A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Açorda de Marisco Realizado por: Ana Bagulho, Marta Assunção, Miguel Marques e Leonardo Costa Agrupamento n.º 2 de Évora 06/05/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Açorda de Marisco Realizado por: Ana Bagulho, Marta Assunção, Miguel Marques e Leonardo Costa Agrupamento n.º 2 de Évora 06/05/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Açorda de Marisco Realizado por: Ana Bagulho, Marta Assunção, Miguel Marques e Leonardo Costa Agrupamento n.º 2 de Évora 06/05/2011

2 Onde se faz Este prato é muitas vezes confeccionado nos restaurantes, em marisqueiras e até em casa Este prato é muitas vezes confeccionado nos restaurantes, em marisqueiras e até em casa.

3 Quando se faz Este prato pode ser feito em qualquer estação do ano, sabe bem em qualquer altura. Este prato pode ser feito em qualquer estação do ano, sabe bem em qualquer altura.

4 A receita tradicional Ingredientes 600 gr. de amêijoas 600 gr. de amêijoas 600 gr. de berbigão 600 gr. de berbigão 750 gr. de camarão 750 gr. de camarão 600 gr. de pão de véspera duro 600 gr. de pão de véspera duro 4 dentes de alho 4 dentes de alho 0,5 ml de azeite 0,5 ml de azeite 1 ramo de coentros 1 ramo de coentros 4 ovos 4 ovos Sal, pimenta e piripiri a gosto Sal, pimenta e piripiri a gosto

5 Modo de Preparação Separadamente, ponha de molho as amêijoas e o berbigão para que larguem a areia que contenham Separadamente, ponha de molho as amêijoas e o berbigão para que larguem a areia que contenham Cozinhe os camarões em água e sal Cozinhe os camarões em água e sal Conte dois minutos após levantarem fervura Conte dois minutos após levantarem fervura Escorra os camarões Escorra os camarões Reserve a água do cozimento Reserve a água do cozimento Descasque os camarões deixando alguns de parte para enfeitar a superfície da açorda Descasque os camarões deixando alguns de parte para enfeitar a superfície da açorda

6 Modo de Preparação (cont.) Abra as amêijoas e os berbigões. Abra as amêijoas e os berbigões. Retire-os das conchas. Retire-os das conchas. Junte o líquido coado que largaram à água do camarão. Junte o líquido coado que largaram à água do camarão. Leve esta mistura ao lume. Leve esta mistura ao lume. Quando ferver, deite-a sobre o pão cortado em bocados. Quando ferver, deite-a sobre o pão cortado em bocados.

7 Modo de Preparação (cont.) Tempere com sal, pimenta e piripiri e, fora do lume, retire os coentros. Tempere com sal, pimenta e piripiri e, fora do lume, retire os coentros. Junte o marisco, ovos e misture bem. Junte o marisco, ovos e misture bem. Mexa muito rapidamente. Mexa muito rapidamente. Enfeite com os camarões com casca que reservou. Enfeite com os camarões com casca que reservou. Polvilhe com coentros picados. Polvilhe com coentros picados.

8 Feiras Ao longo do ano há várias feiras e congressos sobre açordas. Ao longo do ano há várias feiras e congressos sobre açordas. Como exemplo, queremos dar a conhecer o congresso de açordas que se realiza em Portel, no distrito de Évora. A sua periodicidade é anual e a sua duração é de 3 dias. Ocorre normalmente durante o mês de Abril. A sua periodicidade é anual e a sua duração é de 3 dias. Ocorre normalmente durante o mês de Abril.

9 Os ingredientes da Açorda de Marisco Amêijoas Azeite Pimento Camarão Berbigão Malaguetas Alho Pão de 2.ª Ovos Sal Salsa

10 Formas de apresentar a Açorda de Marisco Como podem ver, há várias maneiras de confeccionar açordas de marisco, tal como há várias maneiras de as apresentar.

11 Vídeo


Carregar ppt "Açorda de Marisco Realizado por: Ana Bagulho, Marta Assunção, Miguel Marques e Leonardo Costa Agrupamento n.º 2 de Évora 06/05/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google