. Disponibilizar cada vez mais serviços remotos, e aperfeiçoar o atendimento presencial, 5.1. PAA – Incremento de serviços remotos, 5.2. PAA – Aperfeiçoamento do atendimento presencial. 6. Fortalecer e ampliar o papel institucional junto ao CONFEA promovendo maior representatividade e ações efetivas junto ao Poder Legislativo, 6.1. PAA – Fortalecimento institucional junto ao CONFEA, visando maior representatividade perante o Poder Legislativo. 7. Adequar o quadro funcional às demandas, 7.1. PAA – Adequação do quadro funcional.

16 Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação
8. Estabelecer mecanismos de gestão dos fornecedores, controlando a qualidade dos serviços prestados, 8.1. PAA – gestão junto aos Fornecedores. 9. Melhorar a estrutura de marketing e comunicação, criando uma política sólida de relacionamento institucional, com vistas a diminuir o exercício ilegal das profissões, 9.1.PAA – Melhoria da estrutura de Marketing e da Comunicação do Conselho. 10. Valorização do quadro funcional. 10.1. PAA – Promover a Avaliação de Desempenho, 10.2. PAA – Dar continuidade a Pesquisa de Clima, 10.3. PAA – Criar mecanismos de Valorização Funcional.

17 CREA-RJ e Projetos Desde 2009, o orçamento é elaborado de forma participativa e por projetos. Os investimentos, principalmente em Fiscalização, Atendimento, Apoio ao Plenário e Infraestrutura, são definidos mediante a elaboração de projetos, quando são previstos os recursos financeiros, humanos, materiais e de equipamentos envolvidos, o cronograma físico-financeiro e definidos os indicadores de controle. O CREA-RJ passou a exercer maior controle nas expensas dos recursos e otimizar a tomada de decisão.

18 O CREA-RJ e o GesPública
04/06/2011 Entrega do Relatório de Gestão - Ciclo 2010 09/05/2011 Reunião de Avaliação de Resultados 30/03/2011 Realização do Curso Gerência da Rotina 04/10/2010 Adesão ao GesPública 04/10/2010 Realização da Oficina de Planejamento Estratégico

19 Certificado de Nível de Gestão II

20 Carta de Serviços Em 25 /07/2011, o CREA-RJ realiza o lançamento da CARTA DE SERVIÇOS. Disponível em

21 Programa de Equidade de Gênero, Raça e Etnia - Objetivos
construir uma nova cultura institucional que incorpore o tema do gênero como uma questão da própria sociedade. fortalecer o debate sobre gênero ampliar e difundir o conhecimento sobre as questões de gênero 21

22 Selo Equidade de Gênero 3ª Edição

23 GesPública Ciclo 2011|2012 20/07/2012 Entrega do Relatório de Gestão Ciclo 2011 04/07/2012 Elaboração do Relatório de Gestão Ciclo 2011 26/10/2011 Realização da Oficina de Planejamento Estratégico 2011 Reuniões do Comitê Gestor

24 Certificado de Gestão Nível III

25 Prêmio Qualidade Rio

26 Objetivos do PQRio Reconhecer as organizações sediadas no Estado do Rio de Janeiro que demonstrarem esforços efetivos direcionados à excelência no seu modelo de gestão (MEG), e disseminar metodologia de autoavaliação de gestão alinhada à Fundação Nacional da Qualidade.

27 CREA-RJ Prêmio Qualidade Rio Categoria PRATA

28 PQRio

29 O reconhecimento da Excelência de Gestão pelo GesPública e pelo PQRio traz como resultado: transformar em ação, pelo CREA-RJ, os anseios e expectativas dos profissionais e da sociedade.

30 Fique comigo Esperamos que em todas as localidades da jurisdição do CREA-RJ, seus Diretores, Conselheiros, Inspetores e Funcionários, estejam em perfeita sintonia, conforme cantava Roger Ridley em “Stand By Me”

31 Obrigado! Luiz Carlos Garcia Consultor | CREA-RJ


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