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NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Profa. Yoná da Silva Dalonso ComTur 2011.

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1 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Profa. Yoná da Silva Dalonso ComTur 2011

2 FLUXO AÉREO INTERNACIONAL NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

3 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

4 Cenário Global NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

5 Chegada de Turistas Internacionais NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO País Argentina USA Itália Alemanha França Uruguai Portugal Paraguai Espanha Inglaterra Desembarques: 2010 – 7,8 milhões 2011 – 9 milhões (perspectivas) (Mtur,2011) Receita: Março de 2011 se registrou uma entrada de US$ 630 milhões no Brasil (maior valor registrado em 10 anos). (Banco Central, 2011) ComTur 2011

6 Cenário Nacional: renda média NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

7 Cenário Nacional: consumo das famílias NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

8 Turismo no Brasil NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

9 Cenário Nacional: transporte aéreo NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

10 Turismo no Brasil: locação veículos NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

11 Turismo no Brasil: transporte rodoviário NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

12 O cenário para a economia brasileira no período entre 2008 e 2015 é muito positivo: Eventos mundiais que projetam o Brasil e injetam $$ em infra-estrutura: – Copa das Confederações 2013 – Copa do Mundo 2014 – Olimpíadas 2016 – indicadores maiores, volatilidade reduzida e maior previsibilidade – reduzido espaço para rupturas internas no campo econômico e no campo político – não deve haver pressões sobre a taxa de câmbio – economia reformada e expectativa de que as reformas microeconômicas continuem caminhando – projeções apontam para um cenário de crescimento do PIB potencial em torno de 5% para esta década FONTE: A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até (Brasília: CNC; Sebrae, p.) Perspectivas até 2016 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

13 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011 O novo consumidor turístico… … classe C no mercado turístico* 53% dos componentes da Classe C nunca viajaram de avião Observar necessidades e hábitos da Classe C, que é diferente das classes A e B Responsável pelo faturamento do Turismo em 2010 Diminuição do desemprego mais elevação da renda = maior confiança da classe C no cenário econômico Aumento pacotes internacionais em 15 % Aumento na viagens domésticas em 20% Ampliação da oferta de vôos (aumento nos vôos regionais) Operadoras oferecendo parcelamentos em até 24 meses Restrito às viagens familiares Economizam em gastos extras de hotéis, utilizam transportes públicos e fazem poucos lanches entre as refeições principais. *Já representa 46% do consumo do País.

14 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011 O novo consumidor…

15 Turismo infantil Turismo juvenil Turismo de meia-idade Turismo de terceira idade Turismo de quarta idade Turismo social Turismo popular Turismo de classe média Turismo de luxo Turismo de caminhada Cicloturismo Turismo aéreo Turismo rodoviário Turismo ferroviário Turismo marítimo Turismo fluvial/lacustre Turismo automobilístico Turismo náutico Turismo de curta duração ou itinerante Turismo de média duração Turismo de longa duração Turismo local Turismo regional Turismo nacional Turismo continental Turismo intercontinental Turismo single Turismo de casais Turismo de famílias Turismo de grupos Turismo emissivo Turismo receptivo Agroturismo Ecoturismo Turismo de praia Turismo de montanha Turismo de campo Turismo de neve Turismo ecológico Turismo de eventos Turismo de excentricidades Turismo de golfe Turismo de incentivos Turismo de interesse especial Turismo de jogos ou cassinismo Turismo de lazer Turismo necrófilo Turismo de negócios Turismo de patrimônio Turismo de pesca Turismo de recreação e entretenimento Turismo de repouso Turismo de ruínas ou de guerra Turismo de saúde Turismo ecológico Turismo espacial Turismo esportivo Turismo étnico-histórico-familiar Turismo filantrópico Turismo gastronômico Turismo hedonista Turismo industrial Turismo insular Turismo para deficientes físicos Turismo residencial Turismo romântico Turismo sociofamiliar Turismo de causas sociais Turismo surpresa Turismo temático Turismo urbano Turismo virtual Viagens coorporativas Turismo sertanejo Turismo futebolístico Turismo de Parques Temáticos Turismo GLS Turismo de Negócio Turismo climático/hidrotermal Turismo paisagístico ou cênico Turismo de habitação Turismo rural Turismo urbano Turismo científico Turismo congressual Turismo cultural Turismo de estudos ou estudantil Turismo de intercâmbio Turismo de megaeventos Turismo ortonitológico Turismo educacional ou educativo Turismo esotérico, Turismo étnico Turismo folclórico e artesanal Turismo histórico Turismo Turismo religioso Turismo arqueológico Turismo comunitário Turismo de grandes metrópoles Turismo de pequenas cidades Turismo em áreas naturais Backpacker (mochileiro) Enoturismo Turismo alternativo Turismo ativo Turismo bariátrico Turismo bíblico (visita a lugares bíblicos) Turismo cervejeiro Turismo cinegético Turismo cívico institucional Turismo comercial Turismo criativo Turismo de aventura Turismo de contato social Turismo de esportes de inverno O que oferecer a este mercado?

16 Active Seniors anos em 2020 (nascidos entre 1945 e 1970) Enfoque específico (saúde, cultural, gastronomia) - BRIC. Preço, conforto e saúde. Global Clans – Visita a família e amigos. Procura por novas oportunidades de emprego; relativa abertura das fronteiras mundiais. Cosmopolitan Commuters Moram em um lugar, mas trabalham em outro. Morar em regiões com melhor qualidade de vida, mas trabalhar em regiões mais ricas e com qualidade de vida inferior. Global Executives - Executivos que fazem viagens para o exterior a negócio, de primeira classe ou de executiva. Os mercados emissores são os países mais desenvolvidos, mas em 2020 os países da região do BRIC terão altos índices desse público. Perfil do viajante até 2020 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO

17 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Tendências do consumidor ComTur 2011 Envelhecimento da população. Mudanças no padrão de gastos – a vez da barganha. Mudanças no padrão de gastos – subindo de nível. A busca pela saúde e bem-estar. O desejo de personalização. Turismo sustentável. Vidas modulares. (As pessoas vivem e assumem diferentes papéis e por isso têm diferentes necessidades de viagens). A economia da experiência...

18 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Tendências do consumidor ComTur O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.

19 NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO OBRIGADA! ComTur 2011


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