A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O objetivo e a Justificativa do estudo PROF. BRUNO BARBOSA Projeto de Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O objetivo e a Justificativa do estudo PROF. BRUNO BARBOSA Projeto de Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1

2 O objetivo e a Justificativa do estudo PROF. BRUNO BARBOSA Projeto de Pesquisa

3 Introdução. ◦O que será estudado? Dentro de que contexto este estudo se dará? ◦Que conhecimentos essenciais devo apresentar para o entendimento desse problema? (o que pesquisar? onde? Fontes científicas? Como organizar o conhecimento levantado? Como resenhar e fichar os textos básicos? Delimitação do Problema- ◦explicita se esta indagação possui significância teórica ou clínica? ◦De que forma ela pode ser melhor estudada? ◦Estão a disposição os recursos adequados para a condução do estudo? A Justificativa e aproximação com o tema em estudo ◦Para que fazer? Por que fazer esse estudo? Porque o interesse? O objetivo – ◦Qual a ação investigada desse conjunto?

4 Justificativas e aproximação com o Estudo. Afinal de contas, por que esta pesquisa é importante? Por que ela deve ser realizada? O que me aproximou do tema?

5 O que é relevante na JUSTIFICATIVA? A justificativa é a hora de se “vender o peixe", de mostrar o valor do seu estudo frente aos objetivos propostos.

6 As questões de pesquisa devem ser relevantes, de interesse científico, social ou cultural, e devem ser viáveis do ponto de vista do seu estudo. A pesquisa supõem alocação de recursos, o que torna necessário explicitar a natureza do assunto, sua relevância ou importância para a área de conhecimento, impactos sociais de seus resultados e viabilidade da pesquisa. Justificativas e aproximação com o Estudo.

7 A justificativa responde PARA QUE? Critérios de Relevância: 1.Contemporânea – se refere à atualização, à novidade, quando o problema está adequado ao estágio atual da evolução científica ou se apresenta como uma necessidade da época, local onde se realiza; 2.Humana: se refere aos aspectos éticos no tratamento de problemas. Representa uma característica importante na seleção dos mesmos: a utilidade acarretada para o homem, através da solução do problema; 3.Operativa: quando o problema é capaz de produzir novos conhecimentos, ao ser abordado, seja no campo da ciência, seja no da pesquisa aplicada. Justificativas e aproximação com o Estudo.

8 A pesquisa é importante porque: ex. entre os autores lidos na revisão bibliográfica, a abordagem que pretendemos não foi ainda realizada; ou não teve a profundidade necessária. Justificativas e aproximação com o Estudo.

9 A pesquisa é importante porque: ex. trará uma nova compreensão sobre um determinado assunto na área profissional. questiona um princípio, preceito científico, ético-profissional ainda não explorado; Justificativas e aproximação com o Estudo.

10 A pesquisa é importante porque: traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras; etc... tem relevância social significativa apontando para a nossa evolução profissional; Justificativas e aproximação com o Estudo.

11 A pesquisa é importante porque: Apresenta relevância operativa em face as contribuições para: O desenvolvimento de modelos teóricos; Mudanças no currículo e novas modalidades de atuação nas diversas áreas de trabalhos; Melhoria das condições de trabalho; Reconhecimento de novas áreas e domínios na profissão... Justificativas e aproximação com o Estudo.

12 Qual é meu interesse e qual a relação do tema com os pesquisadores: Tem relevância pessoal em face de: Experiências passadas com o tema no trato com grupos de pessoas, familiares, amigos queridos que marcaram nossa trajetória de vida. Estudo especial em outra disciplina; Traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras;etc...

13 Objetivos. Objetivos. Neste item é necessário mostrar o que o estudo procura investigar – o objetivo é a ação do objeto aspirado pelo pesquisador. Se a questão fosse sobre o tema – Imagem social das enfermeiras até o sec. XX. Que leitura se terá?

14 POR QUE ? PARA QUE ? PARA QUEM ? O OBJETIVO AJUDA A DEFINIR a natureza da pesquisa o material a ser coletado O OBJETIVO DEVE RESPONDER ÀS PERGUNTAS...

15 QUEM DETERMINA O OBJETIVO DE UMA PESQUISA? Resposta: O SEU PROBLEMA DE PESQUISA

16 POR QUE O OBJETIVO É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA PESQUISA? DEFINE : O Tipo de estudo : exploratório(distinguir, apontar), O local a amostra Os procedimentos As variáveis A forma da análise dos dados OBJETIVOS OBJETIVOS

17 O objetivo geral é único, descrito de forma clara e precisa, e representa qual a finalidade global de seu trabalho. Via de regra, o objetivo geral é derivado da busca por uma solução adequada para o problema de pesquisa formulado anteriormente. Objetivo Geral

18 Os objetivos específicos, são obtidos a partir do objetivo geral do trabalho e formulados de tal maneira que na medida em que venham a ser atingidos, no decorrer do trabalho, contribuam para a consecução do objetivo geral. Da mesma forma que para o objetivo geral, os mesmos deverão ser descritos de forma clara e precisa, em no máximo 2 linhas cada. Objetivos específicos

19 AÇÃO = sempre começar por um verbo no infinitivo O PROBLEMA OU OBJETO DE ESTUDO : delimita o que se estudará OS SUJEITOS QUE PARTICIPARÃO : nem sempre necessitam estar presentes O CRITÉRIO que é a situação em que o resultado será observado ou onde será realizada a pesquisa QUAIS OS COMPONENTES DE UM OBJETIVO?

20 AÇÃO : Identificar O PROBLEMA OU OBJETO DE ESTUDO : Terminologia técnica em neonatologia OS SUJEITOS QUE PARTICIPARÃO : Enfermeiros O CRITÉRIO : nos registros de enfermagem REDAÇÃO DO OBJETIVO : Identificar a terminologia técnica em neonatologia usada pelos enfermeiros nos registros de enfermagem QUAIS OS COMPONENTES DE UM OBJETIVO?

21 AÇÃO : Testar O PROBLEMA OU OBJETO DE ESTUDO : qual a eficácia de um equipamento adaptado para irrigação de cólon? OS SUJEITOS QUE PARTICIPARÃO : clientes O CRITÉRIO : pre-operatório e pre-exames REDAÇÃO DO OBJETIVO : Testar a eficácia de um equipamento adaptado para irrigação de cólon em clientes que serão submetidos a pre-operatório ou exames com este procedimento QUAIS OS COMPONENTES DE UM OBJETIVO?

22 AÇÃO : Verificar O PROBLEMA OU OBJETO DE ESTUDO : qual a imagem que os ingressantes no curso de enfermagem tem do Enfermeiro? OS SUJEITOS QUE PARTICIPARÃO : alunos da graduação em enfermagem O CRITÉRIO : alunos do primeiro período REDAÇÃO DO OBJETIVO : Verificar a partir do aluno do primeiro período qual a imagem que ele tem da Enfermagem QUAIS OS COMPONENTES DE UM OBJETIVO?

23 Ex: Problema emergente Se a questão fosse sobre o tema – Qual é a Imagem social reconhecida das enfermeiras até o sec. XX ?

24 Da religião; Das condicionantes de Gênero e da Mulher: Na imagem maternal e na docilidade no trabalho – no ideal materno; O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:

25 Na imagem religiosa – na atenção angelical (anjo branco que marcou a profissão até a década de 80); que reverte-se no ideal messiânico esperado, das horas extras gratuitas, das injeções nos vizinhos e parentes; Na obediência cega, surda e muda; Subserviência ao trabalho médico ou ao de outros profissionais masculinos; Da mulher inspiração sexual masculina – O anjo e a “Diaba”; A mulher do médico – a serviço técnico e pessoal/ sexual; por outras vertentes ainda não muito bem investigadas pela(o)s autora(o)s de enfermagem. O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:

26 O objetivo somente pode ser traçado a partir de um conhecimento expresso sobre o objeto (anteriormente levantado) e por isto: não basta sabedoria e a experiência- devemos fundamentar o conhecimento través de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Ou seja, só podemos problematizar e delimitar uma questão de estudo ou questões que possa(m) direcionar uma pesquisa a partir do conhecimento que já possuímos (vulgar, empírico, científico, ético) sobre determinado tema, Objetivos. Objetivos.

27 Conhecimento anterior, vivência anterior do problema de estudo Fundamentação do conhecimento – uso de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Diretrizes da pesquisa Objetivos. Objetivos.

28

29 Você deve apresentar os possíveis resultados teóricos advindos de seu trabalho, que contribuirão para um maior entendimento e aprofundamento científico dos temas relacionados com seu problema de pesquisa. Estes resultados são originados quando alcançados os Objetivos Específicos. RESULTADOS e os OBJETIVOS

30 Exercício prático de hoje: Primeiro: Recoloque o título – autores – uma pequena explicação sobre o que é que vocês pretendem estudar; qual é o objeto desse estudo e qual é a sua questão de pesquisa. “TENTANDO DEFINIR O NOME DO FILHO” Construir com seus pares justificativas preliminares, porém convincentes sobre o significado desse tema. Usando sua capacidade criativa, imaginativa, apresente duas a três parágrafos com boa redação falando da importância e relevância social ou operacional (para a profissão ou para o melhor desempenho profissional e ou da atenção a saúde) do seu tema. “VENDENDO O PEIXE” A seguir faça a melhor redação de mais dois parágrafos sobre como esse tema lhe INQUIETOU? que aspectos desse assunto vem mexendo ou inquietando seu dia-a-dia? como você se relaciona com esse objeto de estudo? que experiências lhes levaram a definir-se ou se envolver com ele? “EMBALANDO O FILHOTE”


Carregar ppt "O objetivo e a Justificativa do estudo PROF. BRUNO BARBOSA Projeto de Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google