A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Formação Continuada dos Professores Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. “Dr. Luís Arrôbas Martins” SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FRAÇÕES

2 OBJETIVOS Tornar significativo aos alunos, o processo de ensino aprendizagem através de abordagem metodológica contextualizada; Desenvolver e dar embasamento aos alunos sobre noções de frações. Público Alvo: 4º e 5º anos do Ciclo I

3 JUSTIFICATIVA Abordar um conteúdo de matemática (frações) a partir de uma situação didática contextualizada, que permitisse aos alunos atribuir significado e tivesse no desenvolvimento dela problemas para serem resolvidos.

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Professores comprometidos Computador Data show Slides do livro “O Pirulito do Pato” e sequência de atividades.

5 PASSO A PASSO 1º passo: Leitura do Livro: “ O PIRULITO DO PATO” de Nilson José Machado. Editora Scipione, 1992, 2ª edição. Síntese do livro O livro conta as dificuldades de dois irmãos que têm o seguinte problema: dividir um pirulito dado a eles pela mãe. Quando começam a entrar num acordo, chegam visitas. A divisão deve ser repensada e o problema recomeça.

6 PASSO A PASSO Estratégias dos professores: leitura em voz alta pelo professor e participativa com alunos consistia, inclusive, em ser subsídio de embasamento para a aprendizagem do conteúdo. b) os professores também aproveitaram para introduzir a linguagem das frações que aparecem no texto, como: um meio, um terço e um sexto.

7 PASSO A PASSO 2º passo: os alunos fizeram, através de registros, as representações do passo a passo da história, pois o próprio texto já apresentava vários problemas para serem resolvidos. além da linguagem, também foi possível explorar as relações entre diferentes frações do mesmo todo. (a seguir, os slides dos registros de uma sequência de atividades, feita por um aluno, a partir da compreensão da leitura do livro “O Pirulito do Pato”)

8 Slides de “O Pirulito do Pato”

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 RESULTADOS NA APRENDIZAGEM
Todos os alunos conseguiram compreender o conceito de fração e dessa forma, pela primeira vez, não tiveram dificuldades para aprender o restante do conteúdo, tais como: nomenclatura, comparação, fração de um número e operações, pois o professor sempre estabeleceu relação com o livro “O Pirulito do Pato”.

19 CONCLUSÕES o investimento num curso de formação de professores somente dará retorno, se a aprendizagem dos alunos for garantida. para garantir a aprendizagem é necessário que os alunos vivenciem situações didáticas significativas, as quais possam estabelecer sentidos e relações. aprender matemática de forma contextualizada e por resolução de problemas é atualmente, o melhor desafio que os alunos podem enfrentar.

20 Entre em contato PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Nome: Elisabete Moura da Cruz Função: Coordenadora Pedagógica Telefone:


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google