A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. CERCA DE 240 MILHÕES DE PESSOAS FALAM PORTUGUÊS NO MUNDO. É A OITAVA LÍNGUA MAIS FALADA DO PLANETA E A TERCEIRA ENTRE AS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. CERCA DE 240 MILHÕES DE PESSOAS FALAM PORTUGUÊS NO MUNDO. É A OITAVA LÍNGUA MAIS FALADA DO PLANETA E A TERCEIRA ENTRE AS."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

2 CERCA DE 240 MILHÕES DE PESSOAS FALAM PORTUGUÊS NO MUNDO. É A OITAVA LÍNGUA MAIS FALADA DO PLANETA E A TERCEIRA ENTRE AS LÍNGUAS OCIDENTAIS, APÓS O INGLÊS E O ESPANHOL.

3 O PORTUGUÊS É A LÍNGUA OFICIAL DE 8 PAÍSES DE 4 CONTINENTES

4

5

6

7

8

9 UM GRANDE NÚMERO DE LÍNGUAS DA EUROPA E DA ÁSIA PROVÊM DO IDIOMA INDO-EUROPEU. COM EXCEÇÃO DO BASCO, TODAS AS LÍNGUAS OFICIAIS DOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL PERTENCEM A QUATRO RAMOS DA FAMÍLIA INDO-EUROPEIA: O HELÉNICO ( GREGO ); O ROMÂNICO (PORTUGUÊS, ITALIANO, FRANCÊS, ESPANHOL, ETC.); O GERMÂNICO (INGLÊS, ALEMÃO); O CÉLTICO ( IRLANDÊS, ETC.). O ESLAVO (RUSSO, UCRANIANO, POLACO, LETÃO, ETC)

10 COMO PODEMOS OBSERVAR, A LÍNGUA PORTUGUESA PERTENCE AO RAMO ROMÂNICO.

11 VEJAMOS COMO TUDO COMEÇOU: A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À PENÍNSULA IBÉRICA, REGIÃO NA QUAL HABITAVAM VÁRIOS POVOS DIFERENTES E ONDE HOJE ESTÃO SITUADOS PORTUGAL E ESPANHA,

12 PENÍNSULA IBÉRICA

13 Muitos séculos antes de Cristo a Península Ibérica era habitada pelos Iberos, povo agrícola e pacífico.

14 Pelo século VI a.C. o território foi invadido pelos Celtas, povo turbulento e guerreiro. Com o correr dos séculos mesclaram-se com os Iberos dando origem, aos povos Celtiberos.

15 Mais tarde, outros povos, Fenícios, Gregos e Cartagineses, estabeleceram colónias comercias em vários pontos da península.

16 No século III a.C., os romanos invadiram a península com o intuito de suster a expansão de Cartago. Vencida Cartago, as legiões romanas dominaram toda a Península, tornando-se ela província romana em 197 a.C.

17 O POVO ROMANO FOI CRESCENDO, ANEXANDO NOVAS TERRAS A SEU DOMÍNIO E AUMENTANDO CADA VEZ MAIS SEU IMPÉRIO.

18 . A CADA CONQUISTA, OS VENCIDOS ERAM SUBMETIDOS AOS HÁBITOS, INSTITUIÇÕES, PADRÕES DE VIDA E PRINCIPALMENTE À LÍNGUA ROMANA, QUE ERA O LATIM.

19 O LATIM ERA A LÍNGUA FALADA NA REGIÃO DO LÁCIO ( ROMA), NA ITÁLIA.

20 EXISTIAM DUAS MODALIDADES DO LATIM O latim Vulgar Soldados; Marinheiros; Agricultores; Barbeiros; Escravos; Etc. O latim Clássico (Erudito) Poetas; Filósofos; Etc.

21 No século V da nossa era, a Península foi invadida e assolada pelos bárbaros germanos (alanos, suevos, vândalos, visigodos), povo essencialmente guerreiro, de cultura inferior à dos peninsulares, já romanizados.

22 INVASÃO DOS VÂNDALOS POVOS GUERREIROS – Os vândalos fizeram tanta destruição que, com o tempo, o nome deles virou um substantivo que significa pessoas que destroem monumentos ou bens públicos PALAVRAS DE ORIGEM DESTES POVOS : grupo, agasalho, guerra, roupa, sopa, branco, dardo, ganso, estribo...

23 No século VIII, os árabes vindos do Norte da África, comandados pelo general Tárique, atravessaram o estreito, depois chamado Gibraltar e invadiram a Península. Portadores de uma cultura superior à da Península, os árabes impõem sua língua como oficial, mas os peninsulares continuaram a falar o romance, ou seja, o Latim Vulgar já modificado.

24 ANO 711 ÁRABES Fundam muitas vilas e cidades, conquistando aos poucos uma imensa região. Como a dominação dos árabes durou mais de 700 anos, muito da cultura árabe se misturou ao modo de vida dos ibéricos. Algumas palavras – arroz, azeite, azeitona, açougue, açude, laranja, alface, limão, alfinete, cuscuz, almofada, azar...

25 BOA DICA PARA SABER SE UMA PALAVRA É DE ORIGEM ÁRABE É VERIFICAR SE ELA COMEÇA COM AL, QUE EM ÁRABE É UM ARTIGO, MAS QUE ACABOU POR SE JUNTAR AO SUBSTANTIVO, EM PORTUGUÊS. ÁRABE PORTUGUÊS AL-KAYAT ALFAIATE AL-QUTUN ALGODÃO

26 As lutas para expulsar os árabes duraram séculos. Em 1.143, num território tomado dos árabes, foi fundado o reino de Portugal,que, nessa época chamava-se Condado Portucalense. Nesse período, surgiram os primeiros textos escritos numa nova língua – o Galego- Português – porque era falado na Galiza e em Portugal.

27 XII língua portuguesa. A partir do final do século XII ( ), na Península Ibérica não se fala mais o Latim, nem mesmo em sua forma Vulgar. Portanto, já completamente descaracterizado, o latim torna-se, aos poucos, língua morta, e cada vez mais vigora o Galego-português, que deu origem ao galego e à língua portuguesa.

28 1.500 Descobrimento do Brasil. Esse território já era habitado por povos que os portugueses chamaram de índios. A maioria falava uma língua parecida – o tupi. Com o tempo começaram a comunicar-se melhor. Esta convivência resultou em muitas palavras da língua tupi.

29 Palavras de origem tupi Animais – arara, capivara, cutia, gambá, jacaré, jararaca, jibóia, lambari... Frutos – abacaxi, cajá, caju, jabuticaba, pitanga... Comida – amendoim, beiju macaxeira, mandioca, mingau, paçoca, pipoca Nomes de cidades – Aracaju, Botucatu, Caruaru, Tietê, Jundiaí, Niterói, Paquetá...

30 EM RESUMO

31 História da língua portuguesa O latim era a língua falada na região do Lácio (atual Roma). Os romanos ao conquistarem as regiões vizinhas levaram sua cultura e sua língua – o latim. Assimilação da língua dos dominadores, dando origem ao português, francês, provençal, romeno e espanhol, etc.

32 As língua derivadas do latim são chamadas neolatinas ou românicas. São elas: Galego Romeno Francês Espanhol Italiano Português Catalão Provençal franco-provençal rético.

33 Formação da Língua Portuguesa Português deriva do latim vulgar, e não do latim clássico (ou erudito). Queda do Império Romano – invasões provocaram o surgimento das variações linguísticas, dentre elas o galego-português. Séc. XII – nasce o português como língua (independente do galego), graças à independência do país e ao seu emprego como língua literária. Séc. XIV – diferenciação cada vez maior entre o galego e o português.

34 Expansão do Português Com a constituição do Império Romano os romanos espalharam o latim pelo mundo conhecido. Os portugueses a partir das Grandes Navegações espalharam a língua portuguesa pelas regiões mais distantes. A língua portuguesa é falada nas seguintes regiões: Europa: Portugal, Ilha da Madeira, Açores. América: Brasil. África: Cabo Verde, Guiné, Angola, Moçambique, Zanzibar, Mombaça, São Tomé e Príncipe. Ásia: Goa, Damão, Diu, Ceilão, Malaca, Macau, Java e Singapura. Oceania: Timor.

35 Comparação entre o latim e algumas línguas que são originárias dele. Latim Italiano Francês Espanhol Português Pane Pain Pan Pão

36 1) A qual ramo da família indo - europeia pertence a língua portuguesa? Resposta: ao ramo românico.

37 2) A língua portuguesa é a língua oficial de quantos países? Quais são eles? 2) Resposta: a língua portuguesa é o idioma oficial de 8 países. São eles: Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Timor Leste.

38 3) O latim era falado em que região da Itália? Qual o nome deste lugar hoje? Resposta: Era falado na região do Lácio, atual Roma.

39 4) Quais eram as duas modalidades de latim faladas na Península Ibérica? Resposta: Latim clássico e latim vulgar.

40 5) A língua portuguesa, assim como outras línguas, se originaram de qual latim? Marque a alternativa correta. ( ) latim vulgar( ) latim clássico X

41 6) No século V da era cristã surgiram vários dialetos devido as constantes transformações da língua. Qual foi a língua que surgiu nesta época, originária do latim, que deu origem a língua portuguesa? Marque a resposta correta: ( ) galego-franco ( ) galego- eslavo ( ) galego-português X

42 7) Quais das línguas abaixo são originárias do latim? a) português, francês, inglês e alemão. b) francês, espanhol, grego e italiano. c) português, italiano, espanhol e francês. X

43 CURIOSIDADES

44 FORMAÇÃO DO VOCABULÁRIO DE ORIGEM… ITALIANO – aquarela, mortadela, salame, palhaço, serenata... INGLÊS – clube, futebol, repórter, bife, pudim, sanduíche... FRANCÊS – restaurante, abajur, envelope, placar, valise, hotel... ESPANHOL – amistoso, pandeiro, mochila, pastilha, pirueta.

45 E como surgem novas palavras Como o conhecimento humano não pára de crescer, é necessário criar palavras para designar as descobertas e invenções que ocorrem com o tempo. Essas novas palavras são chamadas neologismos. Foi o caso, por exemplo, do telefone. E quem não conhece hoje a palavra internauta ? E tantas outras criadas pela internet?

46 GÍRIA Gírias são palavras e frases usadas num sentido especial por um grupo de pessoas. Há, por exemplo, as gírias dos estudantes, surfistas, jogadores de futebol, roqueiros, policiais. Também podem variar de região para região. Elas não costumam durar muito tempo. Elas geralmente são quase uma moda.

47 NOMES DE PESSOAS Os nomes das pessoas também tem suas origens Daniel – hebraico – Deus é meu juiz Soraia – árabe – estrela da manhã Amanda- latim – digna de ser amada Lucas- latim – luminoso Rafael – hebraico – Deus curou Mateus – hebraico – Dádiva de Deus Patrício – italiano – fidalgo Poliana- latim – terna Podes ver a origem do teu nome em


Carregar ppt "ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. CERCA DE 240 MILHÕES DE PESSOAS FALAM PORTUGUÊS NO MUNDO. É A OITAVA LÍNGUA MAIS FALADA DO PLANETA E A TERCEIRA ENTRE AS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google