A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olga Mendonça PPS 2011 Apresenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olga Mendonça PPS 2011 Apresenta."— Transcrição da apresentação:

1 Olga Mendonça PPS 2011 Apresenta

2 da Tradicional Medicina Chinesa
Conceitos Básicos Este é um material para estudo e reflexão. Leia-o quando tiver tempo, pois é longo. Relaxe. A transição é automática. Ligue o som. da Tradicional Medicina Chinesa Parte 6

3

4 Depois de estudarmos os conceitos do Chi,
da simbologia Yin e Yang, das 5 fases elementares e a classificação dos meridianos, estamos preparados para saber mais sobre a MTC - sua forma de diagnosticar patologias e um de seu principais tratamentos, a Acupuntura.

5 Embora a saúde e a cura sejam os objetivos da TMC e
da medicina alopática, suas idéias sobre a etiologia da doença e os processos usados para restaurar a saúde, são completamente diferentes.

6 O médico alopático entende que a doença deve ser
curada prescrevendo antibióticos que matam vírus e bactérias, ou às vezes, fazendo intervenções cirúrgicas. Não há nada de errado nesta aproximação. A principal questão é que, a TMC tem sucesso onde a medicina alopática muitas vezes falha! Então, qual é o mecanismo de ação de terapêuticas como Acupuntura e Fitoterapia, que conduz à cura, a qual muitas vezes, não ocorre na medicina ocidental?

7 Embora o objetivo da TMC seja curar um paciente,
ela não tenta fazer isto tratando apenas da doença, mas sim da pessoa inteira. Uma pessoa, de acordo com os princípios da Medicina Chinesa, é mais do que sua patologia. Tratar a patologia pode trazer algum resultado, mas que geralmente é provisório...

8 Uma pessoa não é representada unicamente por sua
doença, mas por cada interação humana que viveu desde o nascimento, pelos seus valores culturais, pelas experiências emocionais que teve, por seu hábitos alimentares, pelo ambiente social em que vive, trabalha, etc. Esses são os fatores que contribuem para o surgimento de uma doença e que, precisam ser modificados apropriadamente, para conduzir à restauração da saúde.

9 O ser humano faz parte da Natureza, é uma pequena
unidade do universo e seu estado de saúde tem intimas relações com o meio ambiente. Esse é o princípio básico da Acupuntura, praticada pelos chineses, na China, há mais de anos.

10 Com grande freqüência, a Acupuntura determina curas,
melhoras categóricas de patologias, e principalmente, é usada na manutenção da saúde, pois é uma terapêutica primordialmente preventiva.

11 O método de diagnóstico da TMC baseia-se em diversos
tipos de exames que envolvem o observar, escutar, questionar, cheirar, apalpar, para o médico chegar a um diagnóstico diferencial e ao sucesso do tratamento.

12 O médico da TMC deve abordar o paciente com uma
mente tranquila, sem um diagnóstico preconcebido, que funcionaria como algemas clínicas e, proceder ao anamnese, para averiguar os sintomas e os fatores importantes externos – o vento, o frio, o calor, a umidade, o seco e o fogo – e os fatores internos, as 7 emoções – alegria, tristeza, raiva, histeria, inquietude, preocupação e medo – responsáveis pelo aparecimento da doença.

13 O processo do diagnóstico começa com uma profunda
observação do paciente, daquilo que ele verbaliza e do que não verbaliza: - o tom de voz, a tez, a condição de seus olhos, expressões faciais, atitude corporal, o modo como anda e se senta, enfim, tudo é observado, inclusive as inconsistências entre o que sua energia corporal/espiritual comunica e o que é expressado verbalmente...

14 Depois de meticulosa anamnese, é preciso proceder
à uma palpação acupuntural nos pontos de assentimento paralelos à coluna vertebral e depois proceder à análise das alterações do pulso e da morfologia da língua, importantíssimos para o diagnóstico e para o plano terapêutico.

15 A observação da língua, por exemplo, (cor, forma e
saburra) possibilita avaliar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras. A avaliação do pulso (pulsologia) informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Esse exame permite identificar quais os procedimentos técnicos nos meridianos que garantirão a restauração do equilíbrio interior.

16 Um bom médico da TCM, segue os princípios dos
tempos antigos e mantém seu olhar no plano sutil – o que a maioria não vê, é o que ele valoriza. Na verdade, o tempo todo ele atua no plano “invisível”, pois lida com energias - dos elementos, da mente, das emoções, do espírito, etc. . Já os médicos ocidentais focam naquilo que é manifesto no corpo físico, os sintomas da patologia. Essa é uma das maiores diferenças entre as medicinas Ocidental e Oriental.

17 Desde a época dos antigos taoístas, um médico da
TMC fazia de sua prerrogativa, prevenir uma doença, ou seja, tratá-la quando ela ainda não havia se manifestado estruturalmente no corpo. Ele era pago para manter seus pacientes saudáveis. Eram considerados médicos de nível inferior, aqueles que tratavam desordens que já tivessem progredido para o plano físico e o paciente já se encontrasse doente.

18 Dependendo do caso específico de cada paciente,
o médico da TMC determinará o tipo de manobra a ser realizada (tonificação, sedação, dispersão ou energização) e que tratamentos serão utilizados. No caso da acupuntura, por exemplo, determinará a profundidade, o número de aplicações, e o tempo que as agulhas devem permanecer durante cada sessão.

19 A acupuntura é uma das principais ferramentas da MTC,
que aborda de modo integral e dinâmico, o processo saúde-doença no ser humano. Baseada na teoria do Yin e Yang e nas 5 fases Elementares, ela busca a inter-relação harmônica entre as partes do corpo visando à integridade. Pode ser usada isolada ou juntamente com outros recursos terapêuticos.

20 Como vimos, de acordo com a filosofia chinesa, o corpo
contém duas forças opostas: Yin e Yang. Quando tais forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada "chi“, flui da mesma maneira que um rio flui em seu curso, dividindo o corpo em meridianos. O constante fluxo de energia mantém o Yin e o Yang em equilíbrio. No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a água que fica presa atrás de uma represa, e essa interrupção pode causar uma doença.

21 Os chineses espetam as agulhas em pontos específicos
do corpo, com o objetivo de dirigir a energia vital, que percorre o corpo ao longo dos membros, tronco e cabeça, através de canais chamados Chings ou meridianos, no ocidente. No percurso da trajetória de um meridiano, encontram-se como já vimos, os pontos chamados Tsubos ou Acupontos, lugares onde o Chi pode ser mais facilmente atingido e manipulado, porque possuem uma resistência elétrica menor na pele, do que nas áreas circundantes. .

22 O termo acupuntura vem do latim acus = agulha,
e punctura= picar, introduzido no ocidente pelos padres jesuítas franceses do século XVII, que foram em missão cientifica à China e descobriram a prática de se enfiar agulhas finas em pontos cutâneos específicos, para o tratamento de diversas doenças e algias.

23 + No entanto, acupuntura é a tradução do termo “Jin Huo”
que significa agulha e fogo; os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo, podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos pelo calor produzido pela queima da erva Artemísia, mais conhecida por Moxabustão, na forma de um bastão que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura, tonificando a energia do indivíduo.

24 Mas os pontos também podem ser estimulados pela
pressão dos dedos (acupressão), distintas técnicas de massagem (tui na, shiatsu, do-in) e ventosas. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudo.

25 Como já vimos, cada meridiano principal é ligado
a determinado órgão que dá nome a ele. Exemplo: o meridiano do Coração é ligado ao coração, determinando as suas funções. Em maior ou menor número, de acordo com o comprimento, os meridianos possuem pontos onde se pode regular o fluxo de energia do órgão. Quando há desequilíbrio, esses pontos tornam-se sensíveis e até mesmo doloridos.

26 Inicialmente a acupuntura foi praticada pressionando-se
algumas regiões do corpo por instrumentos contundentes como lascas de pedra e espinhas de peixe. Por volta do século VII A C. foi introduzido o uso de metais como o ouro, prata, latão e ferro, ancestrais das atuais agulhas de aço inoxidável.

27 Bem mais tarde, no século V, a Acupuntura foi levada à
Coréia e, dois séculos depois, para o Japão. No século XVII, o conceito de Medicina Chinesa foi traduzido e levado para a Alemanha e França, onde influenciou fortemente as especialidades de Homeopatia e Medicina de Ervas que, como a acupuntura, possuem pressupostos bastante enraizados na cultura popular. Exemplos: “ enxaqueca é causada por problemas de fígado ”, “mal-estar implica em disfunção de vesícula” ou ” tontura decorre de sangue quente na cabeça”.

28 Há aproximadamente 40 anos o governo chinês
estimulou os mestres de Acupuntura a estudarem a Medicina Ocidental com a finalidade de conhecerem melhor a anatomia e fisiopatologia das doenças. Ao mesmo tempo criou vários centros de pesquisa onde foram integrados os conhecimentos das Medicinas Ocidental e Oriental.

29 Mesmo assim, tem sido difícil a conciliação entre essas
duas medicinas... É importante lembrar que os conceitos Yin-Yang, meridianos, acupontos e sua relação com os órgãos, são filosóficos e milenares, nem sempre correspondendo, portanto, à terminologia médica alopática, o que pode causar confusão para ambos os profissionais.

30 Citaremos alguns exemplos. Para a medicina Ocidental,
a função dos rins é metabolizar água. No conceito chinês, entretanto, além de metabolizar líquidos, o rim é responsável pelo crescimento físico, distúrbios cerebrais, (sistema nervoso central), tensão menstrual, distúrbio gênito-urinário, doenças reumáticas, envelhecimento...

31 Na Medicina Ocidental, o coração tem a função de
circulação do sangue pelo organismo. Para a Medicina Chinesa, além de circulação, o coração também é responsável por funções psicológicas, pelo sono e circulação vascular periférica. Os pontos do meridiano do coração são usados, portanto, com muita freqüência, no tratamento da ansiedade, insônia, etc.

32 Mas essa interação resultou no aperfeiçoamento da
Acupuntura. Simultaneamente foram criadas faculdades de Medicina onde a Acupuntura faz parte do curriculum, assim como as matérias da medicina Ocidental. Estas são obrigatórias, sendo que o aluno pode estudar Acupuntura por opção.

33 Essa iniciativa praticamente deu fim ao antigo método
de ensino que antes era transmitido de pai para filho e de mestre para alunos. Depois disto, somente os médicos diplomados passariam, na China, a exercer a Acupuntura.

34 A partir de 1970, tiveram início no ocidente,
diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da Acupuntura.

35 Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela
é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca. Mas, mesmo agora que já se encontra tão difundida no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata como essa técnica antiga funciona.

36 Desde as primeiras pesquisas sobre a Acupuntura, surgiram
fortes indícios de que existe uma relação entre os pontos e o sistema nervoso. Cerca de 2 mil pontos de acupuntura estão distribuídos pelos meridianos do corpo. Como já vimos, a idéia oriental é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão, alivia obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.

37 Do ponto de vista ocidental, acredita-se
que a Acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) para que sejam liberados compostos químicos chamados neurotransmissores e hormônios diversos que aliviam a dor, dão impulso ao Sistema Imunológico, regulam várias funções corporais, melhorando as condições da saúde.

38 substâncias no cérebro, têm um efeito analgésico muito potente.
O aumento de algumas substâncias no cérebro, têm um efeito analgésico muito potente. Essas substâncias chamadas endorfinas, possuem semelhanças bioquímicas com a morfina extraída das plantas, mas superando em centenas de vezes, o seu efeito.

39 Hoje sabemos que a endorfina é um neurotransmissor -
assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina - uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, sendo um fator fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo, nos casos de stress, ou em situações anormais que causam o desequilíbrio físico-psíquico.

40 O estímulo de certos pontos provoca a liberação de
Beta-endorfina, que afetando as vias neurológicas descendentes, terminam provocando um forte efeito analgésico sobre as fibras tipo C, que usam o neurotransmissor Serotonina - o "Hormônio do bem- estar“ - o que explica os efeitos da Acupuntura não apenas no tratamento da dor, como também da depressão e dos estados de ansiedade.

41 Dentro do conhecimento atual da Fisiologia,
a Acupuntura, portanto, é um método de estimulação neurológica em receptores específicos. O estímulo da agulha atinge áreas do encéfalo mais elevadas, como o Hipotálamo e a Hipófise, promovendo o equilíbrio do funcionamento destes centros.

42 Como a Hipófise é uma Glândula ocasionalmente
chamada de Glândula Mãe, que coordena a função de diversas outras glândulas do corpo, o efeito da Acupuntura sobre este órgão afeta o funcionamento das Glândulas Tireóide, Supra Renais, Mamárias, dos Ovários e dos Testículos, e assim tem ação terapêutica sobre a hipertensão arterial, dismenorréia, tensão pré-menstrual, disfunções da libido, entre outras patologias.

43 Até o presente momento, sabe-se que a Acupuntura
também afeta a liberação dos peptídeos opióides beta-endorfina, meta-encefalina e dinorfina, daí seu efeito benéfico sobre as gastrites, úlceras e na doença de refluxo gastroesofágico.

44 Enfim, após vinte e cinco anos de pesquisas em
renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento – Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional, para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

45 DOENÇAS TRATÁVEIS PELA ACUPUNTURA
Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa lista de doenças tratáveis pela Acupuntura, foi publicada na revista “A Saúde do Mundo”, em Dezembro de 79. Em algumas delas, a Acupuntura exerce efeito por si só; para outras, entretanto, torna-se necessária a associação com outras terapias complementares, o que pode diminuir o uso de medicamentos e, consequentemente, fazer com que o paciente os tolere melhor e sofra menos efeitos colaterais.

46 1 Otorrinolaringologia (ouvidos, nariz, garganta) –
zumbido, faringite. 2 Cárdio-respiratórias - dor no peito, palpitação, enfisema, bronquite crônica. 3 Ginecologia - dismenorréia, alterações menstruais disfuncionais, lombalgia durante a gravidez. 4 Psicossomáticas - ansiedade, depressão, angústia, síndrome de pânico, insônia, apetite compulsivo. 5 Oncologia - dores associadas com câncer; mal-estar provocado pela quimioterapia. 6 Dores crônicas em geral - tendinite (LER), distrofia simpática reflexa, fibromialgia, dor pós-cirurgica.

47 7 Dermatologia - dermatite facial, eczema tópico;
8 Sistema respiratório - bronquite aguda, asma brônquica (especialmente em crianças, e sem outras complicações); 9 Perturbações da visão - conjuntivite aguda, retinite, miopia, catarata (sem complicações); 10 Perturbações gastrointestinais - espasmos de esôfago, soluços, gastrites aguda e crônica, hiperacidez gástrica, úlcera crônica do duodeno (grande efeito sobre a dor) colites aguda e crônica, desinteria bacilar aguda, prisão de ventre, diarréia, paralisia de íleo (intestino delgado).

48 11 Perturbações nervosas e músculo-esqueléticas –
dor de cabeça, enxaqueca, nevralgia de trigêmeo; paralisia facial (fase inicial, primeiros meses); doença de Minere (vertigem), disfunção neurogênica da bexiga, paralisias subsequentes de Acidente Vascular Cerebral, neuropatias periféricas; sequelas da paralisia infantil ( fase inicial - primeiros seis meses); enurese noturna, nevralgia intercostal, lombalgia, síndrome cérvico- braquial, artrites diversas, ciática, osteoartrite, artrose. 12 Vias respiratórias superiores - sinusite, rinite, gripe, resfriado, amigdalite aguda.

49 Espero que tenha gostado dessa série, e que ela
tenha sido útil! Obrigado pela atenção!

50 Texto adaptado do Sistema Taoísta de Cura de Mantak Chia
Criação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Visite nosso site e conheça outros PPS da série: Recife, Maio de 2011


Carregar ppt "Olga Mendonça PPS 2011 Apresenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google