A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil Guillermo de Llera Lisboa 04 / 07 /2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil Guillermo de Llera Lisboa 04 / 07 /2012."— Transcrição da apresentação:

1 50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil Guillermo de Llera Lisboa 04 / 07 /2012

2 Comparação Macro 1,5 12º ª 2,5 6º ª PIB (biliões de milhões USD) Lugar no Ranking Mundial População (milhões) Renda per capita (USD) Posição no Ranking

3 COJUNTURA ATUAL ESPANHA Clima recessivo : em o PIB devera diminuir entre -1,3% (previsão oficial) e -5% (previsão das auditoras no cenário mais negativo) Mais de 5 milhões de desempregados, esperando-se chegar a 27% da população ativa. Fracasso do Governo no seu único objetivo : controlo do deficit. Em discussão o modelo de decentralização do Estado (Europa, Governo Central, Governo Autonómico, Diputaciones/Cabildos/Comarcas,…, Ayuntamientos).

4 Estrutura da População Ativa Total Ativos : 23,5 milhões Desempregados : 5,6 milhões (dados EPA) Por conta de terceiros : 15,1 milhões (2.011) Por conta própria : 3 milhões (2.011) Assalariados do sector publico (3,2 milhões, foi a única categoria em aumento, para alem dos desempregados, em 2.011) Os empregados são 37% da população : um salário tem de manter 3 pessoas. 5,7 milhões de estrangeiros, dos quais 100 mil brasileiros (em diminuição).

5 COJUNTURA ATUAL ESPANHA Ajuste Fiscal Plano Fornecedores Reforma Laboral Resgate Bancário Incertezas : elevada Prima de Risco

6 Principais motivos da crise Aumento acelerado do nível de vida e queda da produtividade Custo medio por trabalhador superior a A recuperação do valor da produtividade é dos poucos efeitos positivos das medidas anti-crise. Bolha imobiliária Em o VN da Construção na Espanha foi o maior de Europa : 69% superior ao de Alemanha, 8 vezes superior ao português. Em se finalizaram 600 mil vivendas, face a 200 mil em

7

8

9

10

11 EUROPA Sem liderança politica : os lideres dos principais países contradizem a Comissão. Banco Central sem estatuto de Banco Central. Estratégia errada : consegue os resultados contrários dos pretendidos. Se assumem objetivos claramente impossíveis de obter (consolidação fiscal). Instabilidade politica : todos os lideres caem nas eleições. Europa a duas velocidades

12

13 AREAS DE NEGOCIOS Comprar em Espanha Vender em Espanha Investir em Espanha Atrair investidores espanhóis

14 COMPRAR EM ESPANHA As exportações mantem níveis de crescimento, sendo a única componente positiva do PIB. O aumento da produtividade e da taxa de cambio do as tornam mais competitivas. Novos produtos : tecnologia, mão de obra especializada,….

15 VENDER EM ESPANHA Mercado maduro Em diminuição violenta dos consumos publico e privado Com graves problemas de tesouraria.

16 INVESTIR EM ESPANHA Em empresas : com necessidade de financiamento e mercados. Setor Imobiliário em saldo Setor turístico mantem crescimento e liderança mundial, precisando investimento.

17 INVESTIMENTOS ESPANHOIS NO BRASIL Sucesso nos investimentos já realizados em particular pelas grandes empresas. Capital disponível em paraísos fiscais. Complementaridade : tecnologia e mão de obra especializada em troca de mercados.

18 UMA REGIÃO A TER EM CONTA : EXTREMADURA Especificidades : proximidade a Portugal e os custos mais baixos de Espanha. Apoios do Governo Regional (Extremadura Avante) 15 clusters (Construção, Cortiça, Rochas Ornamentais, Mobiliário e Madeira, Acembex, Metalmecânico, Energia, Alimentário, Têxtil, TIC, Saúde, Desporto, Turismo, Audiovisual, Conhecimento). Alimentos de Extremadura.

19 SITES A CONSULTAR

20 Obrigado pela vossa atenção


Carregar ppt "50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil Guillermo de Llera Lisboa 04 / 07 /2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google