A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Impactos Ambientais na cidade de Viseu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Impactos Ambientais na cidade de Viseu."— Transcrição da apresentação:

1 Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Impactos Ambientais na cidade de Viseu Impactos Ambientais na cidade de Viseu

2 Sumário Introdução Impacto Ambiental e Poluição Impacto Ambiental da acção humana Efeitos da poluição na saúde humana Efeitos da poluição atmosférica Efeitos da poluição sonora Efeitos da poluição da água Efeitos da poluição dos resíduos

3 Reciclagem Latas alumínio Sacos de plástico Baterias e Pilhas Medicamentos Óleo alimentar Eletro-electronicos Projectos dos quais fazemos parte Projecto JRA Projecto JRA D. Romeu Videira D. Américo Nunes Caça ao Tesouro

4 Greenpeace Viseu exemplo de cidade Dicas para os amigos do ambiente Conclusão Bibliografia

5 Introdução Queremos com este trabalho dar a conhecer à comunidade escolar o projecto desenvolvido ao longo do ano, relativo aos impactes ambientais na cidade de Viseu.

6 Impacto Ambiental e Poluição Impacto Ambiental e Poluição O impacto ambiental pode ter aspectos positivos e negativos. Por isso, tornou-se obrigatório em todos os países desenvolvidos e em muitos subdesenvolvidos, a realização prévia de um estudo dos impactos que uma obra importante provocará ao seu redor e nas populações que ali vivem. Se os impactos ou modificações ambientais negativos forem maior que as positivas, essa obra poderá ser proibida. A palavra poluição significa um tipo específico, sempre negativo, de impacto ambiental. Ela refere-se a qualquer degradação das condições ambientais, do habitat de uma colectividade humana. A poluição causa uma perda da qualidade de vida em consequência de mudanças ambientais.

7 Impacto Ambiental da acção humana Impacto Ambiental da acção humana A expressão Impacto Ambiental refere-se a toda acção ou actividade, tanto natural quanto humana, que provoca alterações intensas no meio ambiente. A erupção de um vulcão ou ocorrência de um terramoto intenso, ocasionam inúmeras alterações no Meio- Ambiente causada pela natureza. A construção de uma barragem num rio é um exemplo de impacto ambiental causado pela acção humana, pois alaga uma imensa área e modifica o ambiente local. Por exemplo na nossa cidade tem sido causados vários impactos ambientais por acção humana. As novas construções, como Palácio do Gelo, o Novo Eléctrico, Reabilitação do Rio Pavia e da Cava de Viriato. Por exemplo na nossa cidade tem sido causados vários impactos ambientais por acção humana. As novas construções, como Palácio do Gelo, o Novo Eléctrico, Reabilitação do Rio Pavia e da Cava de Viriato.

8 Efeitos da poluição na saúde humana Efeitos da poluição atmosférica Os sintomas mais comuns são as doenças respiratórias, como a asma, tonturas, dores de cabeça ou fadiga. A gravidade de cada um destes sintomas depende do tipo de poluente atmosférico com que tenhamos tido contacto, da sua quantidade (ou concentração) na atmosfera, da frequência com que essa exposição acontece, ou seja, se é regular ou não, e, claro, do nosso estado de saúde. Podes perceber isto muito melhor se imaginares uma barra de chocolate. Se comeres um só quadradinho não te fará mal. Se o fizeres todos os dias é natural que os teus dentes comecem a doer. E se num só dia comeres toda a barra de chocolate certamente que a tua barriga não vai gostar. Com os poluentes atmosféricos acontece mais ou menos o mesmo, mas claro que os seus efeitos são bem mais prejudiciais para a saúde.

9 Efeitos da poluição sonora A poluição sonora pode provocar muitos efeitos na saúde humana, desde o aumento da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e das contracções musculares. Pode interromper a digestão, fluxo de saliva e a produção de suco gástrico. Quando uma pessoa é exposta a um ruído intenso e prolongado de forma contínua, pode sofrer de mudanças fisiológicas, como por exemplo problemas cardiovasculares, ficar facilmente irritável, ansiosa e até pode ficar com insónias. Claro que não te tens de preocupar para já, é apenas uma questão que deves ter presente. Por exemplo quando tens vontade de tapar os ouvidos, mesmo apenas com a tua mãe a gritar porque não arrumaste o quarto, este é um sinal de que nos faz impressão som muito alto nos ouvidos. Efeitos da poluição sonora A poluição sonora pode provocar muitos efeitos na saúde humana, desde o aumento da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e das contracções musculares. Pode interromper a digestão, fluxo de saliva e a produção de suco gástrico. Quando uma pessoa é exposta a um ruído intenso e prolongado de forma contínua, pode sofrer de mudanças fisiológicas, como por exemplo problemas cardiovasculares, ficar facilmente irritável, ansiosa e até pode ficar com insónias. Claro que não te tens de preocupar para já, é apenas uma questão que deves ter presente. Por exemplo quando tens vontade de tapar os ouvidos, mesmo apenas com a tua mãe a gritar porque não arrumaste o quarto, este é um sinal de que nos faz impressão som muito alto nos ouvidos.

10 Efeitos da poluição da água As doenças provocadas por ingestão de água contaminada são diversas, como a gastroenterite, as febres tifóide e paratifóide, a hepatite infecciosa, a disenteria (infecção do intestino que se caracteriza por uma diarreia progressiva e que provoca dores abdominais, náuseas e vómitos) e a salmonelose. Dependendo do tipo de doença que se possa estar a desenvolver os sintomas podem ser muito diferentes. Efeitos da poluição da água As doenças provocadas por ingestão de água contaminada são diversas, como a gastroenterite, as febres tifóide e paratifóide, a hepatite infecciosa, a disenteria (infecção do intestino que se caracteriza por uma diarreia progressiva e que provoca dores abdominais, náuseas e vómitos) e a salmonelose. Dependendo do tipo de doença que se possa estar a desenvolver os sintomas podem ser muito diferentes.

11 Efeitos da poluição dos resíduos Como sabes os resíduos muitas vezes contêm materiais químicos perigosos que põem em risco a tua saúde. Quando por exemplo chove, as águas da chuva vão cair dentro do aterro, ficando em contacto directo com os resíduos, dando origem às águas lixiviantes. Essas águas poluídas, ao escorrer, vão contaminar águas subterrâneas, isto acontece quando o sistema de retenção de águas do aterro não está bem feito. Arriscas-te a beber água impura e ficas sujeito a todos os problemas que existem com a poluição da água. Quando a queima de gases nos aterros também não é feita da melhor forma, pode também provocar problemas respiratórios na população. Efeitos da poluição dos resíduos Como sabes os resíduos muitas vezes contêm materiais químicos perigosos que põem em risco a tua saúde. Quando por exemplo chove, as águas da chuva vão cair dentro do aterro, ficando em contacto directo com os resíduos, dando origem às águas lixiviantes. Essas águas poluídas, ao escorrer, vão contaminar águas subterrâneas, isto acontece quando o sistema de retenção de águas do aterro não está bem feito. Arriscas-te a beber água impura e ficas sujeito a todos os problemas que existem com a poluição da água. Quando a queima de gases nos aterros também não é feita da melhor forma, pode também provocar problemas respiratórios na população.

12 Reciclagem

13 Latas alumínio O crescente utilização do alumínio na produção de embalagens para bebidas (latas de alumínio), tornam interessante a sua reciclagem e os resultados obtidos indicam que houve um crescimento significativo no rendimento de alumínio recuperado, pois a sociedade tomou consciência do quão importante e a reciclagem, para o ambiente e para a nossa saúde. As latas levam entre 100 a 500 anos a se degredarem e na degradação podem afectar gravemente a saúde publica. O crescente utilização do alumínio na produção de embalagens para bebidas (latas de alumínio), tornam interessante a sua reciclagem e os resultados obtidos indicam que houve um crescimento significativo no rendimento de alumínio recuperado, pois a sociedade tomou consciência do quão importante e a reciclagem, para o ambiente e para a nossa saúde. As latas levam entre 100 a 500 anos a se degredarem e na degradação podem afectar gravemente a saúde publica.

14 Sacos de Plástico A degradação de um saco leva entre 200 a 450 anos E prejudica de forma bastante significativa o ambiente. Por isso pensa na sua reutilização, como vais poder ver um saco pode andar sempre contigo quando vais as compras ao supermercado. 1º2º3º4º 5º6º 7º

15 Baterias e Pilhas Baterias e pilhas têm em suas composições metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, níquel, chumbo e mercúrio. Depois de utilizadas, a maioria é deitada em aterros sanitários ou lixeiras a céu aberto. Além de poluir o meio ambiente, contaminar o solo e as águas, causam danosna saude humana, como problemas renais, mentais, pulmonares e até a morte. As pilhas têm um tempo de degradação de 100 a 500 anos. Já para os metais pesados, este tempo é infinito, ou seja, eles transformam-se, mas continuam existindo, já que são de difícil absorção pela natureza. Por isso se lhe dermos o destino correcto estaremos contribuindo não só com o meio ambiente, mas com nossa própria saúde. Baterias e pilhas têm em suas composições metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, níquel, chumbo e mercúrio. Depois de utilizadas, a maioria é deitada em aterros sanitários ou lixeiras a céu aberto. Além de poluir o meio ambiente, contaminar o solo e as águas, causam danosna saude humana, como problemas renais, mentais, pulmonares e até a morte. As pilhas têm um tempo de degradação de 100 a 500 anos. Já para os metais pesados, este tempo é infinito, ou seja, eles transformam-se, mas continuam existindo, já que são de difícil absorção pela natureza. Por isso se lhe dermos o destino correcto estaremos contribuindo não só com o meio ambiente, mas com nossa própria saúde.

16 Tornámos a nossa escola ecoparceira do projecto ecopilhas. E poderás encontrar um pilhão como este aqui na escola.

17 Reciclagem de Medicamentos A importância reciclar medicamentos, é de reduzir os riscos de contaminação pelo facto das embalagens estarem abertas ou por uso indevido no caso das crianças e/ou das pessoas mal informadas. A VALORMED Sociedade é responsável pela gestão dos resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso. Pede o teu saco valormed num farmácia. A importância reciclar medicamentos, é de reduzir os riscos de contaminação pelo facto das embalagens estarem abertas ou por uso indevido no caso das crianças e/ou das pessoas mal informadas. A VALORMED Sociedade é responsável pela gestão dos resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso. Pede o teu saco valormed num farmácia.

18 Reciclagem de Óleos Alimentares A eliminação dos óleos alimentares nos dias de hoje oferece risco elevado para meio ambiente, uma vez que estes quando lançados pela rede de esgotos ou depositados num aterro, provocam impactos ambientais negativos elevados. Relativamente ao óleo alimentar é possível que este seja utilizado para fabricar sabão, ou para a produção de combustível para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, com o objectivo de se obter biodisel. A eliminação dos óleos alimentares nos dias de hoje oferece risco elevado para meio ambiente, uma vez que estes quando lançados pela rede de esgotos ou depositados num aterro, provocam impactos ambientais negativos elevados. Relativamente ao óleo alimentar é possível que este seja utilizado para fabricar sabão, ou para a produção de combustível para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, com o objectivo de se obter biodisel. Agora, já se pode falar em reciclagem das garrafas de óleo alimentar, fazendo todo sentido coloca-las no ecoponto amarelo. Deposita aqui o teu óleo usado Deposita aqui a garrafa

19 Eletro-electronicos Os aparelhos elétricos e eletrônicos provocam graves danos ambientais durante a fase de gestão dos resíduos. E uma das práticas mais arriscadas para o meio ambiente é a de queima destes tipos de lixo ou a colocação destes no lixo comum. Pois materiais como frigoríficos, computadores televisões,etc. libertam imensas substancias tóxicas muito prejudiciais para a saúde. Os aparelhos elétricos e eletrônicos provocam graves danos ambientais durante a fase de gestão dos resíduos. E uma das práticas mais arriscadas para o meio ambiente é a de queima destes tipos de lixo ou a colocação destes no lixo comum. Pois materiais como frigoríficos, computadores televisões,etc. libertam imensas substancias tóxicas muito prejudiciais para a saúde. Este e um novo projecto e campanha de sensibilização ao recolha dos Eletro-electronicos, podes encontrar um ponto electrão em diversos super mercados. Também nos juntamos a esta campanha e vamos mostrar-vos um pouco mais dela. Este e um novo projecto e campanha de sensibilização ao recolha dos Eletro-electronicos, podes encontrar um ponto electrão em diversos super mercados. Também nos juntamos a esta campanha e vamos mostrar-vos um pouco mais dela.

20 Efeitos para a saúde

21 Projectos dos quais fazemos parte

22 Projecto JRA Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um Programa internacional que envolve actualmente 17 países da Fee. Este Programa que decorre em Portugal desde 1994, destina-se fundamentalmente aos estudantes do Ensino Secundário, e às escolas profissionais, pretendendo contribuir para uma preparação dos jovens para o exercício de uma cidadania activa. Inicia-se com um projecto local, que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. Potencializa ainda possibilidades de intercâmbio em especial durante as Missões para reportagem ambiental.

23 Desenvolvemos o projecto JRA á dois anos na nossa escola, e este ano desenvolvemo-lo paralelamente a disciplina de área de projecto. Realizamos duas entrevistas, sobre novos projectos desenvolvidos na nossa cidade e uma Caça ao Tesouro com a temática Ambiente. D. Américo Nunes (da Câmara Municipal de Viseu) D. Romeu Videira professor do ESTV

24 D. Romeu Videira A mudança parte de nós!

25 D. Américo Nunes Evolução

26 Caça ao Tesouro Este trabalho foi realizado em conjunto com outro grupo da turma, em celebração do dia Mundial da Saúde. Decorreu no Fontelo, e consistiu num percurso de orientação em busca de um tesouro. Com o objectivo de incentivar os jovens a pratica de desporto ao ar livre e a preservação do património cultural da nossa cidade. Este trabalho foi realizado em conjunto com outro grupo da turma, em celebração do dia Mundial da Saúde. Decorreu no Fontelo, e consistiu num percurso de orientação em busca de um tesouro. Com o objectivo de incentivar os jovens a pratica de desporto ao ar livre e a preservação do património cultural da nossa cidade.

27 A Greenpeace é uma organização não-governamental com sede em Amesterdão (Países Baixos) e escritórios espalhados por quarenta e um países. Actua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas e energia renovável. A Greenpeace é uma organização não-governamental com sede em Amesterdão (Países Baixos) e escritórios espalhados por quarenta e um países. Actua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas e energia renovável. Se um cidadão preocupado com o futuro ambiental do nosso planeta, pertence a família Greenpeace.

28 Viseu exemplo de cidade O novo funicular de Viseu, e um meio mecânico não poluente, acessível a todas as pessoas e que tem como objectivo o deslocamento da baixa para a alta da cidade, facilitando assim o acesso de turistas aos monumentos. A cidade também dispões de 3 miniautocarros eléctricos que circulam pela cidade e pelo centro histórico numa extensão de 6km. Viseu é uma cidade de bastante bom ambiente, pois nela destacam-se os espaços verdes. Viseu cidade jardim. Viseu é uma cidade de bastante bom ambiente, pois nela destacam-se os espaços verdes. Viseu cidade jardim.

29 Dicas para os amigos do ambiente Não uses copos, talheres ou pratos de plástico, guardanapos e toalhas de papel. Como vão ser usados na comida ou para limpar não podem ser reciclados. Diz a tua mãe para fazer uma lista, antes de ir as compras e levar sacos para trazer o que comprar.

30 Lembra os teus pais para comprarem produtos de tamanho familiar ou de grande volume, concentrados ou recarregáveis e evitar produtos de usar e deitar fora. Fica mais barato, usa menos embalagem e evita o desperdício. Usa pilhas recarregáveis. Podes reutilizar caixas, frascos, garrafas para porta canetas, porta retratos, etc. Se tiveres jardim, recicla os resíduos orgânicos( resto de fruta, casca de batata, hortaliça, sacos de chá, etc.) e faz compostagem.

31 Conclusão A acção humana é cada vez mais significativa na cidade, mas nem tudo é negativo, e para que continue assim parte de cada cidadão tomar consciência das suas atitudes pois o AMBIENTE É DE TODOS.


Carregar ppt "Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Catarina Duarte nº2 Daniela Pereira nº6 Jessica Pina nº8 Impactos Ambientais na cidade de Viseu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google